Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou atualizando o meu PC, para DDR5 e gostaria de algumas dicas:

O PC que estou idealizando atualmente seria:
Processador: Ryzen 7 7800x3D;

placa-mãe: Gigabyte B650M Gaming WIFI;
Placa de Vídeo: RTX 4070 Ti (eu já utilizo ela);
memória RAM:  5200mhz 2x16gb;
Fonte: XPG 850w (também já possuo);
Gabinete: Red Dragon Wideload Extreme;
Ventilação: 6 fans da Deepcool (também já possuo, mas não me recordo quais eu utilizo atualmente).

E ai vai minha dúvida, pois com relação a ventilação do processador, estou com muita dúvida se é melhor um Water Cooler, ou um Air Cooler (que partircularmente até prefiro, pois tenho um pouco de medo de Water Cooler, mas estou aberto a mudar o pensamento) e com isso, gostaria de dicas de qual modelo de cooler pegar, e caso também identifiquem que exite algo que não está batendo na montagem aceito dicas do que colocar ou retirar!

Postado

Processador: Cara, o que você quer atualizar já tá ótimo, no entanto, você precisa ver se não compensa investir mais um pouco para nova gen. O 9800x3d tá na mesma faixa de preço,  abre o olho. 

placa-mãe: a placa-mãe escolhida é sim legal, mas por experiência prefiro outras como a ASUS TUF Gaming B650-E WiFi ou Gigabyte B650 Aorus Elite AX. 

Gpu: não precisa mudar, no mínimo esperar mais uma geração do lado verde da força e ver se vai ter algo legal(duvido um pouco, foco em cores para ia agora).

Acredito que seja isso, como não sei o que você vai fazer no pc ou qual seu processador atual,  logo não consigo avaliar intel, porque no momento o forte tá sendo os i7 ou i5 para não precisar gastar o preço de um processador x3d e ter os e cores para edição e render (para mim é essencial, mas se seu foco é puro jogo e um pouco de "render" sem dúvida é mais que o suficiente).

• Curtir 2
Postado
37 minutos atrás, darkrai disse:

Processador: Cara, o que você quer atualizar já tá ótimo, no entanto, você precisa ver se não compensa investir mais um pouco para nova gen. O 9800x3d tá na mesma faixa de preço,  abre o olho. 

placa-mãe: a placa-mãe escolhida é sim legal, mas por experiência prefiro outras como a ASUS TUF Gaming B650-E WiFi ou Gigabyte B650 Aorus Elite AX. 

Gpu: não precisa mudar, no mínimo esperar mais uma geração do lado verde da força e ver se vai ter algo legal(duvido um pouco, foco em cores para ia agora).

Acredito que seja isso, como não sei o que você vai fazer no pc ou qual seu processador atual,  logo não consigo avaliar intel, porque no momento o forte tá sendo os i7 ou i5 para não precisar gastar o preço de um processador x3d e ter os e cores para edição e render (para mim é essencial, mas se seu foco é puro jogo e um pouco de "render" sem dúvida é mais que o suficiente).

Realmente não tinha pensando em pegar o mais novo.

E com relação ao intuito dele sim, é mais pra jogo e pouca coisa dew render, sendo photoshop, e alguns aplicativos de edição de vídeo.

porém, o que me deixa com mais dúvida e medo é a refrigeração 

Postado
3 horas atrás, Kauê Marinho disse:

Realmente não tinha pensando em pegar o mais novo.

E com relação ao intuito dele sim, é mais pra jogo e pouca coisa dew render, sendo photoshop, e alguns aplicativos de edição de vídeo.

porém, o que me deixa com mais dúvida e medo é a refrigeração 

Tipo... se você está se preocupando com refrigeração  com a intel, realmente dependendo da cpu você vai precisar investir um pouco, pelo menos um water cooler de 240mm para um 12700 como exemplo, mas algo que é bom lembrar que a amd também precisa se preocupar, poucos falam disso mas a realidade que o hotspot máximo da cpu da amd é 95 graus, já da intel é 105, se chegar perto de qualquer valor de 83 graus um da amd já é preocupante na minha opinião, logo acaba sendo inevitável esse investimento. Mas em defesa da amd eu percebo que o vrm da placa-mãe esquenta bem menos que com intel.

Tipo, se você estiver com muita dúvida pode me add no discord e tento te ajudar com os "problemas" ou orçamento, é mais fácil para realmente decidir,  porque eu olho esse site a cada 7 meses e volto kkkkkkk

Mas se você tem o mínimo de preocupação com a perda de desempenho em renderizar qualquer coisa, não se preocupe muito não, pense como se fosse uma troca! Tu ganha 15 a 25 fps com a cache x3d em jogos que se BENEFICIAM.

acho bom você ver o benchmark de jogos que você joga, porque a intel vai melhor em alguns jogos com warcraft, minecraft... pelo o que me lembre, já a amd se beneficia mais o cs go, fortnite e valorant(jogos cpu bound na maioria).

2 horas atrás, Kauê Marinho disse:

@IANI4NIAN Então, eu tava pensando em gastar uns 700 no máximo em um cooler

700 acho até muito para um cooler, se quer uma avaliação eu me dei bem com esse water cooler: Water Cooler 360mm Cougar Poseidon Elite ARGB 360

550 reais em média. 

Postado

@darkrai Então, minha ideia são pra jogos mais AAA e também emulação de modo geral que acaba pedindo um pouco mais do prrocessador, e com isso dei uma olhada em Banchmark da AMD, e eles me chamaram um pouco mais de atenção.

Claro, pode ser sim, qual o seu Discord?

Postado
1 hora atrás, darkrai disse:

700 acho até muito para um cooler, se quer uma avaliação eu me dei bem com esse water cooler: Water Cooler 360mm Cougar Poseidon Elite ARGB 360

550 reais em média. 

Acho que nem caberia um igual o seu no meu Gabinete kkkkkkkk

Postado
12 horas atrás, Kauê Marinho disse:

...um Air Cooler (que partircularmente até prefiro, pois tenho um pouco de medo de Water Cooler,

O Ryzen 7800X3D ou o 9800X3D esquentam relativamente "pouco" podendo usar um ar cooler "dual tower, dual fan" tranquilamente, como o

DeepCool AG620 que acha a partir dos ~ R$ 350,00 (versão básica) tem versões com firulas (inúteis) por preço adicional, como o AG620 Digital - R$ 399,00 (o fútil display no topo aumenta uns ~R$ 50,00.

Outra opção:

FSP MP7 - R$ 407,30

Essa marca é antiga, mas o modelo é novidade no mercado, tem bom desempenho, vide no review do TechPowerUp, inclusive dissipa alguns Watts a mais que o AG620 e apenas 8 Watts a menos que o Noctua NH-D15, que é a referencia para este tipo de cooler.

title.jpg

Tem design moderno, com os heatpipes inclinados para trás para afastar o fan da memória - como no DeepCool AG400, Thermalright Assassin Spirit EVO, Scythe Fuma 3.

close3.jpg

Review do Pipoca Tech - note que o desempenho é melhor que alguns WC 240.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, IANI4NIAN disse:

@1lokos Aproveitando o Tópico, mas para o i7 14700K Air Cooler é sem chance né? 

É "fria", estes Intel esquenta demais, melhor se garantir com um WC de 360mm de boa marca, ou melhor ainda ignorar estes polêmicos LGA1700.

Postado
6 horas atrás, IANI4NIAN disse:

@1lokos Aproveitando o Tópico, mas para o i7 14700K Air Cooler é sem chance né? 

Só se limitar o pl1 e pl2 da cpu, mas se for para fazer isso acho sem sentido o gasto.

23 horas atrás, Kauê Marinho disse:

@darkrai Então, minha ideia são pra jogos mais AAA e também emulação de modo geral que acaba pedindo um pouco mais do prrocessador, e com isso dei uma olhada em Banchmark da AMD, e eles me chamaram um pouco mais de atenção.

Claro, pode ser sim, qual o seu Discord?

Meu discord: .ovelha. 

Cara... para emulação eu não posso avaliar os am5, eu sei que o am4 me decepcionaram no desempenho, Mas isso é "uma" gen passada.

Postado
Em 19/03/2025 às 23:47, 1lokos disse:

O Ryzen 7800X3D ou o 9800X3D esquentam relativamente "pouco" podendo usar um ar cooler "dual tower, dual fan" tranquilamente, como o

DeepCool AG620 que acha a partir dos ~ R$ 350,00 (versão básica) tem versões com firulas (inúteis) por preço adicional, como o AG620 Digital - R$ 399,00 (o fútil display no topo aumenta uns ~R$ 50,00.

Outra opção:

FSP MP7 - R$ 407,30

Essa marca é antiga, mas o modelo é novidade no mercado, tem bom desempenho, vide no review do TechPowerUp, inclusive dissipa alguns Watts a mais que o AG620 e apenas 8 Watts a menos que o Noctua NH-D15, que é a referencia para este tipo de cooler.

title.jpg

Tem design moderno, com os heatpipes inclinados para trás para afastar o fan da memória - como no DeepCool AG400, Thermalright Assassin Spirit EVO, Scythe Fuma 3.

close3.jpg

Review do Pipoca Tech - note que o desempenho é melhor que alguns WC 240.

Muito obrigado e com relação a Watercooler, você tem idicações também?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...