Ir ao conteúdo

Fps baixo com uma config ''Boa'' - i5-10400f + RTX 3050

Ir à solução Resolvido por Daviferreirax,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, há dias venho enfrentando drop e baixo fps em jogos que não exigem muito do computador, como VALORANT.

Tenho um: i5-10400f + RTX 3050, placa-mãe: H410m-H, memórias: 2x8gb ram 2666mz

E não saio dos 120, 150 fps

Isso acontece na maioria dos jogos, o PC parece que não aguenta nada, já cuidei temperatura e fica tudo normal, fiz oc no processador, formatei, otimizei, usei BIOS leve, e nada adianta.

Gostaria de soluções e tentar entender o que esta acontecendo, obrigado!

Postado

@sanntt._ FPS nesse tipo de jogo vai esta altamente ligado a frequência do processador e da RAM.

Recomendo utilizar o MSI afterburner para verificar 2 coisas, frequência do processador e temperatura do mesmo.

Se puder poste aqui o print com a overlay do MSI afterburner com o máximo de informações que der sobre GPU e processador.

Uma outra coisa, o VRM dessa placa-mãe pode não estar dando conta de deixar o 10400F chegar no seu clock máximo.
Se puder exibir também o consumo em watts do processador no print seria bom.

Postado

@tecno2025 Atualmente to com w11, mas ja utilizei diversos windows como o w10 e o w10 ghost spectre. todos ficam a mesma performance, a otimizacao foi no windows mesmo, nada que seja agressiva, e mesmo sem otimizar (formatado) fica a mesma coisa, valeu pela resposta =D

@Daviferreirax Certo, Davi. Quando eu mexer no computador irei mandar por aqui os prints, valeu pela ajuda e pela resposta. 😃

• Curtir 1
Postado

@sanntt._ Mas se o problema for temperatura do processador ou VRM da placa-mãe não suportando, esse overclock só vai piorar as coisas.

E quando eu pedi print do overlay do msi afterburner eu me referi dentro do jogo que está travando.

Abre o jogo que está travando e ativa o overlay do msi afterburner pra monitorar enquanto joga, quando começar a travar me enviar um print ou um vídeo do momento com o overlay na tela.

Vou te mandar uma imagem de exemplo abaixo, isso no canto superior esquerdo é o overlay do msi afterburner:

image.thumb.png.14dcee219062e9261d624b51d6d30cbb.png

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@sanntt._ Boa era isso mesmo que eu queria, estive analisando aqui, a primeira coisa que me chamou atenção é a frequência do processador. Nos vídeos que vi o 10400F fica cravado em 4000Mhz de frequência, o seu no momento do print está abaixo em 3600Mhz.

Normalmente isso está ligado a temperatura do processador, mas não é seu caso pois a temperatura está super de boa.

Acredito em duas possibilidades, a primeira sendo a mais provável:

1- O VRM da sua placa-mãe é fraco e não está conseguindo alimentar direito o processador fazendo ele não atingir o máximo de performance que pode.

A forma de controlar isso é limitando a performance do processador pro VRM não esquentar e ficar travando, você pode testar isso temporariamente travando o Valorant em 60 fps, se com 60fps não travar muito provavelmente a causa é o VRM da placa-mãe.

2- Tem alguma configuração na BIOS que está limitando o processador, a forma de resolver isso é descobrir qual configuração está fazendo isso ou resetando a BIOS para as configuraçoes de fábrica.

Muito provavelmente é o problema numero 1, mas você precisa testar pra confirmar.

Vou te mandar os vídeos que usei pra traçar o diagnóstico:

Usei esse Vídeo aqui e esse aqui

Ambos os vídeos com o processador cravado nos 4000Mhz e com o consumo beirando os 40W no valorant

• Curtir 1
Postado

@Daviferreirax Ahhhh, cara. TO EM EXTASEA. você resolveu meu problema, dei reset nas configs da placa-mãe na BIOS, pc esta voando novamente, na mesma print ali agora estou com 500 fps.

• Amei 1
Postado

@Daviferreirax Obrigado irmão! De verdade, que Deus te abençoe grandemente e valeu por compartilhar teu conhecimento. Ja estava pensando em comprar um processador novo e tu me ajudou. Valeu cara =D

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
Em 21/03/2025 às 18:11, sanntt._ disse:

@tecno2025 Atualmente to com w11, mas ja utilizei diversos windows como o w10 e o w10 ghost spectre. todos ficam a mesma performance, a otimizacao foi no windows mesmo, nada que seja agressiva, e mesmo sem otimizar (formatado) fica a mesma coisa, valeu pela resposta =D

@Daviferreirax Certo, Davi. Quando eu mexer no computador irei mandar por aqui os prints, valeu pela ajuda e pela resposta. 😃

Só queria acrescentar que esses Windows "frankenstein" não trazem benefício nenhum quando o assunto é performance, muito pelo contrário, você sacrifica segurança pra ter performance igual ou até inferior por alguma função que foi retirada que o criador julgou ser "bloatware"

Sugiro tu assistir: 

Reduzir o consumo de recursos quando o sistema está em "iddle" não vai melhorar a perfomance quando o sistema está executando algo intenso, ao contrário da crença popular, na verdade, quando seu computador aloca menos recursos a tendência é que ele funcione mais lento. Quanto mais memória RAM seu sistema alocar mais rápido seu computador fica porque se os arquivoa não estiverem na RAM estarão no SSD/HD que são muito mais lentos que a própria memória RAM O sistema operacional gerencia os recursos justamente levando em conta " o que tem pra usar", se outro programa necessitar de performance ele vai simplesmente remover arquivos de menos prioridade que estão na memória RAM pro SSD/HD pro programa prioritário utilizar.

E o mesmo se aplica pro gerenciamento de CPU, embora não tecnicamente idêntico.

O techtuber"monta um Core i9 14900K cheio de cores com 32GB de RAM, mas quando o sistema vai usar todos os recursos disponíveis pra deixar o PC dele com melhor performance ele reclama que o "Windows" é mal otimizado, vai entender...

Não está completamente ligado ao tema, mas ainda se relacionando com o assunto:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...