Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Após 8 anos de uso, enfim chegou a hora de aposentar a guerreira RX 480. Preciso da ajuda de vcs para escolher uma placa para meu setup que consiga entregar boa performance em QHD em conjunto com algum monitor desse tópico (quem puder ajudar lá eu agradeço).

Ryzen 5 7600

Gigabyte B650M Aorus Elite (rev 1.2)

AG400 PLUS

Corsair Vengeance 32GB (2X16GB) 6000MHz CL36

XFX RX 480 8GB

XPG Core Reactor 650W

Gabinete Cooler Master CM 690 II

Dúvidas:

1 - Meu setup vai aguentar rodar bem em QHD?

2 - Vou precisar trocar a fonte? (acho que dei bobeira na potência)

Pretendo fazer a compra mais para o final do ano dependendo de como vão estar os preços ( só estou postando agora para ter uma ideia do que ficar de olho e por causa do monitor, porque tenho que trocar o meu urgente).

Se possível gostaria de uma recomendação para ficar alguns anos (não ter que trocar logo).

Desde já obrigado.

Postado

A melhor opção de placa até R$5.000 ATUALMENTE é a RX 7800 XT. Você deve encontra-la abaixo de R$4.500, mas ela já chegou a custar por volta de R$3.800-4.000 alguns meses atrás. Porém você está fazendo essa pergunta na hora errada, se você só vai comprar no fim do ano, então pergunte no fim do ano, porque os preços mudam o tempo todo e é bem provável de daqui alguns meses a AMD tire a RX 7800 XT do mercado.

A placa de nova geração mais próxima do desempenho da RX 7800 XT atualmente é a RTX 5070, que na verdade fica até um pouco acima, porém está mais cara (R$5.000+) e tem menos VRAM, 12GB logo será um gargalo para se jogar em 1440p com gráficos altos.

Screenshot_97.png.0a98d6bd99736d6eba1910ccbb66e7a7.png

Seu setup não terá um problema nenhum para rodar jogos junto com essa placa, é um setup recente e bem equilibrado.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Porém você está fazendo essa pergunta na hora errada, se você só vai comprar no fim do ano, então pergunte no fim do ano, porque os preços mudam o tempo todo e é bem provável de daqui alguns meses a AMD tire a RX 7800 XT do mercado.

Eu sei disso. só estou perguntando agora para ter noção de qual faixa de placa terei que pesquisar (referente a performance) e para juntar a grana até lá. E também por causa do monitor, pois preciso trocar o atual que pode parar a qualquer momento.( não adianta pegar um monitor extremamente bom se a VGA não der conta de entregar o desempenho necessário).

Obrigado pelas sugestões.

Postado

@Spartan_br a unica coisa que você precisa saber é quanto desempenho a placa entrega pelo valor que está sendo vendido. Se ela estiver entregando menos desempenho que uma placa mais barata que ela, então provavelmente não vale a pena. Ou se você está pagando uma diferença muito grande em relação a uma placa que entrega pouca coisa a menos e custa muito menos também, então provavelmente não vale a pena.

Outra coisa pra se ficar atento hoje em dia é na quantidade de VRAM, a NVIDIA começou a capar a quantidade de VRAM das suas placas nos últimos anos, e isso vem afetando o desempenho das placas em jogos. Conhecidentemente foi bem na época que começou esse negócia de IA (que precisa de bastante VRAM), sendo que a NVIDIA é a maior empresa no mercado de IA atualmente. Forçar que IA seja algo mais nichado faz com que produtos próprios para IA sejam mais valorizados.

Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Outra coisa pra se ficar atento hoje em dia é na quantidade de VRAM, a NVIDIA começou a capar a quantidade de VRAM das suas placas nos últimos anos, e isso vem afetando o desempenho das placas em jogos.

Sim, neste teste do hardware unboxed eles provam como a falta de VRAM atrapalha o desempenho da placa:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...