Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, eu atualmente tenho esse pc com um i5-3470, 16gb (8x2) de ram DDR3, e uma rx 560D 4gb e agr comprei um Ryzen 5 5500, 16gb (8x2) de DDR4 e uma placa-mãe MSI B450M Pro-VDH Max e tava super inseguro aqui se fiz uma boa escolha enquanto as peças ainda não chegam, então pensei que seria interessante vir perguntar se tinha algum curso melhor de upgrade que eu poderia ter seguido, movido pela minha ansiedade? provavelmente, mas aproveitar pra aprender também soa bom.
Num setup com esse i5 e essa gpu onde é o melhor ponto pra se focar?
Já que minha gpu é mais fraca, o processamento extra vai ficar muito desperdiçado? deveria ter escolhido diferente? (gastei R$1403,08 no upgrade pro Ryzen 5)
E no fim, fiz uma má escolha?

• Solução
Postado

Boa noite! 

Cara, levando em consideração o custo que você teve, tá ótimo. 

As memórias novas são 3200MHz? 

Seu processador novo vai te dar um leque maior de processamento em multi-tarefas e vai dar um gás a mais do que você tá acostumado. É evidente que seu setup agora é ''gpu-bond'', ou seja, limitado pela GPU. 

O ideal pra você agora é tentar fazer o upgrade da GPU o quanto antes. Uma RX6600/RTX2060 para um upgrade mais econômico te atende para jogos em 1080p por um bom tempo (1/2 anos) (até uma 1660 Super segura por um tempo (1 ano para jogos atuais e um pouco menos para lançamentos) ), mas o ideal para seu CPU e placa-mãe é algo em torno de uma RX6700/RTX3060.

Qual sua fonte atual?

Esse gráfico tem seus 80% de precisão e vai te dar um norte sobre alguns jogos em 1080p (1920x1080) nos gráficos configurados no Altoimage.png.ef95c2b1c8db974d57ff4b43347a7deb.png

Postado

oh! bom ouvir algo positivo kk
Sim as memórias são 3200MHz sim
Minha fonte atual é uma PcYes 400W Electro V2 White 80Plus
Essa fonte foi um caso viu, peguei ela porque parecia suficiente pro meu pc, mai ai no dia seguinte vi um modelo 500W por quase o mesmo preço na mesma loja que comprei ela, foi triste kk, mai enfim, é isso aí

Postado
4 minutos atrás, Quiel245 disse:

oh! bom ouvir algo positivo kk

Upgrades sempre são positivos, rs.

Sim as memórias são 3200MHz sim

Excelente. 

Minha fonte atual é uma PcYes 400W Electro V2 White 80Plus

Por enquanto sua fonte tá tranquila, mesmo sendo genérica, não é das piores.
Não tenho certeza agora, mas seu setup não vai gastar mais do que 200W durante uso. Mas para upgrades futuros considere uma de 500/550W, dependendo da GPU. 

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Upgrades sempre são positivos, rs.

kk, yay

7 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Por enquanto sua fonte tá tranquila, mesmo sendo genérica, não é das piores.
Não tenho certeza agora, mas seu setup não vai gastar mais do que 200W durante uso. Mas para upgrades futuros considere uma de 500/550W, dependendo da GPU. 

Ah sim, pode deixar

16 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Esse gráfico tem seus 80% de precisão e vai te dar um norte sobre alguns jogos em 1080p (1920x1080) nos gráficos configurados no Altoimage.png.ef95c2b1c8db974d57ff4b43347a7deb.png

Hoh! caraca, útil, muito obrigado! (vejo boas framerates aí, ainda mais considerando que meu monitor é um 768p kkk)

Postado
16 minutos atrás, Quiel245 disse:

Hoh! caraca, útil, muito obrigado! (vejo boas framerates aí, ainda mais considerando que meu monitor é um 768p kkk)

Caraca! Pode considerar como uns 40% a mais do que tá no gráfico então. E você ainda deve conseguir ativar o antialising em alguns jogos em 1366x768.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Quiel245 disse:

Então, eu atualmente tenho esse pc com um i5-3470, 16gb (8x2) de ram DDR3, e uma rx 560D 4gb e agr comprei um Ryzen 5 5500, 16gb (8x2) de DDR4 e uma placa-mãe MSI B450M Pro-VDH Max e tava super inseguro aqui se fiz uma boa escolha enquanto as peças ainda não chegam, então pensei que seria interessante vir perguntar se tinha algum curso melhor de upgrade que eu poderia ter seguido, movido pela minha ansiedade? provavelmente, mas aproveitar pra aprender também soa bom.
Num setup com esse i5 e essa gpu onde é o melhor ponto pra se focar?
Já que minha gpu é mais fraca, o processamento extra vai ficar muito desperdiçado? deveria ter escolhido diferente? (gastei R$1403,08 no upgrade pro Ryzen 5)
E no fim, fiz uma má escolha?

Depende da sua prioridade e dos jogos que você vai jogar.

Mas de forma geral eu também indicaria trocar o CPU primeiro. o i5 3470 já é um 4/4 bem antigo a esse ponto que não é muito bom nem pra um uso mais básico do dia a dia é também não é  suficiente nem pra 30 quadros muitos jogos modernos mesmo os considerados "GPU bound". Em jogos que fiquem CPU bound mesmo com a RX 560D(League Of Legends acredito que seja um) também vai dar um "gás" a mais de desempenho.

Por fim, esse core i5 não tem suporte oficial ao Windows 11, e se você faz questão de usar Windows no seu PC esse é um ponto relevante porque o Windows 10 vai perder suporte da Microsoft esse ano.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Caraca! Pode considerar como uns 40% a mais do que tá no gráfico então. E você ainda deve conseguir ativar o antialising em alguns jogos em 1366x768.

Hooray! Kk

13 horas atrás, Mr.Robott disse:

Depende da sua prioridade e dos jogos que você vai jogar.

Mas de forma geral eu também indicaria trocar o CPU primeiro. o i5 3470 já é um 4/4 bem antigo a esse ponto que não é muito bom nem pra um uso mais básico do dia a dia é também não é  suficiente nem pra 30 quadros muitos jogos modernos mesmo os considerados "GPU bound". Em jogos que fiquem CPU bound mesmo com a RX 560D(League Of Legends acredito que seja um) também vai dar um "gás" a mais de desempenho.

Por fim, esse core i5 não tem suporte oficial ao Windows 11, e se você faz questão de usar Windows no seu PC esse é um ponto relevante porque o Windows 10 vai perder suporte da Microsoft esse ano.

@Mr.Robott ah sim, pelo menos atualmente não ando jogando muitos jogos pesados gpu bound, tanto que um das principais motivações da compra foi pra poder ter uma experiência melhor com modpacks maiores no minecraft, (o i5 sofre pra renderizar chunks nesses kk) só que como minha vontade de jogar mine é bem instável eu tava me perguntando se o upgrade ia acabar não valendo a pena, mai parece que outros usos ainda vão ter uma melhoria boa né? Tava pensando em talvez testar o forza 4 com o upgrade, já joguei ele no i5 e rodava jogável até, então me pergunto o quanto o processador novo vai mudar já que é jogo mais voltado pra gpu. Bem, melhorando o tempo daqueles loadings eu tô feliz, e eu presumo que essa é uma das funções da cpu né?

E sobre o windows, meu sistema principal é linux então não ligo muito, mai é um extra eu suponho kk (o que me lembra, o anúncio dessa placa-mãe não listava windows 11, então eu presumo que ela não tem o TPM 2.0 de fábrica não, tem?)

Postado
8 minutos atrás, Quiel245 disse:

(o que me lembra, o anúncio dessa placa-mãe não listava windows 11, então eu presumo que ela não tem o TPM 2.0 de fábrica não, tem?)

O seu processador novo é compatível. A placa nesse caso só acompanha (de forma resumida).

Acho que o máximo que você vai ter que fazer é procurar algo como ''Security Device Support'' na BIOS e ativar. Mas não é certeza.

Postado
2 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

O seu processador novo é compatível. A placa nesse caso só acompanha (de forma resumida).

Acho que o máximo que você vai ter que fazer é procurar algo como ''Security Device Support'' na BIOS e ativar. Mas não é certeza.

Ooh, entendo.

parando pra pensar deve ser aquele negócio de "fTPM" que vi sobre por aí

Postado
2 horas atrás, Quiel245 disse:

Ooh, entendo.

parando pra pensar deve ser aquele negócio de "fTPM" que vi sobre por aí

Sim, um dos requisitos do Windows11 é o sistema (CPU/placa-mãe) ter TPM, no caso de AMD, fTPM

Dá pra ativar pela BIOS e conferir pelo Executar do Windows.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para qual o melhor rumo de upgrade num setup Core i5 3470 + RX 560D?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...