Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera,

Comprei na semana passada essa memória RAM 16GB DDR5 na Kabum de 5200MHz e na etiqueta da caixinha está certo:

CAIXINHA.thumb.jpg.22e71dcbae82c97172bf63111d543592.jpg

mas ainda não instalei o sistema operacional, então acessei somente a BIOS e vi esse 4800MHz na primeira tela:

BIOS1.jpg.9ccb451dd9dcc064ebc891e556aad734.jpg

daí fiquei em dúvida se seria somente questão de configuração:

BIOS2.jpg.5e99b4999531258016e0dbb9ffd4502f.jpg

sabem me dizer se eu fui enganado pela Kabum?

ou se tenho que mexer nesse DRAM Frequency pra mudar de AUTO para 5200MHz:

BIOS3.jpg.c900f309d8e5039a74f350ced8721a9c.jpg

não sei qual eu escolheria se tivesse que mudar:

BIOS4.thumb.jpg.01d6b9e168ac81090fcd232b7f1e7d1c.jpg

poderiam me ajudar a entender se está tudo certo ou tenho que falar com a Kabum?

desde já agradecendo, muito obrigado pela ajuda..

Postado

5200MHz é apenas ativando o XMP/EXPO. Memória DDR5 é algo muito recente, a grande maioria dos chips que você vai encontrar por aí vão rodar apenas a 4800MHz via JEDEC, frequências mais altas somente através de perfis de desempenho (XMP/EXPO).

Postado

sabe me dizer se eu teria que alterar somente aqui em DRAM Profile mesmo?

PROFILE.thumb.jpg.714a397b9aff646d7c04e42d38fd1395.jpg

ou teria que alterar alguma outra configuração a mais?

aliás, fiquei na dúvida: vale a pena eu fazer isso?

se eu tivesse comprado de 4800 teria economizado cerca de cem reais

Postado

@Lanther Sim, é aí mesmo.

4 minutos atrás, Lanther disse:

aliás, fiquei na dúvida: vale a pena eu fazer isso?

se eu tivesse comprado de 4800 teria economizado cerca de cem reais

As memórias hoje já são pensadas para serem usadas com XMP.

O seu erro foi ter comprado uma RAM simples demais, apesar de ser melhor do que 4800MHz, ainda assim não vai extrair o melhor desempenho do seu CPU. A latência CL40 é alta demais para 5200MHz.

Postado

@Lanther uma faixa de latência boa para 5200MHz seria abaixo de CL26, mas você não vai encontrar esse tipo de RAM no mercado. A frequência 5200MHz é considerada baixa, geralmente os fabricantes dedicam os chips de menor desempenho para essas RAMs, e pegam aqueles que se saem melhores para colocar em RAMs de maior frequência (e mais caras).

Pelo jeito você pagou aí quase R$800 num kit, mas já que você estava investindo numa plataforma nova que inevitavelmente será mais cara, eu teria feito um esforço para para pagar R$250-300 a mais num kit 6000MHz CL30. Você só começa a achar memórias com combinação de frequências e latências boas a partir de 6000MHz. Se fosse pra ficar no básico, daria pra ter pago muito menos num kit 5200MHz CL40, por exemplo:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/34896/memória-DDR5-corsair-vengeance-32gb-2x16gb-5200mhz-branco-cmk32gx5m2b5200c40w

Postado

como paguei 400 nessa memória, talvez eu pudesse ter colocado mais cem reais pra comprar essa de 6000MHz com CL30 então, certo?

considerando minha placa-mãe B650M e meu processador Ryzen 5 7600

comprei o PC inteiro mês passado, com ajuda da comunidade em outro tópico, e acabei não me atentando nesse detalhe da latência e da frequência da memória RAM

até me recomendaram ver um vídeo de um teste das memórias durante o Forza Horizon 5 então depois acabei decidindo escolher uma DDR5 ao invés de DDR4, mas também meu orçamento não podia passar muito de 5mil e no final acabou ficando em 6mil

comprei uma só por enquanto, depois eu iria comprar outra igual pra desfrutar do dual channel

será que consigo vender ou trocar com a própria Kabum? sendo que chegou dia 18/03

Postado
30 minutos atrás, Lanther disse:

como paguei 400 nessa memória, talvez eu pudesse ter colocado mais cem reais pra comprar essa de 6000MHz com CL30 então, certo?

Seria uma boa. Ainda mais se você tiver usando apenas um módulo de RAM, o desempenho vai ser ainda menor do que se tivesse com dual-channel.

até me recomendaram ver um vídeo de um teste das memórias durante o Forza Horizon 5 então depois acabei decidindo escolher uma DDR5 ao invés de DDR4, mas também meu orçamento não podia passar muito de 5mil e no final acabou ficando em 6mil

É irrelevante usar resultados de processadores Intel se você vai comprar CPU AMD. Cada arquitetura de CPU se comporta de forma diferente, e tem mais, a plataforma AM5 não dá a possibilidade de usar DDR4.

Tem um teste mais relevante pra você olhar:

será que consigo vender ou trocar com a própria Kabum? sendo que chegou dia 18/03

Você só consegue devolver com até 7 dias. Agora sua unica alternativa seria deixar assim ou tentar vender.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...