Ir ao conteúdo

Ao trocar de SSD é melhor clonar o antigo ou apenas instalar tudo novamente?

Ir à solução Resolvido por SkylineVoid,

Posts recomendados

Postado

Opa, vou trocar meu SSD (atualmente uso um de 256Gb) para um de 1TB e gostaria de saber primeiramente se é possível transferir todos arquivos (como se clonasse um SSD para o outro), configurações e etc... do antigo para o novo, e se sim, é melhor realizar essa transferência de todos arquivos/configurações/etc... ou instalar tudo novamente no SSD novo? Visando tanto o desempenho do SSD novo quanto a praticidade ao invés de ter que instalar tudo novamente.

Postado
29 minutos atrás, eopdrx disse:

gostaria de saber primeiramente se é possível transferir todos arquivos

É sim.

e se sim, é melhor realizar essa transferência de todos arquivos/configurações/etc... ou instalar tudo novamente no SSD novo?

Se for windows ativado tem aí um trabalho a mais a se fazer, avise se for.

se não for, formatar ou transferir é um trabalho igual, se você personaliza muito seu windows e gosta de otimizar ele, é melhor transferir, agora se nunca fez isso e não tem nada salvo que queira manter, só formata.

Visando tanto o desempenho do SSD novo quanto a praticidade ao invés de ter que instalar tudo novamente.

parece frase de IA.  Desempenho não muda nada em relação a formatar ou transferir, sabendo otimizar o windows você não tem lentidão alguma com o tempo.

há centenas de tutoriais no youtube, você só precisa de 2 programas, 1 que transfere o windows para o novo SSD e o outro que expande a memória (para não ficar só 256 aparecendo), há tanto pagos quando de graça por ai, e o que mais tem é tutorial.

Se você so tiver um slot, como no caso de alguns notebooks, aí você formata mesmo (a menos que tenha outro pc ou um case usb).

ps:
eu pessoalmente prefiro transferir, porque não precisa de um pendrive ou qualquer coisa usb para formatar, e meu windows é tão personalizado que nem windows se chama mais.

• Solução
Postado

Dá para realizar clonagem normal, eu mesmo nunca tinha feito e consegui seguindo os passos de um vídeo no YT usando o programa Macrium Reflect. De SSD para SSD não deve ser nem 20min a clonagem.

Link do vídeo:

Dica: Eu não sei se o Macrium free está permitindo fazer ainda, mas na descrição desse vídeo o cara deixa um link com uma versão anterior que ainda permitia usar o programa sendo free.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!