Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tendo travamentos aleatórios no computador que há um certo tempo ja me atormentam.

primeiramente antes de tudo, vou passar minha config:

placa-mãe: ASUS Prime h510m-a

processador: intel i510600kf

16gb de ram em dual channel

fonte 750w gold plus da corsair

gpu: RTX 4060 da msi

esse tal travamento é o seguinte: um drop de fps absurdo, parece um gargalo mesmo. por ex, to no jogo de boa(seja ele qual for) a 130 fps e do nada cai 60% disso por 1s e volta. ja testei de tudo... não é minha gpu gargalando (antes eu tinha uma RTX 3050 e acontecia o mesmo), o processador não é tambem(alem de não bater 100% em nenhum momento, antes eu tinha um 10400f e acontecia a mesma coisa...).

nada tira da minha cabeça que seja a placa-mãe com algum problema, porque alem de ser praticamente a unica peça que não alterei desde o primordio dessa montagem, todas as outras coisas eu meio que ja monitorei e parece que esta tudo certinho.

eu sei que essa placa-mãe é pci x8 e minha gpu que é x16 acaba sendo obrigada a rodar em x8, mas acredito que isso não seja o motivo.

e ah, eu tenho um NVMe e um SSD, esse SSD secundario é bem lento, mas so tenho arquivos nele, n tenho jogos... eu ainda não testei desconectar ele e ver se para isso (vai que ele ta estão apresentando problemas que mesmo sem estar sendo usado em primeiro plano bugue tudo). mas enfim, é isso... não sei o que fazer e não sei como ter certeza se a placa-mãe está defeituosa

• Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, Luiz Ferreira disse:

Olá, estou tendo travamentos aleatórios no computador que há um certo tempo ja me atormentam.

primeiramente antes de tudo, vou passar minha config:

placa-mãe: ASUS Prime h510m-a

processador: intel i510600kf

16gb de ram em dual channel

fonte 750w gold plus da corsair

gpu: RTX 4060 da msi

esse tal travamento é o seguinte: um drop de fps absurdo, parece um gargalo mesmo. por ex, to no jogo de boa(seja ele qual for) a 130 fps e do nada cai 60% disso por 1s e volta. ja testei de tudo... não é minha gpu gargalando (antes eu tinha uma RTX 3050 e acontecia o mesmo), o processador não é tambem(alem de não bater 100% em nenhum momento, antes eu tinha um 10400f e acontecia a mesma coisa...).

nada tira da minha cabeça que seja a placa-mãe com algum problema, porque alem de ser praticamente a unica peça que não alterei desde o primordio dessa montagem, todas as outras coisas eu meio que ja monitorei e parece que esta tudo certinho.

eu sei que essa placa-mãe é pci x8 e minha gpu que é x16 acaba sendo obrigada a rodar em x8, mas acredito que isso não seja o motivo.

e ah, eu tenho um NVMe e um SSD, esse SSD secundario é bem lento, mas so tenho arquivos nele, n tenho jogos... eu ainda não testei desconectar ele e ver se para isso (vai que ele ta estão apresentando problemas que mesmo sem estar sendo usado em primeiro plano bugue tudo). mas enfim, é isso... não sei o que fazer e não sei como ter certeza se a placa-mãe está defeituosa

Olá, bom dia, Luiz.

Você usa algum software para monitorar seu desempenho, como o MSI Afterburner, por exemplo?

• Vitoria Gabriela alterou o título para PC com Core i5 10600KF, RTX 4060 e 16Gb travando e tendo quedas de FPS em jogos
  • Membro VIP
Postado
agora, Luiz Ferreira disse:

@Gabriel U bom dia, meu querido! 

sim, uso o msi afterburner!

Entendi. Nesse caso...

O melhor jeito de averiguar se a queda de performance acontece por instabilidade do sistema (ou quem sabe do fornecimento de energia) é travando os FPS do seu jogo. Por exemplo, se sua faixa de FPS estáveis é 110-120, trave no meio termo (115, por exemplo) e deixe o sistema rodando por alguns minutos. Depois disso, trave mais baixo e verifique se algum engasgo ocorre (e monitore o consumo de energia também).

Se você ainda perceber instabilidade nesses dois cenários, pode ser necessário verificar os drivers do seu sistema, e depois a energia. Só então será necessário verificar os demais componentes, se o problema não se resolver...

• Membro VIP
Postado

Suspeito que seja a placa-mãe que superaquece os VRMS com esse processador e trava.

Mas vale a pena ver as temperaturas e testar os drivers antes de sair trocando hardware.

5 horas atrás, Luiz Ferreira disse:

É o contrário na verdade, a placa-mãe é PCIe 3.0 x16*** e a placa de vídeo (GPU) 4.0 x8. Isso não deve causar travamentos.

Sua GPU está funcionando em PCIe 3.0 x8.

***A placa-mãe é PCIe 4.0 x16, mas a 10º geração da Intel só tem interface PCIe 3.0. Então tudo vai funcionar limitada da interface de comunicação do processador, que é PCIe 3.0. Não vale a pena upgrade para 11º geração.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!