Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então a umas semanas fiz um overclock na minha rx5500xt para 2000mhz para uma melhor performance no eldenring a alguns dias olhando no afterburner vi que sua frequência estava reduzindo em alguns momentos acompanhado de stutterings pensei "e só mexer no clock medio" fui no driver amd e mudei aumentando num gráfico mas hoje em uma área com muitos inimigos e efeitos de fogo o jogo quase congelou (achei que era problema com o jogo) mas ao enfrentar um inimigo específico ocorreu de novo e dps de novo mas da segunda vez o pc apresentou problemas e após ir atrás do problema percebi a que tensão que tinha mudado com aquele grafico e não a frequência e ao voltar ela ao normal e enfrentar o inimigo novamente não ouve esses stutterings nem o crash (exceto por um na tela de carregamento quase 40 ms)

A minha duvida é será que tentar mexer na tensão seria uma boa ou apenas estarei colocando a placa em risco sem sentido.

• Rio McCloud alterou o título para Placa de vídeo Radeon RX 5500 XT apresentando instabilidade ao fazer overclock
Postado
43 minutos atrás, mtsesperanca disse:

Sim, mexer nas tensões sem saber o que está fazendo pode danificar a placa.

Então mexer em tensão minima e media também terá esse efeito? mesmo que seja 100vm.

Postado
1 hora atrás, Matheus_1 disse:

Então mexer em tensão minima e media também terá esse efeito? mesmo que seja 100vm.

Pode ser que sim, pode ser que não. O ideal é ir fazendo mudanças mínimas e ir acompanhando quais os efeitos que isso causará. Se manter estável, ótimo.

Postado

É basicamente impossível matar a GPU mexendo nas tensões pois a própria VBIOS da fabricante define o limite dos VRMs, então mesmo que você coloque no máximo, o pior que vai acontecer é diminuir a vida útil da placa, e você só vai notar quando ela simplesmente morrer.

Se planeja fazer OC, precisa aumentar as tensões e powerlimit da placa, mas aí já cai na dependência de um bom arrefecimento.

Postado

@Gloomy Então tinha mexido um pouco e após discutir bastante com um outro mano acabei optando por voltar a tensão a stock (mantendo o 2000mhz) e não mexer mais, mas ao perquisar sobre vi gente subindo quase 300vm na minima e na média mas a maxima sempre 1.144 o que no post diversas pessoas copiaram e deu certo.

Sobre aquecimento e arrefecimento a temperatura ocila de 55/60 em baixa carga e a 65 com as fans em 50% em games, já arrefecimento e algo que meu pc não possui ele não e fechado tem boas saidas de ar mas sem fans auxiliares

Postado
54 minutos atrás, Matheus_1 disse:

@Gloomy Então tinha mexido um pouco e após discutir bastante com um outro mano acabei optando por voltar a tensão a stock (mantendo o 2000mhz) e não mexer mais, mas ao perquisar sobre vi gente subindo quase 300vm na minima e na média mas a maxima sempre 1.144 o que no post diversas pessoas copiaram e deu certo.

Sobre aquecimento e arrefecimento a temperatura ocila de 55/60 em baixa carga e a 65 com as fans em 50% em games, já arrefecimento e algo que meu pc não possui ele não e fechado tem boas saidas de ar mas sem fans auxiliares

Se a placa não está esquentando, acho difícil dar algum problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!