Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou enfrentando problemas técnicos com meu computador e gostaria de relatar tudo com detalhes, pois os erros persistem mesmo após várias tentativas de correção.

⚙️ Setup:

Placa-mãe: Gigabyte B550M AORUS ELITE (BIOS atualizada)

Processador: AMD Ryzen 5 5600X (Driver de chipset atualizado)

Placa de vídeo: RTX 3060Ti (Driver de vídeo atualizado)

memória RAM: 16GB (2x8GB) XPG Spectrix D60G 3600MHz (rodando a 3200MHz)
⤷ Testadas com MemTest86 por 2h30min — nenhum erro detectado

SSD: Kingston NV2 500GB M.2 NVMe – com firmware atualizado

HD Secundário: Seagate Barracuda 1TB – onde o sistema está atualmente instalado

Fonte: MSI A650BN 650W PFC Ativo 80 Plus Bronze

Sistema Operacional: Windows 10 Home

Antivírus: Kaspersky

Descrição do Problema:

Inicialmente, o sistema estava instalado no SSD Kingston NV2, que apresentava os seguintes sintomas:

Travamentos aleatórios

Telas azuis (BSOD)

Após travamentos, o SSD não era reconhecido na BIOS, sendo necessário desligar o PC manualmente pelo botão Power e ligar novamente para o SSD ser detectado.

Ações realizadas:

Verificação com o Kingston SSD Manager indicou 94% de integridade.

Firmware do SSD atualizado.

BIOS da placa-mãe atualizada.

TPM 2.0 e Secure Boot ativados.

Nenhum overclock em uso (Atualmente, pois eu havia feito um overclock/undervolt no processador a alguns meses, mas eu resetei as configs da placa-mãe, então acredito ter voltado ao normal)

memória RAM testada com MemTest86 por mais de 2 horas e meia — nenhum erro detectado.

Para eliminar o SSD como causa, instalei o Windows 10 Home em um HD Seagate de 1TB, mas o erro de tela azul voltou a ocorrer (Apenas 1 vez, atualmente estou usando o pc por aproximadamente 4 horas e ainda nenhuma outra tela azul ou travamento, porém, com o SSD também ficava por horas e as vezes dias sem dar problema). Inclusive, o SSD Kingston estava completamente desconectado fisicamente durante esse único erro, o que confirma que o SSD não é o único responsável pelo problema.

Erro adicional – Vanguard (LoL/TFT):

Mesmo com TPM e Secure Boot ativados, o jogo League of Legends/Teamfight Tactics apresentou o erro VAN 136, impedindo a inicialização. Mas aconteceu apenas uma vez.

Antes eu estava usando o Windows 11 no SSD, formatei ele algumas vezes, inclusive tava dando tela azul durante a formatação, quando finalmente consegui formatar, achei que tinha resolvido, porém, voltou a acontecer as telas azuis e reinicios repentinos com o mesmo sintoma de não reconhecer o SSD. Daí resolvi formatar com o Windows 10, ainda no SSD, e sem sucesso, ainda continou acontecendo. Por fim achando que o problema fosse o SSD, formatei no HD e retirei o SSD da placa-mãe, e depois de muito tempo ligado, o PC deu tela azul de novo, e no momento eu estava apenas assistindo no google chrome.

Também reparei que o HD fica constantemente a 100% de uso, isso inclusive acontecia antes de eu comprar o SSD, mas também tava acontecendo com ele, de ficar 100% de uso sem motivo aparente, o que me fez pensar que pudesse ser algum problema do windows, e por isso fiz tantas formatações, também achei que pudesse ser driver ou algum arquivo essencial corrompido, mas acredito que a formatação resolve isso (ou pelo menos deveria). Também fiz a verificação com o comando sfc /scannow no cmd como administrador, e não foi detectado erros, logo em seguida utilizei o código DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth para restaurar qualquer erro.

Como informação adicional, a 3 meses eu coloquei um Kit Cooler FAN Corsair LL Series, 120mm de 3 Fans com o Node Pro da Corsair Lighting conectado no usb interno da placa-mãe. Essa informação acredito ser necessária porque o ChatGPT disse que pode ser conflito de algum driver, sendo do antivirus (Kaspersky), do vanguard ou do iCUE (app da corsair de RGB). Mas eu usei os 3 apps juntos por 3 meses sem problemas, e o vanguard e o kaspersky eu uso juntos a anos.

Pra caso de suspeitas da fonte, informações importantes sobre: Tomada 110v, uso filtro de linha iClamper para conectar o Monitor LG Ultragear 24', o PC, uma extensão para carregar o celular e as vezes um notebook e uma TV Samsung 42'. Vale ressaltar que a tomada de 110v com esses mesmos equipamentos eu também uso a bastante tempo, aproximadamente 8 meses. E por fim, a fonte foi adquidira em Fevereiro de 2023, pouco mais de 2 anos de uso, ainda se encontra no tempo de garantia.

Vou deixar em anexo algumas fotos que tirei de alguns dos erros e problemas, inclusive um deles é de um teste que fiz pra monitorar o SSD, e deu um erro que me fez pensar que o SSD era o problema, e agora sabendo que deu erro mesmo sem ele conectado na placa-mãe, me leva a crer que pode ter sido erro de algum sensor ou bug do windows.

IMG-20250515-WA0008.jpg

IMG-20250515-WA0009.jpg

IMG-20250515-WA0010.jpg

IMG-20250515-WA0011.jpg

IMG-20250515-WA0012.jpg

IMG-20250515-WA0013.jpg

IMG-20250515-WA0014.jpg

• Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, OnlyL disse:

Olá!

Estou enfrentando problemas técnicos com meu computador e gostaria de relatar tudo com detalhes, pois os erros persistem mesmo após várias tentativas de correção.

⚙️ Setup:

Placa-mãe: Gigabyte B550M AORUS ELITE (BIOS atualizada)

Processador: AMD Ryzen 5 5600X (Driver de chipset atualizado)

Placa de vídeo: RTX 3060Ti (Driver de vídeo atualizado)

memória RAM: 16GB (2x8GB) XPG Spectrix D60G 3600MHz (rodando a 3200MHz)
⤷ Testadas com MemTest86 por 2h30min — nenhum erro detectado

SSD: Kingston NV2 500GB M.2 NVMe – com firmware atualizado

Fonte: MSI A650BN 650W PFC Ativo 80 Plus Bronze

Sistema Operacional: Windows 10 Home

Antivírus: Kaspersky

Descrição do Problema:

Inicialmente, o sistema estava instalado no SSD Kingston NV2, que apresentava os seguintes sintomas:

Travamentos aleatórios

Telas azuis (BSOD)

Após travamentos, o SSD não era reconhecido na BIOS, sendo necessário desligar o PC manualmente pelo botão Power e ligar novamente para o SSD ser detectado.

Ações realizadas:

Verificação com o Kingston SSD Manager indicou 94% de integridade.

Firmware do SSD atualizado.

BIOS da placa-mãe atualizada.

TPM 2.0 e Secure Boot ativados.

Nenhum overclock em uso (Atualmente, pois eu havia feito um overclock/undervolt no processador a alguns meses, mas eu resetei as configs da placa-mãe, então acredito ter voltado ao normal)

memória RAM testada com MemTest86 por mais de 2 horas e meia — nenhum erro detectado.

Para eliminar o SSD como causa, instalei o Windows 10 Home em um HD Seagate de 1TB, mas o erro de tela azul voltou a ocorrer (Apenas 1 vez, atualmente estou usando o pc por aproximadamente 4 horas e ainda nenhuma outra tela azul ou travamento, porém, com o SSD também ficava por horas e as vezes dias sem dar problema). Inclusive, o SSD Kingston estava completamente desconectado fisicamente durante esse único erro, o que confirma que o SSD não é o único responsável pelo problema.

Erro adicional – Vanguard (LoL/TFT):

Mesmo com TPM e Secure Boot ativados, o jogo League of Legends/Teamfight Tactics apresentou o erro VAN 136, impedindo a inicialização. Mas aconteceu apenas uma vez.

Antes eu estava usando o Windows 11 no SSD, formatei ele algumas vezes, inclusive tava dando tela azul durante a formatação, quando finalmente consegui formatar, achei que tinha resolvido, porém, voltou a acontecer as telas azuis e reinicios repentinos com o mesmo sintoma de não reconhecer o SSD. Daí resolvi formatar com o Windows 10, ainda no SSD, e sem sucesso, ainda continou acontecendo. Por fim achando que o problema fosse o SSD, formatei no HD e retirei o SSD da placa-mãe, e depois de muito tempo ligado, o PC deu tela azul de novo, e no momento eu estava apenas assistindo no google chrome.

Também reparei que o HD fica constantemente a 100% de uso, isso inclusive acontecia antes de eu comprar o SSD, mas também tava acontecendo com ele, de ficar 100% de uso sem motivo aparente, o que me fez pensar que pudesse ser algum problema do windows, e por isso fiz tantas formatações, também achei que pudesse ser driver ou algum arquivo essencial corrompido, mas acredito que a formatação resolve isso (ou pelo menos deveria). Também fiz a verificação com o comando sfc /scannow no cmd como administrador, e não foi detectado erros, logo em seguida utilizei o código DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth para restaurar qualquer erro.

Como informação adicional, a 3 meses eu coloquei um Kit Cooler FAN Corsair LL Series, 120mm de 3 Fans com o Node Pro da Corsair Lighting conectado no usb interno da placa-mãe. Essa informação acredito ser necessária porque o ChatGPT disse que pode ser conflito de algum driver, sendo do antivirus (Kaspersky), do vanguard ou do iCUE (app da corsair de RGB). Mas eu usei os 3 apps juntos por 3 meses sem problemas, e o vanguard e o kaspersky eu uso juntos a anos.

Pra caso de suspeitas da fonte, informações importantes sobre: Tomada 110v, uso filtro de linha iClamper para conectar o Monitor LG Ultragear 24', o PC, uma extensão para carregar o celular e as vezes um notebook e uma TV Samsung 42'. Vale ressaltar que a tomada de 110v com esses mesmos equipamentos eu também uso a bastante tempo, aproximadamente 8 meses. E por fim, a fonte foi adquidira em Fevereiro de 2023, pouco mais de 2 anos de uso, ainda se encontra no tempo de garantia.

Vou deixar em anexo algumas fotos que tirei de alguns dos erros e problemas, inclusive um deles é de um teste que fiz pra monitorar o SSD, e deu um erro que me fez pensar que o SSD era o problema, e agora sabendo que deu erro mesmo sem ele conectado na placa-mãe, me leva a crer que pode ter sido erro de algum sensor ou bug do windows.

IMG-20250515-WA0008.jpg

IMG-20250515-WA0009.jpg

IMG-20250515-WA0010.jpg

IMG-20250515-WA0011.jpg

IMG-20250515-WA0012.jpg

IMG-20250515-WA0013.jpg

IMG-20250515-WA0014.jpg

Bom dia. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Primeiramente, agradeço pelo post muito detalhado. Qual método de instalação do Windows você usou em todas as vezes?

Postado
2 horas atrás, OnlyL disse:

Instala o Sistema no SSD, deixando o disco(HD) para arquivos como música, fotos, documentos, etc....

• Confuso 1
Postado
10 horas atrás, Gabriel U disse:

Bom dia. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Primeiramente, agradeço pelo post muito detalhado. Qual método de instalação do Windows você usou em todas as vezes?

eu usei um pendrive bootável, com uma mídia criada com download o site da microsoft.

8 horas atrás, FoxBlack disse:

Instala o Sistema no SSD, deixando o disco(HD) para arquivos como música, fotos, documentos, etc....

o windows estava no SSD antes, e esta agora, eu coloquei no HD pra testar se daria o mesmo problema, e deu. agora voltei pro SSD

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, FoxBlack disse:

verifica as condições do disco(SSD/HD) - CrystalDiskInfo

Acesse o prompt de comando como administrador e execute:

chkdsk /f /r  x:  

Troque a letra x pela correspondente do disco(HD)

No Aplicativo do CrystalDiskInfo, o SSD esta com 94% saudável, tudo azul sem erros, e o HD tá 100% saudável também com tudo azul e sem erros. Eu coloco o comando q você mandou no cmd como adm, coloquei pra verificar o disco C (SSD) e reiniciei o PC pra ele examinar, mas aparece a mensagem “Analisando e reparando o disco C” e logo em seguida entra no windows. Fiz o mesmo comando pro disco F (HD) e durante a verificação da tela azul, então não consegui finalizar a analise. Atualmente o Win 10 esta no SSD KINGSTON 500gb NVMe M.2 e o HD SEAGATE BARRACUDA 1TB esta apenas com documentos e etc.

Postado
3 horas atrás, FoxBlack disse:

Vamos a uma contra prova -> Utilize o HdTune para um teste de superfície.

Isso que você queria ver?

image.png.c78421d244a608e3cbb686f712a9fbc3.png

Postado

Dado a complexidade do seu caso, recomendo tentar fazer uma instalação com o mínimo de hardware possível: Remova tudo da placa-mãe e conecte apenas o necessário para o PC ligar. Coloque a fonte, a CPU com seu cooler/dissipador (e pasta térmica), a GPU, apenas 1 pente de memória e o HDD SATA. Na BIOS, dê outro reset e deixe tudo no padrão, incluindo as frequências da memória (não use XMP). Externamente conecte apenas o monitor, teclado e o mouse, mais nada. Se possível faça isso numa bancada (fora do gabinete). Então tente fazer uma formatação limpa nessa situação e veja se telas azuis continuam a surgir aleatoriamente.

Use o computador dessa maneira por um tempo e depois nos conte como ele se comportou.

Pela minha pesquisa pessoal, os três itens que apareceram mais vezes como eventuais responsáveis para esses erros de telas azuis foram a fonte, a placa-mãe (na parte relacionada a controladora SATA/NVMe) e a memória, mas este último você já descartou. Por isso é bom você testar isoladamente o hardware.

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, Lord_Dracon disse:

Dado a complexidade do seu caso, recomendo tentar fazer uma instalação com o mínimo de hardware possível: Remova tudo da placa-mãe e conecte apenas o necessário para o PC ligar. Coloque a fonte, a CPU com seu cooler/dissipador (e pasta térmica), a GPU, apenas 1 pente de memória e o HDD SATA. Na BIOS, dê outro reset e deixe tudo no padrão, incluindo as frequências da memória (não use XMP). Externamente conecte apenas o monitor, teclado e o mouse, mais nada. Se possível faça isso numa bancada (fora do gabinete). Então tente fazer uma formatação limpa nessa situação e veja se telas azuis continuam a surgir aleatoriamente.

Use o computador dessa maneira por um tempo e depois nos conte como ele se comportou.

Pela minha pesquisa pessoal, os três itens que apareceram mais vezes como eventuais responsáveis para esses erros de telas azuis foram a fonte, a placa-mãe (na parte relacionada a controladora SATA/NVMe) e a memória, mas este último você já descartou. Por isso é bom você testar isoladamente o hardware.

Eu resolvi dar mais uma chance de usar o HD com o Windows, por enquanto não to usando o SSD, só o HD. O SSD tá conectado na placa-mãe, mas ele não está detectável pelo sistema, desde a hora que comecei a formatar o HD. No momento estou usando o HD com o Windows 10 a aproximadamente 4 horas, e até o momento nenhuma tela azul ou desligamento, já atualizei tudo que tinha no windows update, instalei o driver de chipset e de vídeo. Estou instalando os programas e jogos que costumo usar, e no momento estou rodando um teste no próprio HD com o HD Tune, segue em anexo o teste até agora. Dito isso, caso venha a se repetir a tela azul ou desligamentos repentinos mesmo com o HD, caso eu não consiga diagnosticar como um problema de driver ou arquivo corrompido, vou tentar a sua sugestão. Obrigado pela ideia.

hd tune teste.png

• Curtir 1
  • Solução
Postado
28 minutos atrás, FoxBlack disse:

Pelo visto não há problemas com o disco(HD)

Fiz este teste também, só pra desencargo, mas esse não é o HD que está causando várias telas azuis,esse HD causou apenas 1, e agora eu acho que talvez a tela azul que tenha dado no HD fosse algum driver ou arquivo corrompido pelas telas azuis que foram causadas pelo SSD, estou usando o Windows nesse HD a 5 horas e até agora nada de desligamentos repentinos ou telas azuis. Agora vou fazer esse mesmo teste no SSD (que é o que estava com o windows antes, e que era o usado durante as varias e varias telas azuis). Depois volto com mais atualizações, caso dê tela azul no HD ou com o teste do SSD completo.

hd tune teste completo.png

@FoxBlack As informações de saúde do SSD nem sequer aparecem. Será que é porque ele ainda está com o windows instalado, e não é possível monitorar porque ele não está apenas como armazenamento?image.png.82625539eb10c7f9f75ca48ed215b274.png

20 minutos atrás, OnlyL disse:

Fiz este teste também, só pra desencargo, mas esse não é o HD que está causando várias telas azuis,esse HD causou apenas 1, e agora eu acho que talvez a tela azul que tenha dado no HD fosse algum driver ou arquivo corrompido pelas telas azuis que foram causadas pelo SSD, estou usando o Windows nesse HD a 5 horas e até agora nada de desligamentos repentinos ou telas azuis. Agora vou fazer esse mesmo teste no SSD (que é o que estava com o windows antes, e que era o usado durante as varias e varias telas azuis). Depois volto com mais atualizações, caso dê tela azul no HD ou com o teste do SSD completo.

hd tune teste completo.png

@FoxBlack As informações de saúde do SSD nem sequer aparecem. Será que é porque ele ainda está com o windows instalado, e não é possível monitorar porque ele não está apenas como armazenamento?image.png.82625539eb10c7f9f75ca48ed215b274.png

@FoxBlack Aparentemente encontramos o culpado

image.png.7602ebd2a8ceba75a64cf9eaae9ccb3f.png

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Lord_Dracon disse:

Estranho isso aí, metade do SSD pifar do nada.

Tem certeza que seu SSD é original?

Baixe o programa oficial da Kingston para SSDs, o Kingston SSD Manager e nos mande um print de como o SSD aparece no programa.

Sim é original, foi comprado no site da Amazon, e o app da Kingston reconhece ele, mas diz que está tudo certo e sem erros. Eu não tenho o print de como ele aparece no app, porque eu retirei o SSD do computador pra evitar que dê mais algum erro, mas eu já havia usado o app pra atualizar o firmware dele. Já entrei em contato com a garantia do SSD, eles pediram fotos frente e verso dele, vou aproveitar e mandar essa foto do teste no HD Tune, faz menos de 3 anos que comprei ele, então ainda tá no tempo de garantia.

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, Lord_Dracon disse:

@OnlyL Você não teve mais telas azuis usando o Windows somente no HDD sem o SSD conectado?

Então, to usando o pc desde sexta quando formatei o HD com o Windows 10, até agora nenhuma tela azul. Vou atualizando por aqui, mas aparentemente era o SSD mesmo o problema. Mandei as fotos que o suporte da Kingston pediu por conta da garantia, vou esperar eles me responderem, provavelmente só amanhã terei algum retorno.

• Curtir 2
Postado

Boa tarde!

Bom, já se passaram 4 dias, e até agora nenhuma tela azul ou desligamento abrupto do sistema, dito isso, concluí que realmente o problema era o SSD. Embora eu não saiba o porque dele ter dado esse problema, não sei se foi tempo de uso (apesar de eu achar 2 anos e pouco de uso muito pouco tempo pra acontecer isso). Não tenho problemas recorrentes de energia (cair energia frequentemente), a fiação do meu apartamento não tem problemas, uso o iClamper como filtro de linha, e talvez a única coisa que eu devesse ficar mais atento é a tomada 110v, porque vi que nessa tensão pode ocorrer instabilidade, e meio que a fonte tem que se desgastar mais pra entregar a estabilidade da energia. Queria agradecer a todos que tentaram ajudar de alguma forma, mas queria agradecer imensamente ao @FoxBlack que deu a dica do programa HD Tune pra fazer o teste, porque antes eu só havia feito testes de HD no próprio app da fabricante do SSD (Kingston) e no CrystalDiskInfo, e em nenhum acusou problemas no SSD, e pelo fato de quando eu formatei o meu pc no HD pra fazer o teste se os erros se repetiriam, ter dado tela azul também, acreditei fortemente que não era o SSD, e descartei ele como possibilidade dos problemas, e passei a procurar outros culpados. Mas agora eu percebo que a tela azul que deu quando eu estava com o Windows no HD foi devido a algum erro de driver ou arquivo essencial do sistema que se corrompeu devido aos vários desligamentos repentinos causados pelo SSD, comprovação desse fato é que depois que formatei mais uma vez o HD com o windows e fiz os devidos ajustes pra limpar qualquer arquivo ou driver corrompido, estou usando o PC a 4 dias ininterruptos sem qualquer problema de tela azul ou desligamento repentino. Mandei as informações requisitadas pelo suporte da Kingston, e eles aceitaram o acionamento da garantia, vou enviar os dados necessários para o envio (NF-e) e o próprio SSD para que eles façam testes, e se comprovado erro legítimo e não mau uso, eles vão enviar um novo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!