Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, recentemente meu computador começou com esse problema de do nada ele desliga sozinho, e o curioso é que ele não desliga de forma abrupta, e sim com aquela tela de desligamento como se fosse que eu tivesse desligado pelo iniciar do windows. Meu pc é composto por processador i5 4590, 16gb de ram em dual channel, um SSD 240 da kingston SATA e uma fonte recém comprada da mancer, a mancer thunder 500W, comprei ela faz menos de 1 mês.

Esse problema começou quando eu estava jogando fazia mais ou menos uma hora, achei estranho e logo desliguei a chave da fonte, no outro dia o pc desligou em 5 minutos e ficou tentando reiniciar e não conseguia, ligava e desligava, e depois de remontar meu pc ele ligou passou 1 minuto e desligou, até cheguei a trocar de tomada mas não resolveu, também tentei tirar as memórias e apenas assoprar e não resolveu. Os cabos da fonte como o de 8 pinos e 24 pinos e SATA do SSD estão bem instalados e até cheguei a recolocar.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço, preciso muito do meu computador de volta, tenho meu trabalho nele e preciso dele. Agradeço desde já.

Postado
1 minuto atrás, joao gabriel lanzi disse:

a mancer thunder 500W, comprei ela faz menos de 1 mês.

essa fonte não é confiavel. esse problema acontecia antes da troca?

• Curtir 1
Postado

não ocorria, antes eu utilizava aquelas fontes genéricas sabe? Não era nada bom. Sobre essa fonte que estou usando pesquisei e vi pessoas falando que é boa sim, tem selo 80 plus bronze, pfc ativo e é melhor que a que eu usava antes, acha que realmente pode ser ela? Tem pouco tempo de uso.

Postado
40 minutos atrás, joao gabriel lanzi disse:

Sobre essa fonte que estou usando pesquisei e vi pessoas falando que é boa sim, tem selo 80 plus bronze, pfc ativo

Ter Selo 80 Plus não significa nada. Exemplo de Fonte Lixo que no anúncio informa Selo 80 Plus.

O Equipamento é ligado direto na tomada ou utilizas filtro de linha ?

O air cooler do processador está bem colocado ? Se o processador esquenta além do limite o sistema desliga para preservação.   

• Curtir 1
Postado

O processador não está superaquecendo, o cooler está bem colocado e no HWinfo ele fica abaixo de 60 graus o tempo inteiro.

Está ligado direto na tomada sem uso de filtro de linha, mas minha rede elétrica é boa, achei sua comparação bem ruim, olha a fonte que você usa de comparação, uma knup que nem conheço essa marca, bem nada a ver.

Se puder me ajudar a resolver sem querer ficar chamando minha fonte de ruim, agradeço, pretendo até levar ao técnico.

Postado

Boa tarde, por favor leia com atenção.

Primeiramente, você precisa estar ciente de que não estamos dizendo que a tua fonte é ruim apenas por falar, temos base e argumentos para isso, bem como experiência teórica e pratica. 

1 hora atrás, joao gabriel lanzi disse:

Se puder me ajudar a resolver sem querer ficar chamando minha fonte de ruim, agradeço,

Claro que iremos ajudar com o que for possível, mas sim, a tua fonte é ruim e de baixa qualidade, devia ter procurado mais e melhor antes de comprar, se possível, acione a garantia ou devolução, mesmo que ela esteja suprindo a tua necessidade, não é uma fonte de boa qualidade e não é recomendado colocar isso em nenhum PC, mesmo que seja um i5 4gen simples como o teu pois seria uma desonra. Além disso, suponho que você não saiba o que é uma fonte bomba, como é o caso dessa Mancer, fonte bomba é uma fonte de má qualidade, que passa energia cheia de oscilações, ruídos para o hardware, e que oferece pouca a nenhuma proteção aos componentes do PC e entrega um fornecimento de energia de péssima qualidade, que tende a reduzir a vida útil da máquina, são fontes que foram reprovadas em testes de laboratório. Esses testes de laboratório testam a oscilação de energia ou a resistência da mesma sob alta carga, tem fonte que se diz de 600w que explode quando se puxa 400w, outras, sob essa carga, começam a apresentar alta oscilação de energia, inclusive muitas explodiram ou pegaram fogo ao serem exigidas em testes, são bombas mesmo, além de porcarias coisa que você nunca deve colocar no seu computador.

Fontes que se dizem de "potência real". Isso não existe, é propaganda enganosa. Isso geralmente é usado para mascarar uma potência menor que a anunciada. A grande maioria das fontes disponíveis no mercado é bomba. Só compre depois de ler várias reviews, análises e indicações sobre o modelo específico em questão. Não achou? Não compre. Além disso, você precisa saber que a Mancer é uma marca Brasileira do grupo Pichau mas os componentes internos são de fornecedores chineses, geralmente são peças recicladas e de baixa qualidade. Vou deixar alguns posts aqui do clube caso você tenha interesse, eu recomendo muito que leia.

2 horas atrás, joao gabriel lanzi disse:

tem selo 80 plus bronze, pfc ativo

qualquer fonte tem isso, selo 80+ é o mais básico do básico, só quer dizer que a fonte entrega ao menos 80% do que promete, selo 80+ é péssimo e os caras sempre colocam mesmo que a fonte não cumpra 80%, as marcas de fonte mais renomadas como Galax Omega e outras já desistiram do selo 80+ para ficar somente com o Cybernethics que é muito melhor com garantia de qualidade e eficiência.

2 horas atrás, joao gabriel lanzi disse:

não ocorria

bom, então para mim esta mais que obvio, se você tinha uma fonte e o PC funcionava muito bem e a partir do momento que trocou a fonte, começou a ter problema, então tem algo errado com a fonte, concorda comigo? o teu PC tem uma GPU? no primeiro post você disse que aconteceu quando você estava jogando, qual era o jogo? quem fez a troca da fonte no PC? foi você? mexeu em mais alguma coisa, cabos da placa-mãe etc? talvez o problema nem seja a fonte com algum defeito que esteja impedindo de mandar energia corretamente, mas estou desconfiando de que você fez algo errado, no primeiro  post você disse que o conector de 24 pinos estava bem encaixado, bem como o conector de 8 (2x8) pinos, mas fiquei curioso pois suponho que a tua placa-mãe deve ter entrada para conector de 24 pinos e de 4 (2x2) pinos apenas, sem existência de conector de 8 (2x4) pinos portanto, diga pra gente como esta conectado na placa-mãe, um conector de 4 ou de 8 pinos?

• Curtir 2
Postado

Boa tarde, agradeço por me dar essa aula de informação, sou novo na área de computadores e aqui nessa comunidade e sei o básico na parte de fontes de alimentação, sobre o caso da munha fonte atual, antes de comprar vi vários vídeos e reviews sobre ela, pode pesquisar no yt que você vai ver vários, e eles me mostraram que, essa fonte é uma fonte de entrada e serve para setups como o meu, o que você falou de que antes de eu trocar não estava ocorrendo isso, acho estranho que seja por essa fonte mancer que esteja causando o problema por que antes eu usava uma fonte prata sem marca de "450W" e que já estava aqui em casa fazia mais de 5 anos, usei ela mais para apenas ligar o pc mesmo e depois comprar outra.

Falando agora sobre os conectores, e a minha placa-mãe tem sim 8 pinos, sei que parece estranho por ser uma placa de plataforma antiga mas ela tem sim 8 pinos e 24 pinos, sobre a questão de GPU eu ainda não tenho, eu uso o pc mais para estudar, trabalhar e as vezes jogar aquele Albion Online, por favor não me julgue por isso.

Ah, e fui eu mesmo que montei o PC e fiz a troca da fonte, e eu conectei tudo corretamente sem deixar os conectores dos cabos encostando no gabinete, não afirmo que a montagem foi feita perfeitamente além do mais não sou técnico, mas acredito que eu tenha montado minimamente certo para fazer ele funcionar, montei esse pc faz uns 2 meses e não tinha acontecido nenhum erro parecido com esse.

Concluindo não sei se realmente é a fonte que esteja dando problema, e se for ficarei bem decepcionado como essa fonte que gastei 200 reaie é pior que uma genérica prata sem marca sem nenhum selo de proteção que usava antes. Com essas informações tem algo em mente do que esteja acontecendo e como resolver? Acho estranho porque nenhum tutorial no youtube agrega o pc estar desligando sozinho como se fosse que eu estivesse desligando pelo iniciar, apenas possui vídeos mostrando o pc "apagando"do nada.

Postado
28 minutos atrás, joao gabriel lanzi disse:

Falando agora sobre os conectores, e a minha placa-mãe tem sim 8 pinos, sei que parece estranho por ser uma placa de plataforma antiga mas ela tem sim 8 pinos e 24 pinos, sobre a questão de GPU eu ainda não tenho

ótimo!

eu uso o pc mais para estudar, trabalhar e as vezes jogar aquele Albion Online, por favor não me julgue por isso.

de maneira alguma eu iria fazer isso.

Com essas informações tem algo em mente do que esteja acontecendo e como resolver?

meu ultimo palpite seria as memórias, tente remover elas e limpar com uma borracha nas partes douradas onde faz o contato, depois disso veja se o problema continua, se continuar, remova um pente e deixe o outro e veja se o problema continua, vai alternando os slots e as memórias e vendo se o problema continua

você ainda tem a fonte antiga que usava? tem como testar com outra fonte? você disse que o PC desliga mas não é um desligamento brusco tipo tela preta na hora, disse que ele aparece a tela do Windows antes de desligar, tente remover o SSD ou HD e veja se ele vai desligar, ou ao menos ligar e ficar ligado na tela da BIOS, dê uma olhada e veja se tem alguma coisa na placa-mãe, tipo um parafuso que pode ter caído atrás dela e esteja ocasionando algum curto, a placa-mãe esta distanciada do gabinete através dos devidos parafusos espaçadores? tente remover todos os periféricos, mouse, teclado, fone cabode rede, etc, teria que tentar atualizar os drivers pra ver se resolve mas se você não consegue usar o PC fica difícil.

Postado

Obrigado pela resposta. 

Eu consigo usar o PC, vou tentar fazer isso nas memórias, se não resolver vou entrar na BIOS e ver se ele continua ligado, sobre a placa-mãe ela está com espaçadores e não está encostando no gabinete, e verifiquei e vi que não tem nenhum parafuso solto, a minha antiga fonte queimou por conta que ela era chaveada e tinha que teocar a tensão manualmente, em uma dessas trocas acabei queimando ao ligar na tomada, jajá faço o teste e vejo, agradeço de verdade pela resposta.

• Curtir 1
Postado

Boa noite, acabei vendo sua mensagem só hoje e só hoje que fui resolver, fiz o esquema de limpar as duas memórias ram com borracha e tive a ideia de resetar a BIOS por conta que ja mexi nela, quando eu fui para o windows ele ficou uns 5 minutos sem desligar até que ele reiniciou por conta de atualização, mas depois disso ele ficou normal, não cheguei a testar colocar o pc em alto uso mas acho que posso ter resolvido, vou ver amanhã de colocar carga nele e ver se ele fic estável, na questão de temperatura o processador ficou entre 37 e 45 graus nada demais.

Muito obrigado por ter me acompanhado até aqui, se Deus quiser resolveu essa questão e vou poder voltar a usar meu computador como antes, obrigado por me ajudar amigo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...