Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com problema relacionado ao driver de áudio e vídeo

Dados do sistema:
Windows 10 PRO (Atualização mais recente)

Desktop: Mini desktop 260 g1 Multilaser
Processador: Intel Core i3-5005u

BIOS: UEFI American Megatrends Inc. 014

Fabricante placa-mãe: Multilaser (vídeo integrado)

Problema: Estou com problema relacionado ao driver de vídeo, quando instalo um driver de vídeo, seja através do Windows update, seja baixando no site do fabricante do equipamento ou no site da Intel o vídeo desconecta, quando reinicia e começa a fazer o recarregamento do Windows o vídeo desconecta e tenho que fazer o desligamento forçado. E tenho que fazer uma formatação apagando tudo que tem nos armazenamentos, não funciona usando ponto de restauração ou desinstalando driver pelo cmd.
Motivo de precisar do driver:
-Minha tela fica bloqueada a resolução;
-Minha tela fica com margens encobrindo a barra de tarefas e coisas a esquerda;
- Meu equipamento fica sem áudio, tanto pela porta HDMI, VGA e P2;

O que já fiz:
-Já utilizei outros cabos em diversas entradas (HDMI, VGA e P2(para áudio));
-Já tentei iniciar em modo segurança;
- Já desinstalei os driver de áudio e vídeo;
- Já tentei usar driver do fabricante, da Intel e Windows update;
-Já resetei a BIOS pelo hardware;

-Já alterei configurações de energia;
- Já formatei umas 5 vezes; 

- Já tentei desinstalar e instalar driver, limpar registros pelo cmd (usando mídia de recuperação do Windows)

-Já troquei placa de memória , passei limpa contato, borracha e etc...

• Membro VIP
Postado

Pelo seu relato a impressão que tenho é que você tem um problema com o vídeo integrado, isso leva a crer que o problema seja no processador, pois ele quem controla essa função. Minha dica seria adquirir uma placa de vídeo off-board para resolver seu problema.

• Curtir 1
Postado

O interessante é que estava fazendo alguns testes conectei o VGA e HDMI juntos as telas duplicaram, mas não reconhece como telas independentes e a resolução da tela reduziu e removeu as tarjas pretas, sobre o áudio, consegui instalar um driver bem antigo, começou a funcionar o áudio na entrada P2, mas não funciona via Bluetooth, HDMI e VGA.

• GabrielLV alterou o título para Vídeo desconecta após instalar driver no Multilaser 260 G1 i3-5005u
Postado
Em 26/04/2025 às 12:30, FoxBlack disse:

Já pensou em testar o Windows 11 ou mesmo uma distro Linux ?

Fiz as instalações de outros sistemas e o erro se manteve. Acredito que o erro seja de hardware como vocês falaram acima

Postado

Leve a um técnico de confiança para os devidos testes.

Se for confirmado problema na placa-mãe e não tiver solução, quanto terias para investir em uma nova placa, mantendo o processador  i3-5005u ? 

Caso, resolva mudar de plataforma, quanto terias para investir em uma configuração nova ?

• Membro VIP
Postado
Em 25/04/2025 às 04:16, erik_tma disse:

Problema: Estou com problema relacionado ao driver de vídeo, quando instalo um driver de vídeo, seja através do Windows update, seja baixando no site do fabricante do equipamento ou no site da Intel o vídeo desconecta, quando reinicia e começa a fazer o recarregamento do Windows o vídeo desconecta e tenho que fazer o desligamento forçado.

[...]
Motivo de precisar do driver:
- Minha tela fica bloqueada a resolução;
- Minha tela fica com margens encobrindo a barra de tarefas e coisas a esquerda;
- Meu equipamento fica sem áudio, tanto pela porta HDMI, VGA e P2;

O que já fiz:
- Já utilizei outros cabos em diversas entradas (HDMI, VGA e P2(para áudio));
- Já tentei iniciar em modo segurança;
- Já desinstalei os driver de áudio e vídeo;
- Já tentei usar driver do fabricante, da Intel e Windows update;
- Já resetei a BIOS pelo hardware;

- Já alterei configurações de energia;
- Já formatei umas 5 vezes; 

- Já tentei desinstalar e instalar driver, limpar registros pelo cmd (usando mídia de recuperação do Windows)

- Já troquei placa de memória , passei limpa contato, borracha e etc...

Boa tarde. É a primeira vez que vejo um caso como o seu.

Enquanto o seu driver de vídeo não está instalado, a área destinada ao processamento de vídeo (gráficos integrados) fica desligada/inativa, no processador. E quem processa o vídeo, enquanto isso, são os núcleos principais da CPU, já que o sistema cria um software que passa as informações da interface gráfica ao processador, como um adaptador gráfico virtual.

Assim que o driver de vídeo é instalado e o Windows reinicia, agora detectando um driver de vídeo presente, o sistema desliga a parte de si que transmite o vídeo ao processador e passa a tentar processar o vídeo com as instruções próprias para a GPU. Se sua tela está desligando ao fim desse processo, significa que sua GPU integrada, ou alguma das conexões dela com o barramento, está danificada fisicamente, e não vai funcionar. Se mesmo em outros sistemas o problema persiste, não há muito o que você possa fazer, a não ser procurar um técnico especializado, com equipamento apropriado para avaliar os circuitos do processador, ou usar o computador/processador sem os gráficos integrados ativos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!