Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Tenho uma placa-mãe ASRock Steel Legend b450m com 2 pentes de memória Kingston Fury DDR4 3600 de 32GB cada e para chegar nessa frequência eu tenho que ativar o XMP (senão fica 2400 padrão), acontece que toda vez que utilizo o PC e o desligo, quando ligo novamente preciso ir na BIOS ativar o XMP senão ele inicia com a frequência padrão. Existe alguma maneira de deixar o XMP ativado permanentemente? Às vezes esqueço de acessar a BIOS quando ligo e preciso reiniciar pra ir lá ativá-lo, toda vez eu saio da BIOS salvando as alterações mas mesmo assim o XMP nunca fica permanentemente ativado.

Meu outro problema está sendo o tempo pra boot, o PC tá demorando muito para iniciar, chega a demorar mais de 1 minuto para aparecer na tela do Windows mesmo utilizando SDD com o Windows 11 (os jogos deixo alocado num NVMe).

Anexei de como está configurado o OC Tweaker.

Agradeço desde já quem puder ajudar, obrigado!

WhatsApp Image 2025-04-10 at 11.03.03.jpeg

Postado
47 minutos atrás, Mihile disse:

Existe alguma maneira de deixar o XMP ativado permanentemente?

você não pode esquecer de salvar as configs pra elas ficarem permanentes, você também tem que ver se a bateria da placa-mãe tem carga.

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 @Jão386 Sim, conforme mencionei todas as vezes que acesso a BIOS clico na opção de "Save Changes and Restart". Se reinicio o computador ok, mas se desligo e depois religo preciso configurar o XMP novamente (fora que só pra aparece o boot pra conseguir entrar na BIOS já leva quase 1min)

Postado
15 minutos atrás, Mihile disse:

@Mascote01 @Jão386 Sim, conforme mencionei todas as vezes que acesso a BIOS clico na opção de "Save Changes and Restart". Se reinicio o computador ok, mas se desligo e depois religo preciso configurar o XMP novamente (fora que só pra aparece o boot pra conseguir entrar na BIOS já leva quase 1min)

E quanto ao item  "Save User Defaults" na guia do "OC Tweaker" (não é a opção para salvar o setup todo e reiniciar, mas sim apenas o "oc tweaker").

Postado

@Jão386 Agora entendi haha, desculpe. Fiz isso, configurei como o primeiro perfil, desliguei totalmente a máquina e liguei novamente, coloquei o comando WMIC no CMD e constam 2400 MHz. Tem como configurar para deixar esse sendo o perfil pra boot?

Aproveitei pra cronometrar, demoraram 37 segundos para aparecer a tela de boot da ASUS e a do Windows só com 1min e 27segs

WhatsApp Image 2025-04-10 at 16.52.33.jpeg

Postado

Neste site parecem ter resolvido um problema semelhante :

Neste site parecem ter resolvido um problema semelhante :

No manual da placa eles falam os altos a serem utilizados para "dual channel"(pagina 22):

Screenshot_20250410-184150.thumb.jpg.91f9e2746498f0f6392bb0b6ce268c03.jpg

Manual:

https://www.ASRock.com/MB/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp#Download

• Jasiel alterou o título para XMP não liga automaticamente quando reinicio o PC (Steel Legend b450m)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...