Ir ao conteúdo

Sem rede após atualizar para o Win 11

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, Ontem a noite fui atualizar meu computador para o windows 11, vi que tinha todos os requisitos e resolvi instalar. Após a instalação, o computador iniciou corretamente mas não havia conexão com a internet. A princípio achei que era um problema de algum drive que precisava ser atualizado ou que estivesse corrompido. Baixei o SDIO (full pack) e atualizei todos os drives, também acabei procurando pelos drives individualmente pra caso o SDIO não funcionasse. Não deu resultado. Então usei o DDU para remover todos os drives e reinstala-los, e não resolveu. Tentei alterar os IDS de hardware dos drivers de rede e atualizar os drivers manualmente pelo Gerenciador de dispositivo, e também não deu em nada. O windows não detectou nenhum problema com os arquivos. No "ncpa.cpl" aparece tanto a Ethernet quando o wi-fi, mas ambos ficam como "Rede não identificada". Também tentei a opção de redefinição de rede e não ajudou. Ele mostra as redes wi-fi disponíveis mas não consegue se conectar, e toda vez que eu coloco o cabo de rede o ícone da umas piscadinhas e não conecta. O que pode ser?

Postado
39 minutos atrás, Luiz L disse:

Bom dia, Ontem a noite fui atualizar meu computador para o windows 11, vi que tinha todos os requisitos e resolvi instalar. Após a instalação, o computador iniciou corretamente mas não havia conexão com a internet. A princípio achei que era um problema de algum drive que precisava ser atualizado ou que estivesse corrompido. Baixei o SDIO (full pack) e atualizei todos os drives, também acabei procurando pelos drives individualmente pra caso o SDIO não funcionasse. Não deu resultado. Então usei o DDU para remover todos os drives e reinstala-los, e não resolveu. Tentei alterar os IDS de hardware dos drivers de rede e atualizar os drivers manualmente pelo Gerenciador de dispositivo, e também não deu em nada. O windows não detectou nenhum problema com os arquivos. No "ncpa.cpl" aparece tanto a Ethernet quando o wi-fi, mas ambos ficam como "Rede não identificada". Também tentei a opção de redefinição de rede e não ajudou. Ele mostra as redes wi-fi disponíveis mas não consegue se conectar, e toda vez que eu coloco o cabo de rede o ícone da umas piscadinhas e não conecta. O que pode ser?

passei por um problema parecido a um tempo no meu notebook, pelo que eu entendi o windows 11 do nada desliga uns serviços por bug,
veja se os seguintes serviços estão ligados e em inicialização automatica, Cliente DHCP/ Conexões de Rede/ Cliente DNS , pra mim só tinha desligado o dhcp porém eu vi que é comum desligar os 3

• Curtir 1
Postado

@Akat Muito obrigado pela resposta, infelizmente parece não ser isso. As 3 opções já estavam marcadas como automáticas e mesmo eu dando um on/off o computador ainda não se conecta a internet, tentei até alterar a instância no IPV4 mas sem resultados infelizmente.

51 minutos atrás, FoxBlack disse:

Você tinha Windows 10 e atualizou para o 11 ?  Ou efetuou uma instalação do zero ?

Tinha o 10 já, somente atualizei @FoxBlack

• Membro VIP
  • Solução
Postado
21 minutos atrás, Luiz L disse:

@Akat Muito obrigado pela resposta, infelizmente parece não ser isso. As 3 opções já estavam marcadas como automáticas e mesmo eu dando um on/off o computador ainda não se conecta a internet, tentei até alterar a instância no IPV4 mas sem resultados infelizmente.

Tinha o 10 já, somente atualizei @FoxBlack

Bom dia.

Se você tem um telefone Android, conecte-o via cabo USB no seu computador e habilite o Vínculo ou Tethering USB nele (no telefone). Assim, com o Wi-fi do celular ativado, ele se transforma numa placa de rede provisória pro seu computador, e aí você pode fazer novamente o download dos seus drivers de rede...

Postado
39 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Se você tem um telefone Android, conecte-o via cabo USB no seu computador e habilite o Vínculo ou Tethering USB nele (no telefone). Assim, com o Wi-fi do celular ativado, ele se transforma numa placa de rede provisória pro seu computador, e aí você pode fazer novamente o download dos seus drivers de rede...

@Gabriel U Obrigado demais!! consegui conectar o computador na internet do celular e após fazer um diagnóstico e uma atualização do windows fixou o problema. Muito útil essa dica do Tethering.

43 minutos atrás, FoxBlack disse:

Então baixe a Imagem iso do Windows 11, grave em um pendrive utilizando o Ventoy.

Efetue uma Formatação/Reinstalação.

@FoxBlack Consegui resolver o problema antes de precisar recorrer a isso mas caso haja algo semelhante vou me lembrar disso, obrigado!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Gabriel U Obrigado demais!! consegui conectar o computador na internet do celular e após fazer um diagnóstico e uma atualização do windows fixou o problema. Muito útil essa dica do Tethering.

Fico feliz que a dica tenha sido útil pra você.

Normalmente, o kernel do Windows 11 é muito pouco alterado em relação ao do 10, a depender de que versão do Windows 11 o Update tentou instalar no seu computador. Em regra, seu driver de rede não deveria parar de funcionar ou ser desinstalado por conta dessa atualização, mas, já que aconteceu, o jeito era conseguir uma conexão provisória mesmo.

Além disso, sempre que passar pela necessidade de formatar seu computador, é perfeitamente normal que drivers como os gráficos ou os de rede estejam ausentes nos primeiros minutos do sistema. E nesse caso, ter um celular por perto com conexão à internet e um cabo USB podem te ajudar. A dica adicional é que o recurso de Tethering também funciona com Bluetooth (caso você não tenha o cabo USB), no entanto, não são todos os PCs que têm placa com essa conexão, e além disso, a velocidade de transferência é muito mais lenta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!