Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube do Hardware,

Estou com um problema com um notebook Lenovo G40-70 (modelo 80GA) e gostaria da ajuda de vocês para tentar diagnosticar a causa.

Recentemente, o notebook descarregou completamente e ele desligou. Ao conectar a fonte de alimentação para carregar, percebi que a luz LED vermelha (que antes indicava bateria fraca) começou a piscar.

O comportamento inicial era o seguinte:

• Com a fonte conectada e a bateria (aparentemente) tentando carregar, a luz vermelha ficava piscando. Antes a luz vermelha indicava que o notebook estava descarregando, ela não ficava piscando, apenas vermelha. O notebook no geral tem 3 leds, uma luz branca que indica se ele está ligado (a da esquerda), uma luz vermelha fica meio que indica se o notebook está com a bateria baixa e a luz da direita indica se o notebook está com carga total.
  • Eu conseguia ligar o notebook e ele chegava até o meio do boot do Windows, mas então desligava completamente. Acreditava que isso ocorria por falta de carga na bateria.

Eu tentei tirar a bateria e ligar ele somente com a fonte conectada, ele não ligou dessa forma. Imaginei então nesse caso que o problema poderia ser a fonte que estava com defeito.

Para tentar solucionar, comprei uma fonte de alimentação nova. Com a fonte nova, o comportamento inicial persistiu: a luz vermelha continuava piscando ao colocar o notebook para carregar.

Realizei alguns testes:

• Deixei o notebook carregando com a fonte nova por período considerável de tempo. A luz vermelha continuou piscando.
  • Tentei ligar o notebook com a fonte nova conectada e a bateria: Ele ligou, a luz branca acendeu, chegou até o meio do boot do Windows e desligou novamente.
  • Tentei ligar o notebook sem a bateria, apenas com a fonte nova conectada: O notebook não ligou. Não acendeu nenhuma luz.
  • Após remover e recolocar a bateria, ao conectar a fonte, não acende nenhuma luz (nem vermelha piscando, nem branca). Pelo comportamento que houve da última vez, parece que preciso deixá-lo um tempo desconectado da fonte e só então colocar para carregar novamente.

Meu próximo teste será tentar ligar o notebook e deixá-lo na BIOS para ver se ele desliga nessa tela, que consome menos energia.

Com base nesses sintomas, qual vocês acham que pode ser o problema? Minha principal suspeita é a bateria, mas o fato de ele não ligar sem a bateria (mesmo com uma fonte nova) me deixa confuso. Poderia haver algum outro problema no sistema de alimentação do notebook? Ou algum outro componentes da placa-mãe que pode ter danificado?

Agradeço qualquer ajuda ou sugestão!

• Membro VIP
Postado

Um notebook tem que funcionar sem a bateria e somente no carregador, como o seu não está trabalhando dessa forma, acredito que você tenha um problema com o circuito interno de gerenciamento de energia, possivelmente seu equipamento esteja desligando por estar com a bateria em autonomia de energia, ela não está zerada, mas não tem carga o suficiente para carregar o sistema. Aconselho você a enviar seu equipamento a uma empresa técnica de sua confiança.

Postado

@Antonio V. Garcia Olá, obrigado pela resposta.

Eu tinha ficado um tempo longe do notebook, mas tinha deixado ele ligado na tomada com a fonte desde sábado. Hoje eu resolvi tentar ligar ele novamente e ele está ligando, A luz vermelha que ficava piscando não está acessa e ao invés dela a luz da direita que indica que a carga está completa. Estou testando ele agora, o Windows está em um processo de atualização e aguardo terminar,

Porém isso é mais um motivo ainda para eu estranhar, visto que eu tentei ligar ele sem a bateria, somente com a fonte na tomada, e ainda assim ele não ligava.

Recomenda algum teste e/ou devo levar em técnico ainda?

OBS: Eu deixei a fonte carregando ele mesmo com a bateria completa.

Postado

Deixei ligado pela manhã e realizei o uso dele a alguns minutos atrás, usei por cerca de 50 minutos e os 100% da bateria descarregaram por completo. Quando a bateria ficou em 20% coloquei para carregar novamente, porém apesar de aparecer conectado, a bateria estava diminuindo até o momento em que desligou por completo novamente agora. Agora ele está apagado como estava antes, carregando e com o led vermelho piscando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!