Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um SSD NVMe Kingston fury renegade de 1TB, e ele ta esquentando demais, pelo menos é o que diz o HWinfo.

Capturadetela2025-04-03155121.png.0a4118caa683c9dc5c066499a982f27e.png

No primeiro ta normal, mas nessa "temperatura de disco 2", é só travado em 74 graus, não sei se isso é um bug do programa ou se é normal.

Quando passo o mouse em cima tem uma mensagem dizendo que é a "temperatura do controlador ASIC". Não sei o que é isso e nem se está certo.

Capturadetela2025-04-03155425.png.a5a56af5cbff46a92e16ecb8c409940b.png

Agradeço desde já pela atenção.

Postado

tarde chefe,

conta pra nós, como é o seu gabinete, ventilação, se o m2 tem dissipador e etc...

a placa de vídeo é das que esquentam bastante?

Pode ser que essa temperatura elevada no SSD Kingston Fury Renegade de 1TB esteja acontecendo porque o controlador ASIC, que gerencia as operações do disco, normalmente esquenta mais do que os chips de memória NAND. Mas, se a temperatura está travada em 74°C o tempo todo, pode ser um sinal de que o resfriamento não está adequado, principalmente se o SSD estiver sem dissipador ou em um local com pouca ventilação.

Uma boa ideia é conferir se há dissipadores compatíveis para ajudar a diminuir a temperatura e verificar se o fluxo de ar dentro do gabinete está adequado. Se o SSD estiver perto da placa de vídeo, ele pode estar recebendo calor extra. Também vale a pena testar com outro programa, como o CrystalDiskInfo, para ter certeza de que essa leitura do HWInfo está correta.

Se essa temperatura alta estiver afetando o desempenho, pode ser interessante dar uma olhada no site da Kingston para ver se há alguma atualização de firmware disponível. No geral, SSDs NVMe são projetados para suportar temperaturas mais altas, mas rodar constantemente acima dos 70°C pode afetar a vida útil do componente. Então, se possível, melhorar a refrigeração pode ser uma boa prevenção.

Postado

Boa tarde, primeiro tem que ver as condições de refrigeração do seu Pc:

configuração, MB,CPU e VGA.

gabinete e FAN's

Ajuda ter o gerenciamento de disco para ter certeza qual é "disco" e "disco2"

Postado

@Thiago Vinícios Anacleto Eai mano. Então, o SSD ta sem dissipador e o fluxo de ar é uma ventoinha de exaustão na traseira e duas da deepcool na parte da frente do gabinete.
Minha placa é uma GTX 1050 ti e não esquenta muito a não ser que eu jogue algo, hwinfo diz que está em 37 graus.

E você pode ter razão na parte de estar muito perto do processador e placa de Vídeo. O SSD fica bem rente entre os dois.

Mas o mais estranho é que essa temperatura é sem uso algum, digo, esses 74 graus de temperatura já está lá mesmo eu ligando o pc a primeira vez frio e já indo abrir rápido o HWINFO pra ver, ela não vai subindo e trava nos 74, sempre está lá esse valor, não importa a intensidade do uso.

Você tem uma recomendaçao de software de monitoramento de temperatura?, o cristaldiskinfo não mostra a temperatura do controlador asic.

Postado
5 minutos atrás, BrenoHen17 disse:

@Thiago Vinícios Anacleto Eai mano. Então, o SSD ta sem dissipador e o fluxo de ar é uma ventoinha de exaustão na traseira e duas da deepcool na parte da frente do gabinete.
Minha placa é uma GTX 1050 ti e não esquenta muito a não ser que eu jogue algo, hwinfo diz que está em 37 graus.

E você pode ter razão na parte de estar muito perto do processador e placa de Vídeo. O SSD fica bem rente entre os dois.

Mas o mais estranho é que essa temperatura é sem uso algum, digo, esses 74 graus de temperatura já está lá mesmo eu ligando o pc a primeira vez frio e já indo abrir rápido o HWINFO pra ver, ela não vai subindo e trava nos 74, sempre está lá esse valor, não importa a intensidade do uso.

Você tem uma recomendaçao de software de monitoramento de temperatura?, o cristaldiskinfo não mostra a temperatura do controlador asic.

Então, mano, como a temperatura do SSD está sempre travada em 74°C, independente do uso, é bem provável que o sensor do controlador ASIC esteja apresentando problemas ou que o HWInfo e o HWMonitor não estejam interpretando a leitura corretamente.

Algumas versões do firmware da Kingston têm esse problema. Você pode verificar se tem uma atualização disponível no site da Kingston pra ver se isso resolve.

Como alternativa, tenta usar o SSD Sentinel ou o Samsung Magician (alguns SSDs Kingston são compatíveis) e vê se eles mostram algo diferente. Mas se o SSD não estiver apresentando quedas de desempenho ou thermal throttling, pode ser só um erro de leitura e não um problema real de temperatura.

edit1: esqueci de perguntar, na real, colocando o dedin em cima, você percebe que tá quente? cuidado pra não se queimar por favor kk

• Curtir 1
Postado

@Thiago Vinícios Anacleto O firmware do SSD eu já atualizei.
Eu coloquei o dedo em cima kkkkkkk, não senti nada de anormal ao toque, tenho certeza que ta numa temperatura tranquila.
Vou testar outro programa aqui pra ver, mais tarde volto com noticias kkkk, pode ser que o HWINFO realmente esteja maluco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...