Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. 😄

Estou pensando em melhorar meu computadorzinho. Recentemente melhorei a RAM, placa de vídeo e fonte. Agora chegou a hora do processador. Só que não sei nem por onde começar. 

_______

Atual: 

Processador: Athlon 200GE

Placa-mãe: a32m-HD

Ram: 16gb (8+8)

Vídeo: rx550 

Fonte: SilverStone, 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, SST-ET500

HD de 500gb + SSD de 250gb rvme

Cooler: comum. O que veio junto do 200ge.

_______

Não tenho um orçamento definido, mas não posso com nada top de linha. Vi algumas promoções interessantes em um site: 

Ryzen 5 5500

i5 12400f (me parece muito pior e mais caro que o Ryzen 5?)

Athlon 300GE

Meu medo maior é comprar algo muito pouco melhor que o meu atual. 

Uso meu PC para tarefas comuns do dia a dia + alguns jogos, os quais já consigo jogar tranquilamente (mas melhorar a qualidade sempre é bom, né? ^^). Nada que eu faço ele faz mal, ou roda travando. 

Emulador de PS2, Resident Evil 2/3/4 remakes, Mortal kombat X e 11. Entre outros, mas esses são as referências de "peso" que utilizo.

É isso... obrigado. 

Postado

Eu poderia dizer, bem vinda de volta ao fórum.

Você colocou 3 opções de processadores, cada um tem suas características, o único que faria sentido seria o 5500, I5-12400F ele é outra plataforma e precisaria que trocasse sua placa-mãe. 

Não imaginava que queria trocar de processador tão cedo, sei que o Athlon é um processador básico dos AM4.

Para rodar um 5500 seria necessário uma atualização de BIOS 

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Lauguerreira disse:

Ryzen 5 5500

i5 12400f (me parece muito pior e mais caro que o Ryzen 5?)

Como dito acima, entre as opções que você citou, apenas esses dois fazem sentido. O Core i5 12400F na verdade é melhor que o Ryzen 5 5500, ele se equipara ao Ryzen 5 5600. Porém você precisaria substituir sua placa-mãe para ser compatível com esse CPU. O Ryzen 5 5500 seria só atualizar a BIOS e trocar o processador pra funcionar.

Emulador de PS2, Resident Evil 2/3/4 remakes, Mortal kombat X e 11. Entre outros, mas esses são as referências de "peso" que utilizo.

O Ryzen 5 5500 se daria muito bem com esses jogos (na maioria dos jogos emulados de PS2 também), mas em alguns casos pode começar a faltar placa de vídeo, pois a RX 550 é bem básica para os padrões de hoje.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Banunin disse:

Eu poderia dizer, bem vinda de volta ao fórum

Obrigada. Fiquei muito feliz em ver o seu "gatinho" na notificação. 

13 minutos atrás, Banunin disse:

Para rodar um 5500 seria necessário uma atualização de BIOS 

Isso é perigoso? Nunca fiz. Mas com certeza posso aprender. 

você tem alguma sugestão fora essas opções? Percebi que o 300GE seria um upgrade muito pequeno. não compensa. Bom saber que o Intel não cabe, já irei retirar da lista. 

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O Ryzen 5 5500 seria só atualizar a BIOS e trocar o processador pra funcionar.

você acha que seria necessário um Cooler específico? 

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Ryzen 5 5500 se daria muito bem com esses jogos (na maioria dos jogos emulados de PS2 também), mas em alguns casos pode começar a faltar placa de vídeo, pois a RX 550 é bem básica para os padrões de hoje.

Obrigada pelo feedback. 

Sim, sei que é básica. É o que pude comprar, peguei uma promoção muito boa. Mas ela tá rodando tudo que preciso. Não sou ligada em fps e em 4k (graças a Deus porque né kkk). Re4 remake acho que é o mais pesado que jogo e roda muito bem.

Mas percebo que o processador atualmente é o que tenho que trocar. você teria outra sugestões? Desde já muito grata

Postado
26 minutos atrás, Lauguerreira disse:

Obrigada. Fiquei muito feliz em ver o seu "gatinho" na notificação. 

😆

é um processo simples || Vídeo ensinando, com 5:50 minutos

você acha que seria necessário um Cooler específico? 

Na compra do 5500 nesse link já vai um cooler box

Postado
14 minutos atrás, Lauguerreira disse:

Bom, existe um certo risco, mas só se você tiver muito azar. O processo é quase igual para todas as placas, você teria que baixar o arquivo para o pendrive, entra na BIOS e colocar pra atualizar (a forma certinha pode mudar de placa pra placa, mas geralmente tem instruções no manual ou site do fabricante).

O risco envolvido em atualizar BIOS é que qualquer coisa anormal que acontecer durante o processo pode acabar corrompendo a BIOS, e pra utilizar novamente a placa-mãe teria que fazer a regravação direto no chip da BIOS (isso seria algo mais avançado que exige equipamentos). Por isso é importante utilizar pendrive de boa qualidade, na USB da própria placa (e não do gabinete), e evitar fazer isso em dias chuvosos ou com risco de queda de energia.

Mas é bom manter a BIOS atualizada sempre que possível (salvo algumas exceções), pois elas podem corrigir bugs de compatibilidade e até vulnerabilidades de segurança.

15 minutos atrás, Lauguerreira disse:

você tem alguma sugestão fora essas opções? Percebi que o 300GE seria um upgrade muito pequeno. não compensa. Bom saber que o Intel não cabe, já irei retirar da lista. 

Fora o R5 5500, só recomendaria algumas outras opções de CPU, isso se você encontrar algum com bom preço. O R5 3600 é um CPU que foi bem popular, o desempenho dele é bem parecido com o R5 5500, talvez você economize uns R$150-200 achando um desses. E dependendo da versão de BIOS que sua placa-mãe já tiver, talvez nem precise atualizar para usar o R5 3600.

Até se você pegasse, por exemplo, um Ryzen 5 1600 no Aliexpress (sairia menos de R$250 com taxa), já seria um grande salto em relação ao seu Athlon. Mas se algum dia você quisesse rodar alguns games mais pesados, ele sofreria um pouco mais. E por ser um processador da primeira geração, atualização de BIOS não seria necessária também.

• Amei 1
Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Até se você pegasse, por exemplo, um Ryzen 5 1600 no Aliexpress (sairia menos de R$250 com taxa), já seria um grande salto em relação ao seu Athlon. Mas se algum dia você quisesse rodar alguns games mais pesados, ele sofreria um pouco mais. E por ser um processador da primeira geração, atualização de BIOS não seria necessária também.

É verdade, sou usuário do R5 1600 (Está na minha assinatura), até agora me supre tudo que preciso, foi bem barato, caso ela comprasse seria bom trocar o cooler, porque de acordo com a AMD ele é para 35W 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

desempenho dele é bem parecido com o R5 5500, talvez você economize uns R$150-200 achando um desses. E dependendo da versão de BIOS que sua placa-mãe já tiver, talvez nem precise atualizar para usar o R5 3600

Não precisar att a placa-mãe seria ótimo, mas não achei o Ryzen 5 3600 por menos que esse Ryzen 5 5500... então não valeria a pena? 

Ryzen 5 1600 n

Já este, achei por 350 reais no ML. 

E 161 reais no aliexpress 😮 - sobraria até dinheiros pra um Cooler, se necessário. 

Link 1 e link 2, realmente bem barato. 

Mas se algum dia você quisesse rodar alguns games mais pesados

Difícil...sou Retrô. Hehe. Gosto dos citados acima pois sou fã de RE e MK, então quis jogar os novos. 

Eu ficaria feliz mesmo rodando bem Emulador de ps3 e Xbox 360, mas sinto que já não é um sonho tão distante. Na vdd, ainda não tentei com o setup atual. 

2 horas atrás, Banunin disse:

caso ela comprasse seria bom trocar o cooler, porque de acordo com a AMD ele é para 35W 

Entendido. Parece ser uma otima opção!!! Impressionada com o valor. 

Vi que também existe o Ryzen 5 2600X  por poucos reais a mais. É vantagem também? 

Li que são processadores sem vídeo integrado. Não faz diferença p/ mim já que tenho uma placa de vídeo a parte, certo? ^^"

Ah, também me recomendaram o Athlon 3000G, mas não me pareceu um grande salto de performance pelo preço. Especialmente agora que conheci o r5 1600 (obrigada, obrigada)

Postado
10 minutos atrás, Lauguerreira disse:

Vi que também existe o Ryzen 5 2600X  por poucos reais a mais. É vantagem também? 

Li que são processadores sem vídeo integrado. Não faz diferença p/ mim já que tenho uma placa de vídeo a parte, certo? ^^"

2600X tem TDP 95W, forçaria mais para rodar ele, esquentando mais também, e não tem tanta diferença do 2600.

2600 ele é só um R5 1600 2.0 mais moderno

• Haha 1
Postado

Não precisar att a placa-mãe seria ótimo, mas não achei o Ryzen 5 3600 por menos que esse Ryzen 5 5500... então não valeria a pena? 

Na verdade vai depender da BIOS que sua placa-mãe está no momento. Eu apenas chutei que talvez sua configuração não tenha tantos anos de comprada nem nada. O Ryzen 5 3600 começou a ser compatível com sua placa a partir da BIOS 5.40, que foi lançada em 2019. Se você comprou sua placa-mãe lá pra 2020 ou depois, mas nunca atualizou BIOS manualmente, tem altas chances dela já ter vindo nessa BIOS ou até numa mais recente.

Verficiar versão de BIOS é até fácil, você só vai precisar do app CPU-Z, depois vai na aba "Mainboard". No meu caso, eu estou usando a versão "B.L0" da BIOS pra minha placa, que é uma MSI, as placas MSI nomeia suas BIOS diferente da ASRock.

Screenshot_81.png.cd2824de1d5862952984240ed271661b.png

3 horas atrás, Lauguerreira disse:

Já este, achei por 350 reais no ML. 

E 161 reais no aliexpress 😮 - sobraria até dinheiros pra um Cooler, se necessário. 

Link 1 e link 2, realmente bem barato. 

Esse valor sem imposto, vai pagar uns R$70 só de imposto. Se você conseguir uma promoção ou um cumpo de desconto, ajuda a quebrar um pouco o preço final.

3 horas atrás, Lauguerreira disse:

Difícil...sou Retrô. Hehe. Gosto dos citados acima pois sou fã de RE e MK, então quis jogar os novos. 

Eu ficaria feliz mesmo rodando bem Emulador de ps3 e Xbox 360, mas sinto que já não é um sonho tão distante. Na vdd, ainda não tentei com o setup atual. 

Entendo. Emulação de PS3 é bem pesada para processador, porém com CPUs desse nível (R5 3600, R5 5500) você já conseguiria rodar vários games que não são considerados tão pesados no emulador. Por sorte o emulador de PS3 não exige tanta placa de vídeo, a RX 550 também deve aguentar alguma coisa. O problema seria justamente no emulador de Xbox 360, esse aqui é justamente o contrário do emulador de PS3, ele exige menos da CPU, mas exige muito mais da placa de vídeo, e sua RX 550 talvez rode no máximo aqueles games que são considerados leves.

• Amei 1
Postado
12 horas atrás, Banunin disse:

2600.

2600 ele é só um R5 1600 2.0 mais moderno

Certo...! Estou impressionada com a complexidade do universo dos processadores. Minha nossa. Achei que as placas de vídeo eram complicadas mas os cpu tem muitos detalhes. XD 

Agora estou entre o 1600 e o 3600, bem dizendo... Vi relatos e dizem que é um salto bem grande entre eles. E estou considerando o 5500 sim... afinal economizei bastante na rx550... então para a vida útil ser maior seria legal um cpu "bom". 

9 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Esse valor sem imposto, vai pagar uns R$70 só de imposto

SIM. Que taxas horríveis! 

Separei um de cada para acompanhar os preços na foto em anexo. 1600, 3600 e 5500 -> um dos três possivelmente será o escolhido. Se tiver que att a BIOS, tudo bem. Algum deles é MUITO quente?

Sobre os emuladores de ps3/360... ah tudo bem... seria apenas um extra. Rodando os citados anteriormente estou tranquila (e já roda). 

Gente, obrigada novamente!!!! Se tiverem outros avisos e indicações, estarei a ouvidos!!! 

Screenshot_20250306_085357_AliExpress.png

Postado

@Lauguerreira o Ryzen 5 3600 é conhecido por ser um pouco quente, e eu posso afirmar que é mesmo, já que tenho um, mas eu consegui ajustar (você não conseguiria fazer o mesmo na sua placa-mãe). Não sei te dizer nada sobre os modelos 1600 e 2600, mas os processadores da linha 5000 conseguiram melhorar consideravelmente a questão de temperatura, então você teria menos problemas com o Ryzen 5 5500.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

nada sobre os modelos 1600 e 2600, mas os processadores da linha 5000 conseguiram melhorar 

O 1600 acredito que é frio, uso rise mode Z4 com apenas uma fan lateral no gabinete sendo aqueles office fechadões que esquentam, jogando raro ficar 60 graus

• Curtir 2
Postado

Estava olhando ali os prints do Aliexpres, por causa dos impostos o R5 3600 acaba ficando pouco interessante. No fim das contas sai quase a mesma coisa que um R5 5500 em mercado nacional, 100% novo e com garantia.

https://www.kabum.com.br/produto/320799/processador-amd-Ryzen-5-5500-3-6ghz-4-2ghz-max-turbo-cache-19mb-am4-sem-Vídeo-100-100000457box

Valeria a pena pegar um R5 3600 aqui no Brasil mesmo, tem vários anúncios no OLX dele na casa dos R$400-500, e conversando talvez consiga um desconto. Acho que algo entre R$350-400 é um bom valor pra esse CPU.

• Curtir 1
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Upgrade para PC com AMD Athlon 200GE
Postado

@GuilhermeGB @GuilhermeGB @Banunin oi queridos muito obrigada pelas informações.  Eu pretendo comprar em abril com o dinheiro das minhas férias, então vou acompanhar preços até lá. 

Fiquei decidida (espero que bem) entre o 1600 e o 5500 -> a decidir pelo preço mesmo... se o 5500 estiver muito salgado e sem promoções, vou comprar um 1600 no Ali, mesmo com a taxa vai ser metade do preço. Fora que o 5500 vai precisar de um Cooler também, outro gasto. 

E um upgrade menor ainda é um upgrade. 

🥰

Outras opções são estranhas

Os preços dos Ryzen 3 considerei um pouco... fora? Não fazem sentido. Não vale a pena... r5 5700 pra cima já fica caro. E o Athlon 300GE é um upgrade muito pequeno, pelo mesmo preço do r5 1600

Postado

@GuilhermeGB não sabia dessa do 3600

Comprei um e achei estranho que de início ele dava 63° ao ligar, Windows 11,

Depois normalizou, não chega mais aos 60°

Uso nele um cooler um pouco mais fraco que o cooler box da amd, no gabinete vão 5 ventoinhas, acho que isso que está mantendo ele frio, mesmo nos jogos

Postado
1 hora atrás, Lauguerreira disse:

Os preços dos Ryzen 3 considerei um pouco... fora? Não fazem sentido. Não vale a pena... r5 5700 pra cima já fica caro. E o Athlon 300GE é um upgrade muito pequeno, pelo mesmo preço do r5 1600

Ryzen 3 a própria AMD parou de lançar porque não fazia muito sentido. Quando lançava novas gerações de processadores, o Ryzen 5 da geração anterior acabava ficando como uma opção mais barata, como se fosse um Ryzen 3.

8 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

@GuilhermeGB não sabia dessa do 3600

Comprei um e achei estranho que de início ele dava 63° ao ligar, Windows 11,

Depois normalizou, não chega mais aos 60°

Uso nele um cooler um pouco mais fraco que o cooler box da amd, no gabinete vão 5 ventoinhas, acho que isso que está mantendo ele frio, mesmo nos jogos

Não é normal essa situação aí de pegar 60ºC só mexendo normal no PC, provavelmente tem mais alguma coisa errada na refrigeração do seu PC. O normal é ele esquentar um pouco mais em uso um pouco mais intenso, em stock ela pega um pouco mais de temperatura que o Ryzen 5 5600 também em stock, por exemplo.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Lauguerreira disse:

Outras opções são estranhas

Muitos Ryzen 3 tem Vídeo integrado, pode ver que são processadores muito mais caros só por esse fato, pelo menos no aliexpress processadores com iGPU são muito valorizados, até porque quem está vendendo entende a necessidade do comprador

Postado

@GuilhermeGB a temperatura dele hj eh 51o, uso normal oscila entre 51 e 53 

não chega nos 60o nem em uso em jogos pesados

https://www.kabum.com.br/produto/629987/processador-amd-Ryzen-3-5300g-4ghz-4-2ghz-max-turbo-cache-8mb-am4-4-núcleos-8-threads-Vídeo-integrado-100-100000253box

R3 5300g

um exemplo de um atual, não pesquisei como eh o desempenho em relação ao 3400g ou 4600g

Postado

@Lauguerreira depende do modelo do seu gabinete, se ele tem espaço ou não pra um cooler torre de 120mm. Daria pra usar algum modelo de 90mm também, se ele for um modelo mais simples, mas enquanto menor o cooler, maior a chance de ruído, já que a ventoinha precisaria rodar mais pra compensar o tamanho menor. Claro que o ruído também depende da qualidade da ventoinha usada no cooler, porém coolers menores que 120mm costumam ser bem focados no baixo custo dos componentes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...