Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu estava atras de uma nova pasta termica, atualmente tenho uma ZF-12 que diz ter 12 de condutividade mas ela não aparenta ser boa, apliquei ela no meu Ryzen 7 5700x e na rx 5500 xt

no Ryzen temp maxima bate 80 °C (aircooler ag500, gabinete aberto e uma fan traseira)

ja na placa de vídeo bate 85 °C (hotspot 105 °C)

Vi umas pasta termica mas não sei se é boa, SnowDog 12,8W, / TS Cold 10,5W , / e essa aqui que fiquei bastante curiosa por ser bem barata pasta Térmica Rise Mode Silver Cold 17w por apenas 38 reais achei bem barato para 17W de condutividade

Rise Mode Silver Cold

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de pasta térmica para Ryzen 7 5700X e Radeon RX 5500 XT
  • Moderador
Postado

@Danilo pereiraBR, boa noite!

Condutividade térmica não significa absolutamente nada. Não existe padrão de teste.

A única pasta que recomendo é a Arctic MX-4 pela durabilidade. Desempenho de qualquer pasta decente não vai ser significativamente diferente uma da outra, como pode ser visto aqui.

Para placa de vídeo, recomendo evitar ao máximo desmontar. Nenhuma pasta térmica deve reduzir sequer 3 graus aí, até mesmo metal líquido, se a pasta que colocou não for das piores das piores... Mesmo que eu não confie nessa ZF-12, ela não deve ser o maior fator pra essas temperaturas.

A temperatura do processador está OK, não está ruim, porém a da placa de vídeo está com hotspot um pouquinho alto.

Qual sua configuração completa incluso modelo e fabricante da placa de vídeo e gabinete? Se o gabinete for mATX com PSU cover tapando as entradas de ar da placa de vídeo, isso pode explicar essa temperatura.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Boa tarde, é uma rx 5500 xt de 4 gb gigabyte OC, Gabinete é ATX, ele tem uma fan traseira de 120mm.

a placa de Vídeo em si ja tem 5 anos, comprei ela em 2020, resolvi desmontar tudo, limpar e troca pasta termica por que estava esquentando muito, mas a diferença é so de apenas entre 5 e 7 graus depois que limpei mais ainda acho ela quente em 85, principalmente esse hotspot (Olhei a situação de como a placa estava quando limpei tudo, aparentemente estava tudo bem, o chip estava bem verdinho sem amarelo ou marrom e as memórias também aparentavam estar ok) , antigamente era muito difícil chegar em 80c, creio que a temperatura daqui onde moro como é nordeste influencia em tardes quentes de 37graus.

uma outra duvida por que evitar desmontar por causa dos thermal pads?

rainbow-2-preto5.jpg

Postado

@Danilo pereiraBR

É sempre bom evitar mexer em placas de vídeo, já que são componentes muito delicados. No caso do processador, dá para trocar a pasta térmica de 6 em 6 meses sem problemas. Uma boa circulação de ar também ajuda bastante a baixar as temperaturas.

Antes de instalar fans no meu gabinete, eu sofria com calor. Agora, coloquei 3 fans em cima puxando ar frio e 1 na traseira expulsando o ar quente. Isso faz uma diferença enorme, principalmente para a placa de vídeo.

Sobre a pasta térmica da GPU, recomendo trocar a cada 3-4 anos, especialmente se você usar pastas de alta qualidade, como Arctic MX-4 ou Noctua NT-H1.

Postado
4 minutos atrás, PandaNooby disse:

@Danilo pereiraBR

É sempre bom evitar mexer em placas de vídeo, já que são componentes muito delicados. No caso do processador, dá para trocar a pasta térmica de 6 em 6 meses sem problemas. Uma boa circulação de ar também ajuda bastante a baixar as temperaturas.

Antes de instalar fans no meu gabinete, eu sofria com calor. Agora, coloquei 3 fans em cima puxando ar frio e 1 na traseira expulsando o ar quente. Isso faz uma diferença enorme, principalmente para a placa de vídeo.

Sobre a pasta térmica da GPU, recomendo trocar a cada 3-4 anos, especialmente se você usar pastas de alta qualidade, como Arctic MX-4 ou Noctua NT-H1.

infelizmente meu gabinete so tem espaço para uma ventoinha que é a traseira mas mesmo assim eu deixo ele aberto.

• Moderador
  • Solução
Postado

@Danilo pereiraBR, o colega @PandaNooby respondeu muito bem a questão da placa de vídeo. Tem muito exemplo de gente que acabou quebrando um único capacitor e a placa ficou com menor largura de banda PCIe, precisando de reparo em assistência... Porém pasta térmica de processador pode durar bem mais de 2 anos, ou até mais se usar uma pasta boa como a Arctic MX-4. Eu recomendo nunca trocar por tempo, mas sim quando a temperatura estiver muito acima do normal, a ponto de prejudicar longevidade e/ou desempenho. (Processador acima de 90 °C, placa de vídeo com hotspot acima de 100 °C no geral).
Essa redução que teve foi pela original estar bem velha, imagino que tenha tirado a poeira do dissipador também, o que traz uma memória significativa. Se esse for seu gabinete, não é de surpreender que as temperaturas estão assim... Mas com tampa aberta, a placa de vídeo deveria estar talvez um pouco mais fria, pode ser coisa do modelo, mas mais fluxo direto com ventoinhas pode ajudar no caso.

Para melhor desempenho de refrigeração, recomendo a troca do gabinete por algum com fluxo de ar superior como o Montech Air 903 .

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!