Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galerinha, estou saindo do meu antigo FX 6300 com uma 1060 para o seguinte setup abaixo:

CPU: Core i5 12400F - R$970,00
RAM: XPG Gammix 16g D35 - R$332,76
Armazenamento: SSD Adata Legend 710 512GB NVMe M.2 2280 (Leitura até 2400MB/s e Gravação até 1600MB/s) - R$254,90 + 2x SSD 1TB
Vídeo: Placa de Vídeo GALAX RTX 4060 1-CLICK OC 2X V2, 8GB - R$2.429,00
Refrigeração:  DeepCool AG400 Digital, 120mm
Fonte: Fonte XFX XTR2 550W, 80 Plus Gold, Full Modular (que eu já possuia)

Agora vem a encrenca:
placa-mãe: ASRock B760M-HDV/M.2 D4 - R$689,99

Estava em paz com ela até ler esse review: https://www.techspot.com/review/2424-ASRock-motherboard-fail/#google_vignette

> Resumidamente ele traz questão que a placa-mãe é capada em 100W, sendo que o 12400f atinge até 112W

Minhas duvidas:
- Gostaria de um setup que fosse escalavel para 13ª ou 14ª geração em 2/3 anos
- Prevejo upgrade maximo de memória ram para 32GB pelo que estou entendendo de previsão do cenario gamer de 4-5 anos
- Troca dos SSDs convencionais para NVMe no futuro
- Eles sugerem umrefrigeração Top-Down - acredito que o cooler escolhido não atende esse requisito, correto ? seria para resfriar os VRMs

Considerando tudo isso (já comprei os itens, mas ao chegar iria devolver a placa-mãe se for o caso):

> Gigabyte B760M Gaming AC DDR4 - seria uma opção melhor ?

> Há alguma outra opção melhor ?

Agradeço a ajuda !

Postado
15 minutos atrás, Kaue.T.Lima disse:

Há alguma outra opção melhor ?

Sim, tem.

E o primeiro passo é cancelar todas essas peças, e dizer:

. Qual o orçamento?
. Qual o uso do PC? (Se for trabalho, especifique, EX: Edição, Modelagem 3D, Stream...)
. Alguma preferência (Não considero preferência de marca uma).

Postado
1 hora atrás, Obama1617 disse:

Sim, tem.

E o primeiro passo é cancelar todas essas peças, e dizer:

. Qual o orçamento?
. Qual o uso do PC? (Se for trabalho, especifique, EX: Edição, Modelagem 3D, Stream...)
. Alguma preferência (Não considero preferência de marca uma).

Meu orçamento é de 4500 a 5000 reais.

O objetivo é um PC de uso diario e Gamer apenas, nada de streaming ou edição etc...

Tendo preferência para plaforma Intel

Postado
1 minuto atrás, Obama1617 disse:

Qual o motivo da preferência? Intel está absurdamente pior que AMD.

Em que sentido ?

Porque nessa faixa de preço do 12400f não encontrei justificada para o AMD

Seguindo alguns guias como o da Adrenaline, etc... Ir para a plataforma AM5 ficava mais caro. e a Lg1700 vai até a 14ªgeração, não via necessidade de ir para o Core nos proximos anos pelo que havia entendido.

Postado
1 minuto atrás, Kaue.T.Lima disse:

Em que sentido ?

. Preço alto
. Instabilidade
. Falta de upgrades
. Baixa eficiência
...

2 minutos atrás, Kaue.T.Lima disse:

Porque nessa faixa de preço do 12400f não encontrei justificada para o AMD

Seguindo alguns guias como o da Adrenaline, etc... Ir para a plataforma AM5 ficava mais caro. e a Lg1700 vai até a 14ªgeração, não via necessidade de ir para o Core nos proximos anos pelo que havia entendido.

Sim, ir pra AM5 sai mais caro, porém você pode optar pela AM4, que tem o Ryzen 7 5700X3D como upgrade, que incrivelmente ganha em alguns jogos.

E mesmo assim, você consegue optar pelo AM5: 

. PC: https://meupc.net/build/yU97yX
. Placa de vídeo: RTX 4060 - Está vingando mais que a RX 7600, mesmo que um pouco mais cara, o DLSS4 que está sendo bem decisivo comparado ao FSR3.
Total: R$ 4.974,77

Postado
9 minutos atrás, Obama1617 disse:

. Preço alto
. Instabilidade
. Falta de upgrades
. Baixa eficiência
...

Sim, ir pra AM5 sai mais caro, porém você pode optar pela AM4, que tem o Ryzen 7 5700X3D como upgrade, que incrivelmente ganha em alguns jogos.

E mesmo assim, você consegue optar pelo AM5: 

. PC: https://meupc.net/build/yU97yX
. Placa de vídeo: RTX 4060 - Está vingando mais que a RX 7600, mesmo que um pouco mais cara, o DLSS4 que está sendo bem decisivo comparado ao FSR3.
Total: R$ 4.974,77

Nessa configuração eu consigo aproveitar a XFX 550W ?

Não ha necessidade de Cooler ? Ele vem com Stock e da conta do recado ?

A placa-mãe segue sendo uma ASRock, não teria o mesmo problema da citada acima ?

Se for possível ir apra o AM5 nessa faixa de valor achei mais interessant emesmo, é que não havia achado nenhum lugar citando essa configuração.

Obrigado pelo retorno

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Kaue.T.Lima disse:

Nessa configuração eu consigo aproveitar a XFX 550W ?

Consegue sim.

Não ha necessidade de Cooler ? Ele vem com Stock e da conta do recado ?

Sim, esse processador da pra resfriar assoprando até😂 
ah, e vem Stock👍

A placa-mãe segue sendo uma ASRock, não teria o mesmo problema da citada acima ?

Essa placa é excelente pelo preço, encaixa bem no seu orçamento. Que problema que disse inclusive?
Passa significativamente do orçamento, entretanto, pode optar por essa, que é simplesmente fenomenal, aguentou o processador com maior consumo do AM5 sem problemas.
B650M-HDV/M2 

Qualquer duvida só perguntar.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Obama1617 disse:

Consegue sim.

Sim, esse processador da pra resfriar assoprando até😂 
ah, e vem Stock👍

Essa placa é excelente pelo preço, encaixa bem no seu orçamento. Que problema que disse inclusive?
Passa significativamente do orçamento, entretanto, pode optar por essa, que é simplesmente fenomenal, aguentou o processador com maior consumo do AM5 sem problemas.
B650M-HDV/M2 

Qualquer duvida só perguntar.

Aqui:

Estava em paz com ela até ler esse review: https://www.techspot.com/review/2424-ASRock-motherboard-fail/#google_vignette

> Resumidamente ele traz questão que a placa-mãe é capada em 100W, sendo que o 12400f atinge até 112W. Então nos picos de processamento ele não entrega todo o clock do TDP

Então não sei se seria um problema que poderia repetir em outras ASRock.

QUando jogo a 4060 ta dando 5200
Num AM4 o que você sugeriria ?

• Solução
Postado
22 minutos atrás, Kaue.T.Lima disse:

Essa nem é a mesma placa, é um dos piores modelos possíveis mesmo. As 2 que eu recomendei são muito boas, pode ir sem medo.

23 minutos atrás, Kaue.T.Lima disse:

Num AM4 o que você sugeriria ?

PC: https://meupc.net/build/b6Yj4K
Aqui já muda um pouco mais a build.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Kaue.T.Lima disse:

CPU: Core i5 12400F - R$970,00
Refrigeração:  DeepCool AG400 Digital, 120mm

Muito caro esse i5-12400F, tem por R$ 759,00 e até por menos em ofertas pontuais.

Num gabinete com bom airflow pode usar o cooler box que acompanha, esse AG400 Digital é R$ 190,00 - sem ser melhor que o Thermalright Assassin X 120 R SE - R$ 129,00 -  o fútil display no topo encarece uns R$ 50,00.

O i5-12400F tem desempenho equivalente ao Ryzen 5600 (AM4), sendo mais barato uns R$ 140,00 e se justifica se combinado com um placa-mãe barata (H610).

LGA1700 não é plataforma para comprar pensando em "upgrade futuro" , os ganhos da 13ª, 14ª são irrelevantes para um aumento significativo do consumo ( e estas gerações tiver o problema do Meltdown") - para "upgrade futuro" compre Ryzen AM5.

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, 1lokos disse:

Muito caro esse i5-12400F, tem por R$ 759,00 e até por menos em ofertas pontuais.

Num gabinete com bom airflow pode usar o cooler box que acompanha, esse AG400 Digital é R$ 190,00 - sem ser melhor que o Thermalright Assassin X 120 R SE - R$ 129,00 -  o fútil display no topo encarece uns R$ 50,00.

O i5-12400F tem desempenho equivalente ao Ryzen 5600 (AM4), sendo mais barato uns R$ 140,00 e se justifica se combinado com um placa-mãe barata (H610).

LGA1700 não é plataforma para comprar pensando em "upgrade futuro" , os ganhos da 13ª, 14ª são irrelevantes para um aumento significativo do consumo ( e estas gerações tiver o problema do Meltdown") - para "upgrade futuro" compre Ryzen AM5.

Muito obrigado pelas consideracoes !!

vocês ajudaram bastante !, com a mesma grana de fato vou montar um AM5, que faz muito mais sentido.

Isso porque eu vi muito Vídeo, vi muito texto por ai, mas de fato é a melhor opção.

O i5 nessa faixa eu não tava achando, valeu

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para PC gamer intermediário (i5-12400F e RTX 4060): placa-mãe e refrigeração

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...