Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos, eu tenho uma configuração razoavelmente boa com uma qyuida 612, x99, com um processador xeon 2680 v4 + uma 2060 super, entretanto eu tô reparando que meu clock ele está abaixo do esperado, ele tá em 2.39ghz vi alguns testes do mesmo processador que pegou 2.89 até 3.3 porém gostaria de saber se é bug ou alguma configuração errada em minha BIOS, agradeço o tempo de vocês. 

Postado

@P4ivah

Rode um stress test (como Cinebench ou AIDA64) e monitore a frequência. Se não passar de 2.4GHz, a placa-mãe pode estar limitando o TDP (ex.: 120W fixos).

Resultados esperados:

Em cargas leves, o CPU deve chegar a 3.3GHz (Turbo Boost single-core).

Em cargas pesadas (todos os núcleos), a média fica em 2.7~2.9GHz (dependendo do resfriamento e placa-mãe).

Se mesmo assim não melhorar, a placa-mãe pode ser o gargalo (modelos "white label" X99 costumam ter problemas de compatibilidade). Considere migrar para uma X99 de marca (ASUS, Gigabyte) se quiser o desempenho total

• Curtir 1
Postado

@P4ivah Ideal seria monitorar todos os núcleos pra ver a frequência de cada, pois nesses processadores a frequência não vai subir em todos os núcleos ao mesmo tempo.

Nos Xeon v3 tem o processo de fazer unlock turbo boost em todos os núcleos mas acho que nos v4 não tem como, dá uma pesquisada.

Existe a possibilidade da placa-mãe estar limitando o processador pro VRM não fritar também

Postado

O engraçado que ele estava pegando na faixa dos 2.89 GHz depois que caiu quando formatei o Pc e resetei a BIOS por isso tô achando que desconfigurou algo

Postado
8 horas atrás, tecno2025 disse:

Se mesmo assim não melhorar, a placa-mãe pode ser o gargalo (modelos "white label" X99 costumam ter problemas de compatibilidade). Considere migrar para uma X99 de marca (ASUS, Gigabyte) se quiser o desempenho total

Na prática não é viável, o custo de uma X99 ASUS, Gigabyte - usada; mata o suposto "custo-benefício" dos Xeons.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...