Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Gostaria de uma ajuda de vocês. Tenho um Notebook Compaq Presário CQ40 713BR e a muito tempo ele está parado, recentemente quis revivê-lo e me lembro que um problema que ocorria com ele era que quando ia entrar no Windows a tela fica preta com um monte de riscos coloridos, um técnico que levei a máquina me disse que o driver de vídeo atualiza e é por isso que isso acaba ocorrendo, não sei se é verdade isso, gostaria de outras opiniões por que o notebook está novo, vi no market place do Facebook um notebook de outra marca com as mesmas configurações que o meu e a pessoa está vendendo com Windows 10 ainda e o técnico me disse que eu não vou conseguir rodar Windows 10 por conta da atualização do driver de vídeo, não consegui instalar nem o Windows 7 que dá a mesma coisa e também fiz o teste com monitor externo e a tela preta com riscos apareceu no monitor também, assim gostaria de uma ajuda pra ver se consigo de alguma maneira recuperar este notebook. Vi um vídeo também em que o cara retira da placa-mãe o chip de vídeo e resolda o chip e voltou a tela (apesar de que o dele estava dando só tela preta direto) a aparecer a imagem e também não acredito que seja a tela nem o cabo flat dela.

desde já obrigado!!

WhatsApp Image 2025-05-14 at 5.00.34 PM.jpeg

WhatsApp Image 2025-05-14 at 4.59.21 PM.jpeg

Postado

Me parece algo chamado Artefato, que é esses bits aleatórios ou manchas na imagem de um computador. Isso acontece quando a placa de vídeo ou vídeo integrado já está na UTI perto de desligar os aparelhos, vulgo apresenta defeitos e problemas crônicos no chip.

• Curtir 1
Postado

@mvvassolerboa tarde! tudo bem? espero que sim

Esse sintoma — tela preta com riscos coloridos ao tentar entrar no Windows — é um clássico problema gráfico, e no caso do Compaq Presario CQ40-713BR, é muito provável que a causa seja a GPU integrada da série NVIDIA

Falha da GPU NVIDIA (solda BGA trincada ou chip queimando)

Esse notebook é de uma geração com defeito crônico nas GPUs NVIDIA da época (G84/G86).

Com o tempo, as soldas esquentam, esfriam, e trincam (efeito "BGA cracking").

O resultado são artefatos gráficos, riscos coloridos, tela preta, ou travamentos.

Problema de superaquecimento antigo agravado pela pasta térmica seca:

O cooler entupido ou pasta térmica ressecada deixa a GPU fritar rápido, piorando o estado dela.

O técnico ao menos abriu seu notebook?

O que você pode tentar para diagnosticar ou recuperar:

1. Verificar se entra no modo de segurança: 

Ligue o notebook e pressione repetidamente F8.

Tente selecionar “Modo de Segurança com Prompt de Comando”.

Se entrar, isso sugere que o driver de vídeo (modo gráfico avançado) é o gatilho da falha.

Se o modo de segurança funciona e o sistema não dá artefatos, o problema pode ser o driver de vídeo NVIDIA ativando a GPU defeituosa.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Notebook Compaq Presário CQ40 713BR com tela preta com riscos coloridos
Postado

@Firesnake Entendi Firesnake!

Em resposta à sua pergunta, não, o técnico não abriu o notebook, mas só disse que por atualizar o driver de vídeo isso ocorria. Você acredita que se retirar o chip da placa-mãe e ressoldar ele volta? como eu disse na explicação em que eu vi um vídeo do rapaz retirando o chip e ressoldando, dependendo de como for eu mesmo faço. Quanto ao diagnóstico eu tentei entrar em modo de segurança e uma tela do windows apareceu dizendo que o windows não pôde concluir a instalação em modo de segurança, reinicie o computador para continuar, aí quando inicio aparece o logo do windows e dá a tela de artefatos.  

OBS: coloquei anexo uma imagem que peguei na internet com a mensagem que apareceu para mim

Capturar.PNG

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!