Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Há cerca de um mês fiz um post aqui (PC Gamer até R$10.000,00 - Montagem e upgrade de computadores de mesa - Clube do Hardware) discutindo sobre PC's na faixa dos R$ 10.000,00, entretanto, minha situação financeira não está das melhores, então cogitei fazer um upgrade parcial da máquina, meu setup atual consiste em uma GTX 1060 6Gb, i5 8400, 16gb ram DDR4, SSD sata e HD sata. Até que navegando pela internet encontrei um kit upgrade que consistiria em um Ryzen 7 9800x3d, b650m aorus elite, e 32gb ram DDR5 6000 MHz, vocês acham que compensam trocar praticamente tudo menos a placa? Caso sim, alguma recomendação?

• Rio McCloud alterou o título para Upgrade Ryzen 7 9800X3D + 32GB RAM vale a pena?
  • Membro VIP
Postado
Em 23/04/2025 às 15:47, crayuu1 disse:

Boa tarde,

Há cerca de um mês fiz um post aqui (PC Gamer até R$10.000,00 - Montagem e upgrade de computadores de mesa - Clube do Hardware) discutindo sobre PC's na faixa dos R$ 10.000,00, entretanto, minha situação financeira não está das melhores, então cogitei fazer um upgrade parcial da máquina, meu setup atual consiste em uma GTX 1060 6Gb, i5 8400, 16gb ram DDR4, SSD sata e HD sata. Até que navegando pela internet encontrei um kit upgrade que consistiria em um Ryzen 7 9800x3d, b650m aorus elite, e 32gb ram DDR5 6000 MHz, vocês acham que compensam trocar praticamente tudo menos a placa? Caso sim, alguma recomendação?

Bom dia.

Se o preço do kit que você mencionou estiver abaixo da soma do preço individual de cada peça (ou não mais que 10% acima), pode compensar bastante.

Postado

@Gabriel UObrigado pela resposta!

A questão é mais: Vale a pena comprar apenas essas peças, mesmo tendo uma GPU fraca hoje em dia. Quão diferente seria o desempenho?

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, crayuu1 disse:

@Gabriel UObrigado pela resposta!

A questão é mais: Vale a pena comprar apenas essas peças, mesmo tendo uma GPU fraca hoje em dia. Quão diferente seria o desempenho?

Sua limitação por GPU existiria, mas a percepção disso ia depender muito do que você joga.

Se o jogo em questão for um CPU Bound (isto é, mais limitado por processador), a diferença não será tão perceptível (você só vai perceber grande aumento na estabilidade). Porém, para jogos mais pesados em gráficos, aí sim, você deve conseguir notar a diferença.

É verdade que, na dinâmica de força entre processador e placa de vídeo, é sempre melhor conviver com sobra de placa de vídeo, mas, nesse caso, não é impossível de manter (por ser temporário). Basta fazer ajustes como a trava de FPS por exemplo, e em alguns jogos, a gameplay ainda pode ser muito fluída (a GTX 1060 não é uma placa muito ruim).

Postado

O Ryzen 9800X3D é o melhor CPU "gamer" atual, mas custa uns R$ 3.200,00.

O detalhe é que comprar um para usar com com uma GTX1060 não faz muito sentido, é mais lógico é vender seu kit atual CPU+placa-mãe+memória+GPU, comprar um kit mais acessível, ex. Ryzen 7600 e uma GPU melhor. 

Postado

@1lokosObrigado pela resposta.

Sei que não faz muito sentido, a questão é: Vamos supor que eu vá gastar 10-11K em um PC completo atualmente, isso daria um r7 7700 e uma rx 7800xt, por exemplo, entretanto, cogitei a ideia de comprar apenas o 9800x3d mais outros componentes necessários, o q daria uns 7-8k, e daqui alguns meses, comprar uma placa de vídeo melhor, gastando 5-6k, não faço isso de uma vez por n ter a grana necessária, entende?

Diante disso, o plano de usar a 1060 seria estritamente temporário, até eu substitui-la por uma placa a altura.

Sendo assim, a dúvida é: Compensa comprar o PC "dividido" em duas partes (9800x3d e componentes necessários) e depois de meses - 1 ano adquirir uma nova GPU, usando alguma promoção, por exemplo, e quebrar o galho com a 1060, ou compensa mais comprar o PC "inteiro" de uma vez, mesmo tendo um downgrade grande em relação a CPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...