Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Estou tendo problemas para atualizar a BIOS da minha COLORFUL CVN B650. 

Pelo que vi outros usuario também tiveram o mesmo problema, porém não encotrei respostas.

Após realizar todo o processo, e clicar no botão da BIOS update, a luz fica acesa eternamente (tentei 3x, 50min, 15min, 3h) - fazendo alterações.

A luz deveria apagar em torno de 3 a 7 minutos, segundo a fabricante.

Minha dúvida:

Como a luz não apagou, pode ter indicado que a atualização não começou por algum motivo. Se esse for o caso, a BIOS não está corrompida, certo?

Nas 3 tentativas, após a longa espera, desliguei a chave da fonte. (utilizei a placa-mãe sem nenhum componente conectado)

• Moderador
Postado

@soft. Olá, a luz fica constante ou piscando?

Você inseriu o pendrive na porta USB específica de atualização de BIOS? Sei que é algo óbvio, mas não custa perguntar.

Qual arquivo de BIOS você utilizou?

Tentou dar um Clear CMOS? Eu vi um relato de que nessa placa-mãe a cada atualização de BIOS tem que fazer isso (não me pergunte o motivo hahaha).

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Batata Defumada disse:

@soft. Olá, a luz fica constante ou piscando?

Você inseriu o pendrive na porta USB específica de atualização de BIOS? Sei que é algo óbvio, mas não custa perguntar.

Qual arquivo de BIOS você utilizou?

Tentou dar um Clear CMOS? Eu vi um relato de que nessa placa-mãe a cada atualização de BIOS tem que fazer isso (não me pergunte o motivo hahaha).

Opa, tudo bem?

A luz fica constante.

Sim, inseri na porta da BIOS update.

Utilizei a ultima versão da BIOS, segui esse vídeo passo a passo.

Como funcionar esse Clear CMOS? Não fiz e não sei fazer haha.

Meu medo é ter corrompido a BIOS, por ter tentado fazer 3x o processo e retirado da energia.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
24 minutos atrás, soft. disse:

Como funcionar esse Clear CMOS? Não fiz e não sei fazer haha.

É para resetar a BIOS para as configurações de fábrica. Quando o PC liga e entra na BIOS não precisa, aí é só encontrar a opção de restaurar pros padrões de fábrica.

Caso contrário, você deve desconectar o PC da tomada e utilizar a ponta de uma chave de fenda (por exemplo) pra dar curto nos pinos do Clear CMOS que a sua placa-mãe tem. Faça com que a ponta de metal toque em ambos os pinos por uns 5 segundos.

Alternativamente, você pode novamente desconectar o PC da energia, remover a bateria da placa-mãe por uns 5 - 10 minutos e aí deveria ter o mesmo efeito.

24 minutos atrás, soft. disse:

Utilizei a ultima versão da BIOS, segui esse vídeo passo a passo.

Uma dúvida, a sua placa-mãe é a CVN B650 mesmo ou a CVN B650M? Porque nesse vídeo mostra pra B650M e dando uma olhada no site parece que as BIOS são diferentes.

CVN B650 GAMING FROZEN V14

CVN B650M GAMING FROZEN V14

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Batata Defumada disse:

É para resetar a BIOS para as configurações de fábrica. Quando o PC liga e entra na BIOS não precisa, aí é só encontrar a opção de restaurar pros padrões de fábrica.

Caso contrário, você deve desconectar o PC da tomada e utilizar a ponta de uma chave de fenda (por exemplo) pra dar curto nos pinos do Clear CMOS que a sua placa-mãe tem. Faça com que a ponta de metal toque em ambos os pinos por uns 5 segundos.

Alternativamente, você pode novamente desconectar o PC da energia, remover a bateria da placa-mãe por uns 5 - 10 minutos e aí deveria ter o mesmo efeito.

Uma dúvida, a sua placa-mãe é a CVN B650 mesmo ou a CVN B650M? Porque nesse vídeo mostra pra B650M e dando uma olhada no site parece que as BIOS são diferentes.

CVN B650 GAMING FROZEN V14

CVN B650M GAMING FROZEN V14

Como o PC ainda não está montado, não tive acesso ao painel da BIOS. Estou tentando apenas com a placa-mãe conectada a fonte.

Chegando em casa vou fazer esse CMOS clear e tentar novamente, vou seguir o manual da fabricante(em anexo). E comprei um pendrive 18gb para formatar ele para FAT32 nativamente. O meu é 64GB, e só consigo deixá-lo exFAT, até encontrei um programa que formatou ele para FAT 32, mas pra desencargo, vou fazer nativamente.

A minha é a ATX, baixei o driver correto.

Sobre eu ter desligado a energia as tres vezes (torcendo para que não estivesse sendo atualizado) posso ficar tranquilo? Essa placa tem algum tipo de proteção nesse caso?

Colorful AM5 motherboard one key BIOS update tutorial.pdf

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 minuto atrás, soft. disse:

Sobre eu ter desligado a energia as tres vezes (torcendo para que não estivesse sendo atualizado) posso ficar tranquilo?

Eu não sei dizer. Quando está durante o processo e cai a energia por exemplo tem risco de dar problema, mas isso é uma possibilidade.

E no seu caso nem sabemos se realmente estava de fato ocorrendo a atualização porque a luz estava constante em vez de piscando (estou supondo que nessa placa-mãe sua a luz também fique piscando durante a atualização, pelo menos costuma ser assim).

• Curtir 1
Postado

Eu não sei dizer. Quando está durante o processo e cai a energia por exemplo tem risco de dar problema, mas isso é uma possibilidade.

E no seu caso nem sabemos se realmente estava de fato ocorrendo a atualização porque a luz estava constante em vez de piscando (estou supondo que nessa placa-mãe sua a luz também fique piscando durante a atualização, pelo menos costuma ser assim).

Pelo vídeo do tutorial, o rapaz diz que a luz fica acesa até terminar o update.

O que você me recomenda fazer nesse caso? 

- Tentar montar o pc, torcendo para que tenha sido atualizada?

- Já enviar a placa-mãe pra devolução?

- Tentar novamente, restaurando os padrões e seguindo o método da colorful?

Postado
7 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@soft. Eu faria o Clear CMOS e montaria o PC pra ver se ele liga, e se ligar, olharia qual versão da BIOS ele está.

Sem tentar uma nova atualização você diz?

• Curtir 1
Postado

@soft. Isso. Pra gente ver se a atualização já até não ocorreu, talvez tenha completado.

Beleza, vou fazer pela tarde e retorno aqui.

Suponhamos que desde a primeira tentativa tenha concluido o update com sucesso, as duas seguintes que refiz em cima, causaria algum problema?

Caso o update realmente não tenha sido feito, quando eu tentar ligar o pc qual mensagem irá aparecer?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@soft. As duas seguintes eu imagino que, ou não fizeram nada, ou simplesmente sobrescreveram os dados (supondo que tenham sido completadas), aí daria na mesma.

1 minuto atrás, soft. disse:

Caso o update realmente não tenha sido feito, quando eu tentar ligar o pc qual mensagem irá aparecer?

Você tem qual processador? Se for um da série 9000 que precise de uma versão mais atualizada da BIOS aí não vai ligar.

Mas eu não sei também se essa placa-mãe já veio com uma BIOS atualizada de fábrica com uma versão que suporte o seu processador.

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@soft. As duas seguintes eu imagino que, ou não fizeram nada, ou simplesmente sobrescreveram os dados (supondo que tenham sido completadas), aí daria na mesma.

Você tem qual processador? Se for um da série 9000 que precise de uma versão mais atualizada da BIOS aí não vai ligar.

Mas eu não sei também se essa placa-mãe já veio com uma BIOS atualizada de fábrica com uma versão que suporte o seu processador.

É um 9800x3d. 

A BIOS da placa vem atualizada para até a série 8000. Por isso preciso atualizar ela antes da montagem.

@Batata Defumada Lendo o guia de update da própria COLORFUL, eles podem para fazer o processo tanto com o processador quanto com a memória instalada:

Citação

6、The CPU and memory need to be installed properly, and the motherboard's 8PIN and

24PIN power supply also need to be connected.

A qual memória se referem? ram?

Eu fazendo esse processo na bancada, com o processador sem ventilação, está tudo bem?

• Curtir 1
Postado

comversas de bar e fumando ram kkk  home para, que nessa placa-mãe a cada atualização de BIOS tem que fazer isso (não me pergunte o motivo hahaha).

kkkkk

eu tinha mó medo de att, mas nunca deu errado ainda porque tenho uma tomada da iclamper, hj em dia dar brik em BIOS é difícil,ate hj nunca deu comigo. mas vamo lá  tem nome escrito do lado da luz, eu sei q as novas tem,cada uma que para em cima do lado exibe o problema, olha com calma pode usar a camera do celular se tiver uma, seria bom tambem você ter aquele pininho que faz o bip bip acho que ainda vem junto das mob eu tenho uns 5 aqui que vieram ,é mais fácil de ver e saber qual problema é so presta atenção. ve na na net o guia de bips antes ai so ouvi. ah sim suponho que tenha um monitor ai já??? se a placa liga e gira a fan e dar algum sinal de vida tipo gira e para. ai complica, porque pode ser varios fatores. inclusive a BIOS ter corompida  uma série de problemas, como falha na inicialização do sistema, erros de hardware e perda de funcionalidade.  em casos mais graves como mal-sucedidas, falhas de energia, vírus ou falhas de hardware. ai já erra....mas não se desespere....ta  ligado né se pego aqui no br... 

mas espere chegar todas as peça pra ver certo faz uma bancada e vai montado pra tirar teima. kkk mas como você citou que desligou a fonte no meio. 

• Moderador
Postado
1 hora atrás, luthz. disse:

A qual memória se referem? ram?

Isso mesmo. Mas é curiosa essa exigência, geralmente só precisa dos cabos de 8 pinos e 24 pinos conectados.

1 hora atrás, luthz. disse:

Eu fazendo esse processo na bancada, com o processador sem ventilação, está tudo bem?

Bem, não é pra ligar o PC, é só pra atualizar a BIOS, então não deveria ter problema.

• Curtir 1
Postado

Isso mesmo. Mas é curiosa essa exigência, geralmente só preciso dos cabos de 8 pinos e 24 pinos conectados.

Bem, não é pra ligar o PC, é só pra atualizar a BIOS, então não deveria ter problema.

Muito curioso mesmo. 

Encontrei um comentário de um cara que entrou em contato com o atendimento da COLORFUL, e eles disseram que a unica forma é seguindo o tutorial que eles disponibilizam no site oficial. É é um tanto quanto complexo.

É necessário baixar uns 3 ou 4 arquivos além do .bim que só estão disponíveis no site chinês, alterar os nomes, colocar cpu, memória, e refazer o processo.

Chegando em casa vou resetar a placa-mãe e tentar novamente o update, seguindo esse passo-a-passo dessa vez. 

• Curtir 1
Postado

Voltando para dar meu feedback, após as tentativas frustradas seguindo vídeos no youtube, encontrei um tutorial da própria fabricante, um pouco mais complexo, mas nada de mais.

E aparentemente deu certo.

Antes de iniciar, resetei a placa-mãe, limpando o CMOS.

Então segui exatamente o manual que consta no site da COLORFUL, deixarei em anexo o PDF.

- Obs. Usem um pendrive menor que 32gb para conseguir formatar para FAT32.

Basicamente, é necessário baixar alguns arquivos que só estão disponíveis no site oficial chinês da fabricante, instalar tanto o processador quanto a memória RAM e executar o botão de update BIOS, com o pendrive inserido.

É só seguir exatamente o pdf anexado que não tem erro.

Obrigado pela ajuda @Batata Defumada

Colorful AM5 motherboard one key BIOS update tutorial.pdf

• Amei 1
Postado

que bom que arrumou amigo, agora é mais um aprendizado pra  usar tanto pra você quando for arrumar pcs, e tambem para auxiliar os colega.😃

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Atualização de BIOS na placa-mãe COLORFUL CVN B650 não inicia

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...