Ir ao conteúdo

Quero trocar meu gabinete Gamer por um rack de servidor!

Ir à solução Resolvido por MatheusCB,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou fazendo uma reorganização no meu quarto/escritório e por razões de espaço, eu gostaria de trocar meu gabinete gamer, desnecessariamente grande, por um rack de servidor. Até hoje eu nunca lidei com gabinetes, por assim dizer, de servidores, então eu queria uma ajuda para escolher um que suporte as peças que tenho.

Adiantando algumas informações que com certeza vão precisar:
Minha placa-mãe é uma Micro ATX, 24.4cm x 21.5cm (mais especificamente uma Gigabyte B450M DS3H);
Fora o SSD NVMe eu uso mais dois SSDs sata e um HDD normal;
Eu tenho uma placa de vídeo dedicada (é uma Phoenix 1660, se não me engano da Gigabyte também, mas pretendo fazer um upgrade quando ela começar a não me atender mais);
E por fim, o que me trouxe a pedir ajuda aqui, tenho um water cooler de 240mm (há muito tempo atrás coloquei o water cooler por que meu computador ficava em um local muito quente e o cooler box não dava conta de resfriar o processador).

Eu gostaria de manter o water cooler, mas não achei um rack que desse suporte a dois fans de 120mm (que com certeza daria espaço para colocar o water cooler). Eu não sei exatamente onde se compra e também não sei ao certo como escolher esse tipo de coisa. Também eu não gostaria de pagar um rim para ter que comprar um rack que vai suportar uma configuração não exatamente "top de linha".

Postado

O que voce que dizer com "rack de servidor" - tem os mais variados formatos (horizontal, vertical) e tamanhos; alguns não tem espaço (altura) para placa de vídeo. Não vejo como uma peça especifica dessa vá economizar espaço num escritório.

Postado

@1lokos Seria um horizontal mesmo, como na imagem anexada (apenas um exemplo). Inclusive, com certeza, devo estar me referindo pelo nome errado.
Com esse "rack", eu consigo integrar outras soluções que hoje estão meio espalhadas pelo escritório, por exemplo, eu tenho um NAS que uso para backup de dados importantes do meu trabalho (que está em um gabinete padrão de escritório), então eu pensei em condensar tudo em uma estrutura só com um gabinete de servidor. eu também tenho algumas outras coisas que caberiam nisso mas aí elas já são bem mais fáceis de resolver.

o principal seria eu conseguir colocar meu pc principal nesse "rack", podendo aproveitar o water cooler de 240mm.

Desde já obrigado por tentar ajudar.

Captura de tela 2025-03-25 134448.png

Postado

Esse "rack" Concordia é dos maiores que tem (A=18 X C=49+ X L=48cm) - o volume interno ~42,33 L supera muitos gabinetes torre.

Mas a pouca altura - 18 cm;  limita o tamanho de fans, consequentemente não tem como instalar WC de 240mm, até porque WC não combina muito com o tipo de uso do "rack" onde a confiabilidade é mais importante.

• Quantidade de coolers suportados: 1 frontal 120mm e 2 traseiros de 80mm

D_NQ_NP_968420-MLU76248148677_052024-O.w

A SilverStone fabrica um gabinete desktop estilo retro (vintage), o FLP01 - até a cor imita o "bege aborrecido" padrão nos anos 1990's - 2000's.😜

Segundo Linus Tech "Circus" Show esse gabinete foi apresentado como pegadinha de 1º de Abril, mas a ideia teve boa aceitação e virou produto.  No teste (do LTT) usaram um air cooler low profile (down draft) e uma RTX 5090, que ficou apenas 2 graus a mais dentro do gabinete do que na bancada.

• Dimensões: 170X470x362mm - volume interno - 27,08 L; menor que o Concordia.
  • Os flops de 5.25" são apenas tampas para o I/O (USB, audio) frontal.
  • Tem espaço para dois fans de 120mm na lateral direita - talvez seja possível instalar um radiador WC ai. Na traseira tem local para dois fans de 80mm.
  • Não é barato $129,99 (na gringolândia).

flp01-1.jpg

• Curtir 1
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, 1lokos disse:

Esse "rack" Concordia é dos maiores que tem (A=18XC=49+xL=48cm) - o volume interno supera muitos gabinetes torre.

Mas a pouca altura - 18 cm;  limita o tamanho de fans, consequentemente não tem como instalar WC de 240mm, até porque WC não combina muito com o tipo de uso do "rack" onde a confiabilidade é mais importante.

• Quantidade de coolers suportados: 1 frontal 120mm e 2 traseiros de 80mm

D_NQ_NP_968420-MLU76248148677_052024-O.w

A SilverStone fabrica um gabinete desktop estilo retro (vintage), o FLP01 - até a cor imita o "bege aborrecido" padrão nos anos 1990's - 2000's.😜

Segundo Linus Tech "Circus" Show esse gabinete foi apresentado como pegadinha de 1º de Abril, mas a ideia teve boa aceitação e virou produto. 

• Dimensões: 170X470x362mm - volume interno menor que o Concordia.
  • Os flops de 5.25" são apenas tampas para o I/O (USB audio) frontal.
  • Tem espaço para dois fans de 120mm na lateral direita - talvez seja possível instalar um radiador WC ai. Na traseira tem loca para dois fans de 80mm.

flp01-1.jpg

É, estou vendo que no fim de tudo, vai ser realmente complicado aproveitar esse WC...
Ou eu troco o CPU cooler, ou acho um que tenha espaço para fazer alguma adaptação.

Obrigado pela ajuda!

Postado
21 minutos atrás, MatheusCB disse:

Ou eu troco o CPU cooler

O que é outra limitação, nesse tipo de gabinete (desktop) tem que usar cooler "low profile", porque não tem espaço para cooler torre com fan de 120mm - tipo que é mais eficiente.

Exemplo "low profile": ID-Cooling IS-55X

S008c0c5749614416928263eab8dbcd32R.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...