Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Recentemente venho observado que meu PC tem demorado de iniciar. Entre apertar o botão de ligar e o Windows iniciar completamente era algo que durava algo de uns 30 segundos. Recentemente eu venho notado que ele vem levado um tempo até ele dar algum sinal de vida depois que eu aperto o botão de ligar, quer dizer, a BIOS dele, a tela de início do PC antes mesmo do Windows iniciar, leva bem uns dois minutos até aparecer, e já houve uma ocasião em que ele não ligou de jeito nenhum e tive que desligar ele na tomada e ligar de novo. Em outras ocasiões eu notei as luzes do gabinete ligando e desligando repetidas vezes até ele começar o processo de inicialização de fato.

Também venho notado uma queda na performance em jogos que eu sei que rodam normalmente no meu PC como Arkham Knight e Cyberpunk, apesar do desempenho melhorar depois de eu reiniciar a máquina pelo menu iniciar mesmo.

Meus periféricos estão funcionando normalmente, mas os LEDs do meu cooler vem demorado de responder (isso é defeito antigo, eu já tinha aberto um fio a respeito, mas não tive resposta). A minha preocupação é em caso de minha fonte não estar dando conta da energia ou algum componente da placa-mãe estar comprometido, então eu queria saber o que poderia ser antes de levar na manutenção. No anexo mostra como o cooler tá sendo ligado nesse boot de agora, as vezes o LED funciona normal, com as cores girando normal, outras ele nem liga.

Quanto ao PC em si, ele é novo, inclusive o fórum me ajudou na compra das peças. Ele tem um pouco mais de dois anos; o Windows 11 foi formatado semana passada; ele tem 16gb de memória; o processador é um corei5 de 12ª geração com vídeo integrado, mas ele é desabilitado; a GPU é uma amd rx6600 de 8gb que foi trocada ano passado, assim como a placa-mãe; o SSD é um NVMe, a fonte é uma reddragon de 660W, o cooler é uma ventoinha padrão mesmo, mas não a que veio na caixa do processador.

Os periféricos que tenho ligados aqui são dois monitores na GPU, um microfone, uma webcam, um anel de luz, uma caixa de som, dois pen drives e plug wireless do teclado e do mouse. Tenho uma mesa digitalizadora e um controle Xbox, mas não venho usado eles no PC recentemente.

O PC é ligado no filtro de linha, ele inclusive foi trocado no final do ano passado por um com um cabo maior, e a tomada onde o PC é ligado é aterrada.

b99ed6be-2bf3-4fcd-82a9-cbfbeb1ab286.jpg

• Rio McCloud alterou o título para Computador demora em torno de 2 minutos para exibir o logotipo da placa-mãe
Postado

Eis mais um negócio curioso: meu pc tem 16gb  de memória, mas está lendo só 8. Eu vou dar uma atualizada dos drivers da placa-mãe e ver se muda alguma coisa.

image.png.afabb3e6b9cf8ef430bc997cd6ddd9bc.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...