Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente estive "montando" um pc que custasse até R$ 11.000,00 e gostaria de saber da opinião de vocês se essa config é razoavelmente boa e se há alguma peça que eu possa trocar por uma de mais qualidade ou pelo custo-benefício atualmente.
Processador Ryzen 7 5700x3d - preço mais baixo que vi atualmente: R$ 1.649,99 na Pichau

Não planejo mudar.

Placa-mãe ASUS TUF GAMING B550M-PLUS - preço mais baixo que vi atualmente: R$ 879,99 na Pichau

Posso mudar para uma placa-mãe de até R$ 1.000,00.

Memória DDR4 Corsair Vengeance RGB RS 32GB (2x16GB) 3600MHz - preço razoável que vi atualmente: R$ 569,99 na Terabyte

Posso mudar para uma memória de até R$ 750,00 (que seja em forma de 2x16).

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon RX 7800 XT Gaming OC 16GB GDDR6 - preço mais baixo que vi dessa marca específica atualmente: R$ 4.559,99 na Pichau

Posso muda-la caso haja outra marca com uma qualidade e refrigeração melhor a um preço abaixo dos R$ 5.000,00.

Fonte XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold - preço mais baixo que vi: R$ 579,90 na Terabyte

Não planejo mudar a não ser que a placa de vídeo seja trocada para uma que consome mais.

Gabinete Gamer Montech Air 903 Max Mid Tower E-ATX (serve para M-ATX também) - preço mais baixo que vi atualmente: R$ 499,90 na Terabyte

Não planejo mudar.

Water Cooler Deepcool Mystique 360mm Display LCD - preço mais realista que vi atualmente (o mais barato é de R$ 903,92 na TerabyteR$ 1.249,99 na Pichau

Posso mudar caso haja um water cooler de 360mm com uma tela lcd e que seja um full black (com RGB ou não) abaixo ou do mesmo preço desse com uma boa garantia além de qualidade.

SSD Kingston NV3 1 TB M.2 2280 PCIe 4.0 x4 NVMe Leitura: 6000 MB/s Gravação: 4000 MB/s Azul - preço mais baixo que vi atualmente: R$ 349,00 no Mercado Livre

Posso muda-la caso a placa-mãe não tenha por padrão um dissipador de calor por até R$ 750,00.

O preço final fica por R$ 10.399,74 sem nenhum frete.
Observação 1: planejo usar esse computador tanto para jogos competitivos (cs2, valorant, cod warzone 2 e etc) quanto para casuais (cyberpunk, need for speed unbound, rdr2 e etc) além do gta 6.
Observação 2: irei fazer dele um full black seja com RGB ou sem.

Observação 3: sei que esse processador não precisa de um water cooler desse nível mas mesmo assim eu quero por conta da estética que fica no pc.
Observação 4: eu comprarei esse pc no final ou início do ano de 2026, vai depender de quanto vai custar as peças nesse meio tempo.

• Solução
Postado

Uma seleção linda, só peça de qualidade!

Caso na hora da compre não encontre a TUF B550M, a MSI B550M PRO VDH (modelo com ou sem Wifi) também é uma alternativa

Tem algum motivo para ficar na plataforma AM4? Pois o AM5 mesmo próximo já entrega um resultado ligeiramente maior, mas numa plataforma mais recente, com possibilidade de mais upgrades!

Considerando: Ryzen 5 7600 e uma plaquinha A620M com review não foge tanto do valor mencionado, e com um VRM legal, aguenta até uns CPU mais parrudo com temperaturas (barra de baixo, em graus celsius no VRM):

image.png.645a6f1007a8a6177b449a870463dbfc.png

Postado

@Zalgo eu fiz na plataforma am4 por recomendação de canais do youtube que diziam que, mesmo que a am4 já exista a muito tempo, ela conseguiria durar por pelo menos alguns anos no mercado por conta de houver processadores ótimos para jogos como esse que eu escolhi.
Mudar pra am5 parece ser uma boa pra mim, mas tenho umas perguntinhas:
1. Essa placa-mãe que vocë me recomendou conseguiria aguentar um Ryzen 7 7800x3d numa boa? (planejo comprar no futuro)
2. Há alguma outra placa-mãe que seja dessa mesma qualidade, que possua um vrm superior a que eu escolhi ou a que você me recomendou além de ter mais 2 entradas da imagem abaixo?
3. Você teria alguma recomendação sobre as memórias rams DDR5? (de preferência um conjunto 2x16 gb que seja preto com RGB ou sem)
Respondendo essas perguntas, qual seria o preço final que ficaria? Lembrando que o meu limite é de R$ 11.000,00. Eu posso aceitar no máximo R$ 11.500,00

imagem_2025-03-09_190929405.png

6 minutos atrás, Davyd W. disse:

@Zalgo eu fiz na plataforma am4 por recomendação de canais do youtube que diziam que, mesmo que a am4 já exista a muito tempo, ela conseguiria durar por pelo menos alguns anos no mercado por conta de houver processadores ótimos para jogos como esse que eu escolhi.
Mudar pra am5 parece ser uma boa pra mim, mas tenho umas perguntinhas:
1. Essa placa-mãe que vocë me recomendou conseguiria aguentar um Ryzen 7 7800x3d numa boa? (planejo comprar no futuro)
2. Há alguma outra placa-mãe que seja dessa mesma qualidade, que possua um vrm superior a que eu escolhi ou a que você me recomendou além de ter mais 2 entradas da imagem abaixo?
3. Você teria alguma recomendação sobre as memórias rams DDR5? (de preferência um conjunto 2x16 gb que seja preto com RGB ou sem)
Respondendo essas perguntas, qual seria o preço final que ficaria? Lembrando que o meu limite é de R$ 11.000,00. Eu posso aceitar no máximo R$ 11.500,00

imagem_2025-03-09_190929405.png

Você também teria uma indicação para um water cooler de 360mm full black com RGB com tela lcd que custasse o mesmo preço ou inferior ao que eu listei?

Postado
1 hora atrás, Davyd W. disse:

Para esse processador recomendo procurar uma boa B650.

Postado
2 horas atrás, Davyd W. disse:

1. Essa placa-mãe que vocë me recomendou conseguiria aguentar um Ryzen 7 7800x3d numa boa? 

3 horas atrás, Davyd W. disse:

Aguenta, porém é a mínima recomendável

O Tibério falou bem, uma B650 é melhor, exemplos que temos:

ASRock B650M-HDV/M.2 - R$990,00, segue review do Guiga nesse link

ASUS TUF Gaming B650M-PLUS - R$1500,00, segue review do Guiga nesse link 

Cheque as conexões para ver se tem todos os USB que precisa.

Detalhe para o ASUS: o review do Guiga é do modelo FULL ATX COM WIFI, mais caro, o modelo que mandei ali é o MICRO ATX SEM WIFI, cujas temperaturas continuam decentes e está mais em conta, a qualidade é a mesma, o que muda no modelo maior (tirando o fato de ser ATX) é que tem mais +1 header para fan, +1 M2 PCI 4.0 (dividindo com o segundo PCI EXPRESS x16, usa um ou outro), +1 USB C na parte de trás,+1 USB A 3.2 atrás também. Se quiser ver por si próprio, cheque esta planilha, aba B650(E), linhas 42 e 44.

A mais clássica:
https://www.terabyteshop.com.br/produto/24310/memória-DDR5-kingston-fury-beast-expo-16gb-2x8gb-6000mhz-black-kf560c36bbek2-16

Suporte ASRock B650M-HDV/M.2
image.thumb.png.247e0310b97d7b50e225707ab333b40e.png

Suporte ASUS B650M-PLUS

image.thumb.png.a93ad3e74475856a6fd2978a16436f86.png

water cooler de 360mm full black com RGB com tela lcd

Cara, aqui dá uma pegada monstra, entendo que com TELA, tu queria uma com algum nível de customização, não só um brilhinho no logo, correto?

De alternativas, com valor próximo ou menor, encontrei essas, porém precisaria ver mais review ainda para te dar algum veredito final:
Thermalright Frozen Warframe R$817 , review brasileiro vendendo e review gringo

ou

Deepcool LD360 R$920, review gringo, tristemente nesse modelo a tela só mostra monitoramento, sem outras visões 

Postado
16 horas atrás, Zalgo disse:

Aguenta, porém é a mínima recomendável

O Tibério falou bem, uma B650 é melhor, exemplos que temos:

ASRock B650M-HDV/M.2 - R$990,00, segue review do Guiga nesse link

ASUS TUF Gaming B650M-PLUS - R$1500,00, segue review do Guiga nesse link 

Cheque as conexões para ver se tem todos os USB que precisa.

Detalhe para o ASUS: o review do Guiga é do modelo FULL ATX COM WIFI, mais caro, o modelo que mandei ali é o MICRO ATX SEM WIFI, cujas temperaturas continuam decentes e está mais em conta, a qualidade é a mesma, o que muda no modelo maior (tirando o fato de ser ATX) é que tem mais +1 header para fan, +1 M2 PCI 4.0 (dividindo com o segundo PCI EXPRESS x16, usa um ou outro), +1 USB C na parte de trás,+1 USB A 3.2 atrás também. Se quiser ver por si próprio, cheque esta planilha, aba B650(E), linhas 42 e 44.

A mais clássica:
https://www.terabyteshop.com.br/produto/24310/memória-DDR5-kingston-fury-beast-expo-16gb-2x8gb-6000mhz-black-kf560c36bbek2-16

Suporte ASRock B650M-HDV/M.2
image.thumb.png.247e0310b97d7b50e225707ab333b40e.png

Suporte ASUS B650M-PLUS

image.thumb.png.a93ad3e74475856a6fd2978a16436f86.png

Cara, aqui dá uma pegada monstra, entendo que com TELA, tu queria uma com algum nível de customização, não só um brilhinho no logo, correto?

De alternativas, com valor próximo ou menor, encontrei essas, porém precisaria ver mais review ainda para te dar algum veredito final:
Thermalright Frozen Warframe R$817 , review brasileiro vendendo e review gringo

ou

Deepcool LD360 R$920, review gringo, tristemente nesse modelo a tela só mostra monitoramento, sem outras visões 

Obrigado pelas recomendações.
Agora vou montar um setup já focado na nova plataforma AM5 e talvez eu volte daqui uns meses para ver se eu planejei tudo corretamente, pesquisando, comparando e etc. Fico realmente agradecido pela ajuda que me deu.
Espero que você consiga ajudar bastante gente!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...