Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho atualmente 2x8gb 3600mhz jogo fortnite e as vezes sinto que ele engasga caindo e voltando no mesmo segundo, penso eu mudar para 2x16gb 3200mhz mas n sei se isso vai aliviar as engasgada que ele da no jogo.

Ele usa 10000 MB de memória RAM no fortnite 

Minhas Config

R7 5700x3D

RTX 4060 8gb

SSD M.2

B450m steel legend 

Fonti msi Mag 650

Water cooler rise mode 240mm

2x8 3600mhz

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, wendel069475 disse:

Tenho atualmente 2x8gb 3600mhz jogo fortnite e as vezes sinto que ele engasga caindo e voltando no mesmo segundo, penso eu mudar para 2x16gb 3200mhz mas n sei se isso vai aliviar as engasgada que ele da no jogo.

Ele usa 10000 MB de memória RAM no fortnite 

Minhas Config

R7 5700x3D

RTX 4060 8gb

SSD M.2

B450m steel legend 

Fonti msi Mag 650

Water cooler rise mode 240mm

2x8 3600mhz

Olá de novo.

Isso depende do consumo normal de memória do jogo + consumo do sistema. Alguns jogos são mais dependentes, por exemplo, da memória virtual (em disco), do que da memória física disponível. Se estivermos falando de Warzone, então, com sua otimização simplesmente maravilhosa, aí sim, pelo menos 256GB RAM está mais próximo do ideal (contém ironia, claro).

• Haha 1
  • guilherme_dr alterou o título para 32GB de RAM faz bastante diferença para jogos como Fortnite?
Postado

Com o MSI Afterburner você pode ter ideia do consumo de memória - da VRAM da GPU e da RAM do sistema; durante o jogo, e saber qual tipo está "faltando".

Configure o Afterburner para mostra também qual está sendo o "swap" - uso da memória RAM (do sistema) pela GPU. Se o "swap" for alto está faltando VRAM (GPU) para o jogo.

Quantidade de memória RAM é - a grosso modo; tipo o uso de gasolina num carro, se você precisa de 10 litros para rodar 100 quilômetros, colocar 30 litros no tanque não trará beneficio.

Citação

... engasga caindo e voltando no mesmo segundo ... 

Verifique se o  clock do CPU não esta reduzindo quando isso acontece no jogo, esse sintoma é também característico de "power throttling" (não confundir com "thermal throttling" causado por temperatura alta do CPU), que é a redução momentânea do clock causado pela interrupção da alimentação do CPU, para esfriar o circuito do VRM. A (ASRock) B450M Steel Legend tem um VRM "meia boca" - suporta bem CPU com consumo até 75A; que pode não estar suportando o consumo 5700X3D (TDP 105W), o que pode ser amenizado melhorando a refrigeração do VRM.

• Curtir 2
Postado

Comprar placa-mãe AM4 em 2025 sem ser para substituição por defeito não é boa ideia, o que ganhara com isso (PCI 4.0 vs 3.0) pouco justificará o custo.

Em todo caso depende por quanto vende a sua placa-mãe atual, por exemplo, a MSI B550M PRO-VDH custa R$ 750,00.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...