Ir ao conteúdo

Programas só usam a rede depois de abrir o gerenciador de tarefas

Ir à solução Resolvido por FoxBlack,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal do Clube.

Ultimamente estou passando por um certo problema bem chato com a minha internet em casa.

Eu abro um programa para utilizá-lo, como Discord ou navegador, e ele demora muito para carregar as coisas que necessitam de internet, como imagens e mensagens, no caso do Discord, e sites no geral, no caso do navegador. Abro o gerenciador de tarefas, na aba desempenho e Ethernet, vejo que está usando 0kbps e depois de segundos começa a aumentar para a normalidade (não me recordo ao certo, mas acho que possuo 100Mbps contratados) e só então as coisas carregam de forma correta.

Nunca mexi em nenhuma configuração de rede. O máximo que fiz, após o problema ocorrer, foi reiniciar o roteador e checar se todos os cabos estão bem encaixados. Não entendo sobre redes, por isso não testei nenhum método para diagnosticar a causa do problema.

Grato desde já.

Deus abençoe a todos.

Postado

Desative aplicativos que estejam sendo carregados junto com a inicialização do Windows (deixe só o básico)

Verifique no gerenciador de tarefas se há algum processo "estranho" "desconhecido"

• Curtir 1
Postado

Esse XtuService -> XTUOCDriverService é um serviço Intel cuja função seria o monitoramento do sistema rodando em overclock. Mas por outro lado ele causa sobrecarga do processador.

É parte do aplicativo Intel® Extreme Tuning Utility

O WMI Provider Host é um processo essencial do Windows. Esse WMI também pode interferir no desempenho do sistema. Mas não por culpa isolada, mas por influência de outros aplicativos.Por isso quanto menos itens forem carregados junto com a inicialização do Windows, melhor.

• Obrigado 1
Postado
Em 09/06/2025 às 15:41, FoxBlack disse:

Reinicia o computador em modo de segurança com rede e observa o comportamento....

Iniciei em "Safe mode with network" e não pegava internet, não entendi bem o que isso significa, enfim. Reiniciei o PC normalmente e por enquanto não aconteceu o problema, vou ir utilizando e ver no que dá.

Obrigado pelas respostas, colega!

Postado
2 minutos atrás, CristianCDS disse:

Iniciei em "Safe mode with network" e não pegava internet, não entendi bem o que isso significa, enfim. Reiniciei o PC normalmente e por enquanto não aconteceu o problema, vou ir utilizando e ver no que dá.

Estranho! em modo de segurança com rede a Internet não funcionou. Após reinicializar em modo normal o "problema" desapareceu do nada ?

Postado

se voltar faca um teste básico de ping

abre o cmd

ping 8.8.8.8 e depois ping google.com deixa rodando por alguns minutos

veja se não esta perdendo pacote.

Postado
2 horas atrás, FoxBlack disse:

Após reinicializar em modo normal o "problema" desapareceu do nada ?

Exato, até agora não deu sinal do problema, misteriosamente parou. Até quando? Só Deus sabe...

Uma mudança que fiz foi desativar o inicio automático de programas como Steam, EA Play, EpicGames, entre outros no estilo.

@thiago.jj Ok, farei se ocorrer novamente.

Obrigado pelas respostas!!

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@FoxBlack @thiago.jj Voltando para relatar.

Após eu iniciar o PC em Safe Mode o problema não ocorreu mais, tudo funciona normalmente. O Safe Mode desabilitou o inicio automático de todos os programas não necessários, como Steam, Discord, Spotify, etc, que eu havia colocado para abrir ao iniciar o windows, não voltei a ativá-los por conta do problema não ocorrer mais.

Caso volte a ocorrer, voltarei a relatar aqui, mas, por enquanto, muito obrigado colegas pela atenção!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...