Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoas, tenho uma dúvida bem breve. Acho que todo mundo conhece o SSD KINGSTON NV3 1TB M.2 2280 NVMe PCIE 4.0 e sabe da sua velocidade absurda tanto para gravação quanto para leitura de dados. Ele está num preço ótimo de 410 reais e eu tenho frete grátis além de dividir em até 8x sem juros. Gostaria de saber se ele funcionaria normalmente numa placa-mãe que não suporta o PCIe 4.0 como por exemplo qualquer A520M como a da ASUS TUF Gaming. Tipo, eu sei que ele pode não atingir as velocidades prometidas, mas queria saber se ele vai funcionar pelo menos, mesmo que não seja tão rápido quanto já que eu posso fazer um upgrade da placa-mãe futuramente.

• Moderador
  • Solução
Postado

Sim, a tecnologia é retrocompatível, ele vai funcionar nas velocidades de PCI 3.0 ao ser usado com as A520

Só confirme qual a A520 que vai usar para deixar registrado

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Dedé4U Boa tarde!

Sim, um SSD PCIe 4.0 funciona em uma placa-mãe A520M, mas com limitações:

Como você mesmo disse ele vai funcionar normalmente, mas em velocidade PCIe 3.0, ou seja, com metade do desempenho máximo que ele poderia atingir.

Vale a pena usar um SSD PCIe 4.0 numa A520M?

Comprar um PCIe 3.0 mais barato com desempenho semelhante na A520M, ou se você tem planos de upgrade, vai em frente e utiliza ele com metade do desempenho e depois que trocar de placa pode usar toda a capacidade dele.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Firesnake @Banunin Obrigado pelas recomendações. Eu já estava de olho nesse SSD e ele está por 410 reais enquanto o da Lexar que o colega mencionou está por 400 reais, a julgar pela diferença eu iria fácil no da Kingston, mas se a velocidade dele realmente for cortada pela metade, então não compensa já que ele iria operar com uma leitura de 3000 e gravação de 2000 então o da Lexar (3500 e 3000) seria melhor realmente 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Não que seja literalmente metade da velocidade, creio que se comparar apenas a leitura e escrita de ambos em PCI 3.0, você não verá diferença no uso comum

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...