Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou explicar desde o começo para ficar mais claro, estou ajudando um amigo a montar um PC, ele tinha um PC com um i3 540, 8Gb RAM DDR3 (dois pentes de 4Gb), não sei qual era a placa-mãe mas era da gigabyte e a placa de vídeo dele é um ASUS GTX 750Ti 2Gb, só que o PC dele estava com problema, ficava fechando os programas aleatoriamente, tentei de tudo o que passou pela minha cabeça, formatamos, limpamos memória, drivers, temperaturas, trocamos SSD, testamos com e sem placa de vídeo, fizemos teste de stress na placa de vídeo para eliminar essa probabilidade mas não encontramos nenhum erro, placa de vídeo está nova em ótimas condições etc, resetamos BIOS, enfim nada resolveu ficamos 1 semana tentando resolver mas sem êxito, ate abri um outro tópico aqui falando sobre mas também não obtive muito sucesso pois parece que esse problema é raro de acontecer, ate que ele se cansou disso e decidiu montar outro PC mas com orçamento apertado, a fonte dele é bomba, 500w da Aitek, como ele não tinha muito pra gastar e precisava de um PC novo urgente eu indiquei um setup bem básico mas que já daria pra ele ficar tranquilo, ele só usa o PC pra jogar e só joga jogos mais antigos, tipo GTA 4 etc, ele é muito leigo mas segundo ele o antigo PC com i3 540 estava bem ruim em termos gerais e as vezes dando gargalo nos jogos, ele tentou rodar genshin mas teve dificuldade. 

a conf que eu recomendei pra ele é um i5 4570 (mas enviaram um i5 4590 porque não tinha o i5 4570), placa-mãe LGA 1150 H81, 16Gb de RAM DDR3, ele comprou essas peças mas ainda não montamos porque vamos pegar um gabinete, de inicio tivemos muita especulação pois ele quer um gabinete bonito e tem foco na estética, mas ele tem planos para no futuro pegar um R5 5600 ou ir direto para a AM5, dito isso eu defendi a ideia de que precisaria ser um gabinete com boa refrigeração e mostrei alguns modelos que eu acho que tem bom circulação de ar mas ele não gostou de nenhum, ai comprou um gabinete mini tower sem me falar, disse que gostou... aqui o link do que ele comprou: (https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-c270-mini-tower-lateral-de-vidro-preto-c270-bk)

eu acho que até tem uma boa circulação de ar, agora o problema é encontrar fans, ele quer fans silenciosas e com ARGB, ele escolheu essas Rise Mode Hex Turbine ( https://www.kabum.com.br/produto/527330/ventoinha-rise-mode-hex-turbine-pwm-120mm-argb-preto-rm-h-argb-tor-b) eu falei que essas coisas da rise mode não são muito boas com exceção da fonte, mas ele só quer e não interessa, ai eu falei que essas ai fazem barulho e ele embaçou com as fans e pediu pra mim dar uma olhada numas fans silenciosas, eu estava pensando nas magnéticas e também o gabinete dele vai precisar de 4 fans reversas, 2 na lateral e 2 embaixo jogando o ar pra dentro, e mais 3 fans, 1 atrás jogando ar pra fora e 2 em cima jogando pra fora também, mas eu não conheço muito sobre fans, só sei que as magnéticas são mais silenciosas, por isso venho pedir ajuda aqui de vocês, se puderem me indicar algum modelo, não precisa ser magnética, só tem que ter ARGB e ser "silenciosa", e um modelo reverso com ARGB por causa do gabinete dele, se colocar as normais vai ter que virar elas pra jogar ar pra dentro, enfim acho que entenderam.

ah e de preferência na cor preta pois o gabinete que ele comprou é preto.

Postado
Citação

... eu falei que essas coisas da rise mode não são muito boas com exceção da fonte, mas ele só quer e não interessa,... 

Bom, se o cara não que ouvir seus conselhos deixa ele comprar o que quiser - como esse i5-4790, que foi má compra, o mínimo de usado que se comprar hoje em dia é um Xeon E5 - ex. E5-2680 V4. Como diz o "velho deitado", quem compra errado compra duas vezes. 😜 

Em todo caso:

Thermalright TL-C12C   (kit com 3 fans) - R$ 136,7 - no kit com 5 sai mais barato. Tem bom CFM, pressão e baixo ruído.

• - Fluxo de ar do fan: 66.17 CFM
  • - Pressão do ar: 1.53mm H2O
  • - Nivel de ruido: 25.6 dBA

Quanto as fans no gabinete Aigo C270:

Se for usar air cooler no CPU:

2 fans na lateral direita, admitindo ar.

1 fan na traseira, 1 fan no teto - perto do fundo,* extraindo ar.

*Se colocar mais de uma fan no teto extraindo ar vai roubar ar do fan fan do air cooler prejudicando a sua performance, se for por questão de "enfeite" coloque a perto da frente admitindo ar - assim; ficando um admitindo a outra extraindo.

Fans em baixo faz pouca diferença - tem casos que piora a temperatura da GPU; mas se fizer questão como "enfeite" coloque como admissão de ar.

Se usar WC - que não combina com PC de baixo orçamento:

Coloque o radiador - 240mm; no teto com as fans soprando para fora, e mantenha as demais fans como acima.

Postado
agora, 1lokos disse:

E5-2680 V4

um kit desse no mlivre está custando 600 reais, ele tinha menos de 500 pra gastar. e a fonte dele é muito bomba pra 120W desse.

agora, 1lokos disse:

como esse i5-4790, que foi má compra

ele pagou 50 reais eu acho, e deve ficar por uns 3 meses porque ele pretende  montar outro com R5.

agora, 1lokos disse:

Thermalright TL-C12C   (kit com 3 fans) - R$ 136,7 - no kit com 5 sai mais barato. Tem bom CFM, pressão e baixo ruído.

na minha opinião parece uma ótima ideia, mas aposto que ele não vai gostar, vamos ver o que acontece.

agora, 1lokos disse:

Se for usar air cooler no CPU:

ele vai usar o cooler padrão intel mesmo.

agora, 1lokos disse:

como esse i5-4790, que foi má compra

eu estava ciente disso mas o orçamento dele é muito baixo ai fica difícil, e tambem o negocio dele não é rodar jogos atuais, ele só joga os antigos mesmo, depois ele vai colocar um Ryzen 5 só pra ficar na moda, ai nem adianta colocar um E5-2680 V4 sendo que ele vai trocar daqui a 3 meses mais ou menos.

mas em todo caso, você acha que ele conseguiria rodar um Warzone ou genshin impact? ele não desiste do GTA 4 e acho que não vai jogar outros jogos mais pesados como warzone ou genshin, ele joga the forest também e outro jogos leves, no caso do warzone eu acho que roda a uns 50 FPS, mas no genshin talvez a placa de Vídeo seja fraca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...