Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu dei upgrade no meu computador e agora toda vez que eu ligo o computador pela primeira vez e abro um jogo, ele fica com FPS baixo e com o uso da GPU elevado. Porém se eu coloco para reiniciar o computador, quando eu tento abrir o jogo novamente ele fica com o FPS normal e com o uso da GPU mais leve. Já fiz o teste de colocar a opção de desligar o computador e ligar novamente após reiniciar ele (para desbugar o fps), porém quando uso a função de desligar e aperto o botão para ligar o computador ele buga novamente. Alguém já teve esse problema? Sabe alguma possível causa? Para fazer os testes eu usei o Path of Exile 2, quando ligo pela primeira vez ou mesmo depois de ligado eu colocar para desligar e ligar novamente o FPS no jogo não passa de 50 FPS, praticamente ele fica cravado em 50 sem oscilar. Testei em outros jogos e assim que abro eles é notável também a queda de desempenho. Vou deixar prints com o uso do hardware.

setup:

-placa-mãe ASRock B650 PG Lightning, Chipset B650, ATX, AMD AM5, DDR5

-memória RAM Kingston Fury Beast XMP, 32GB (2X16GB), 6000MT/s, DDR5, DIMM, CL30, Preto - KF560C30BBK2-32

-Processador AMD Ryzen 7 9800X3D, Cache 8MB, 8 Núcleos, 16 Threads, AM5 - 100-100001084WOF

- Placa de Vídeo RTX 4070 Super Gigabyte Eagle OC NVIDIA GeForce, 12GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing - GV-N407SEAGLE OC-12GD

1° inicio gerenciador.jpg

1° unicio.jpg

2° inicio gerenciador.jpg

2° inicio.jpg

Postado

já tentou coisas simples?
1. desativar todos os programas em inicializar que ficam no gerenciador de tarefas?

2. desativar todos os serviços nas configurações do sisitema(msconfig) (windows + r → services.msc → serviços → ocultar serviços microsoft → desativar tudo → aplicar)

3. desativar tarefas agendadas para inicializar junto do pc? (windows + r → taskschd.msc → biblioteca do agendador de tarefas → desative tudo ao lado com botão direito.)

4. fazer um debloat na maquina?

• Zalgo alterou o título para Ryzen 9800X3D e RTX 4070 Super com FPS baixo e uso de GPU alto ao iniciar jogos
Postado

@Swalls Fiz tudo isso que mencionou e ainda continua do mesmo jeito. Eu só esqueci de mencionar também, aquela primeira linha do gráfico da GPU2: o ultimo valor em "%" é a porcentagem de energia da GPU. Curiosamente quando o fps esta "apresentando problemas" a % de energia fica menor do que quando não esta "apresentando problemas".

Postado

boa tarde,

qual a marca e o modelo da sua fonte?

marca e modelo do seu SSD?

Os drivers estão atualizados?

driver de audio da sua placa-mãe

driver do chipset da placa-mãe

driver de rede da placa-mãe

você sabe atualizar BIOS? saiu uma atualização agora dia 22/05/2025, se não tiver experiência nisso e quiser fazer, faça com cuidado e lembre-se que é arriscado! (faça só em ultimo caso)

se não me falha a memória esse processador tem vídeo dedicado, como você tem placa de vídeo, desative o Vídeo dedicado na BIOS.

aqui o driver da sua placa de vídeo pela nvidia. Pela gigabyte está muito atrasado com data de janeiro de 2024. Nas informações do driver diz "Este download inclui o driver gráfico da NVIDIA e uma opção para instalar adicionalmente o aplicativo GeForce Experience. ", instale somente o driver.

Antes de instalar o driver da placa de vídeo, use o DDU para remover o driver antigo, faça isso no modo de segurança do windows (windows + R → msconfig → inicialização do sistema → marque "inicialização segura" → marque "rede" → aplique → reinicie → use o ddu → faça os mesmos passos e desmarque "inialização segura" → instale o driver.)

Postado

@Swalls SSD 1 TB WD Blue SN570, M.2 2280, NVMe

Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold

Os drives da placa-mãe eu não mexi em nada. Eu sei atualizar a BIOS, em ultimo caso eu vou ver se tento atualizar ou levar para a manutenção para tentarem descobrir o problema. O processador tem vídeo dedica, eu já liguei ele tirando a placa de vídeo do PCI-e e aparentemente o FPS ligando a promeira vez e reiniciando ficou igual usando a GPU integrada. O drive ta placa de vídeo eu baixei normal pela NVIDIA, versão 576.40, se não me engano saiu no começo do mês.

Postado

@RafaFL instalou os drivers da placa-mãe? deu certo?

No caso eu pedi para você desativar o vídeo integrado do processador e deixar somente o da placa de Vídeo (não deixe em automático nem nada parecido, desative manualmente mesmo) , isso é sempre o correto a se fazer quando se tem tanto integrado quanto externo, você faz isso pela BIOS(UEFI).

Caso você, por N motivos, queira usar novamente o Vídeo integrado, basta resetar a BIOS.

a marca do seu SSD possui um software que é bem util para otimizar ele e também atualizar o firmware. aqui o link.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!