Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
7 minutos atrás, Adelmo Junior disse:

taxa pensando em comprar um Ryzen 7 5800x mas to meio inseguro compro o kit ou invisto um pouco mais em um am5?

Depende do quanto tens disponível para investir. 

Postado

@FoxBlack https://www.terabyteshop.com.br/produto/30503/kit-upgrade-amd-Ryzen-7-5800xt-placa-mãe-chipset-b550 tem esse kit aqui disponivel tava pensando em pegar

atualmente eu to num xeon, porém também tem o kit am5 https://www.terabyteshop.com.br/produto/28967/kit-upgrade-Ryzen-7-8700f-placa-mãe-chipset-b650-DDR5-Memória-DDR5-8gb eu so mudo a placa-mãe pra uma ASUS tuf  

Postado

Ryzen 7 5800X seria um dos piores investimentos. Dentro da AM4 só vale a pena pegar processadores como o Ryzen 5 5600, Ryzen 7 5700X (em alguns casos) ou o Ryzen 7 5700X3D. Fora as APUs, que podem ser opções pra PCs sem placa de vídeo.

• Curtir 1
  • Zalgo alterou o título para Vale a pena investir em PC AM4 comprando Ryzen 5800X ou invisto mais em um AM5?
Postado

@Adelmo Junior nenhum dos três kits que você linkou é interessante, vou explicar por que:

Ryzen 7 5800XT: O preço dele está interessante, porém em jogos ele basicamente empata com o Ryzen 5 5600, que custa metade do preço. Existe meia dúzia de jogos que tiram proveito dos núcleos extras de um Ryzen 7, e mesmo nesses jogos o Ryzen 5 5600 ainda se sai bem em comparação com o 5800XT. Só vale a pena investir em Ryzen 7 se for modelo X3D (como o 5700X3D), porque o cache L3 extra dele faz total diferença nos jogos, não é a quantidade de núcleos. Quantidade de núcleos faz diferença pra quem vai trabalhar no PC.

Ryzen 7 8700F: É um PC pra enganar leigo da AMD. Tem o nome "8000", mas é só um CPU inferior aos modelos 7000 por causa do cache L3 capado. Na prática, o desempenho dele é similar a um Ryzen 7 5700X/Ryzen 5 5600 nos jogos. Aqui você estaria investindo uma baita grana em RAM DDR5 pra ter o desempenho que teria com um kit DDR4 mais barato. Está pagando mais caro que um Ryzen 5 7600, por exemplo, que não é um CPU capado, e renderia muito melhor em jogos.

Ryzen 7 5700G: É uma APU, CPU com gráfico integrado, também capado em cache L3, desempenho em jogos INFERIOR a um Ryzen 5 5600, que custa metade.

Acho que já deu pra perceber que cache L3 é um diferencial nos CPUs AMD.

E não cometa o erro de comprar qualquer placa-mãe sem pesquisar bem antes. O primeiro kit com Ryzen 7 5800XT tem uma placa-mãe meia-boca (Gigabyte B550M Aorus Elite) com aparência e preço de placa premium, mas construção quase de entrada. O kit 8700F também tem placa ruim, mas pelo menos dá pra trocar. O kit com 5700G meteram uma placa-mãe cara nada a ver, não faz sentido combinar 5700G com placa B550, ele não é um CPU de alto TDP e nem tem suporte a PCI-Express 4.0 por ser capado, seria desperdício de dinheiro.

Minha sugestão pra você seria um kit Ryzen 5 5600 + MSI B550 Pro-VDH WiFi. Você também precisaria de um kit de RAM decente de 3200MHz pra tirar o melhor proveito desse CPU, não sei qual RAM você usa atualmente.

• Curtir 1
Postado
45 minutos atrás, Adelmo Junior disse:

@FoxBlack https://www.terabyteshop.com.br/produto/30503/kit-upgrade-amd-Ryzen-7-5800xt-placa-mãe-chipset-b550 tem esse kit aqui disponivel tava pensando em pegar

atualmente eu to num xeon, porém também tem o kit am5 https://www.terabyteshop.com.br/produto/28967/kit-upgrade-Ryzen-7-8700f-placa-mãe-chipset-b650-DDR5-Memória-DDR5-8gb eu so mudo a placa-mãe pra uma ASUS tuf  

A placa do primeiro link é idêntica a minha, visualmente, componentes e conectores no mesmo local, inclusive a minha SOYO B550 tem um QrCode que leva ao site da Maxsun.

Se possível não pegue essa placa, tem poucos recursos, nem curva de fan tem, BIOS difícil de achar...

Os Ryzen 8000 são uma evolução dos 5000 e não dos 7000 como se imagina...

Postado

@FoxBlack eu tô com um xeon porém queria migrar pro Ryzen, o colega a cima citou o 5 5600 porém meu irmão tem um Pc com o 5 5600 mesmo placa de vídeo que eu e o meu fps com o Xeon as vezes supera, só quer dar upgrade porque minha placa-mãe é bem limitada a MT coisa e queria algo mais novo com garantia e etc

De placa de vídeo eu tenho uma rx 5700xt

Postado
24 minutos atrás, Adelmo Junior disse:

meu irmão tem um Pc com o 5 5600 mesmo placa de vídeo que eu e o meu fps com o Xeon as vezes supera

Muito provavelmente tem algo de errado no PC dele.

24 minutos atrás, Adelmo Junior disse:

De placa de vídeo eu tenho uma rx 5700xt

Um Ryzen 5 5600 conseguiria acompanhar placas mais potentes que a sua, mas você pode investir em AM5 se pensa em longevidade e tem grana suficiente pra gastar. Um kit AM5 que custaria facilmente uns R$1.000 só por você ter que comprar um novo kit de RAM, isso pegando uma opção barata de CPU (que fica mais ou menos no mesmo nível de um AM4). A vantagem é que você já teria uma placa-mãe compatível com CPUs bem mais fortes.

• Curtir 1
Postado

Essa RX 5700XT formaria uma boa parceria com um Ryzen 5 7600

Processadores como o Ryzen 7 7700 (ou 7700X) ou os modelos X3D (como o 7800X3D) são mais potentes e, consequentemente, mais caros. Embora ofereçam um desempenho de CPU superior, a sua RX 5700 XT provavelmente não conseguiria aproveitar todo esse poder extra em jogos.

A placa de vídeo se tornaria o gargalo antes que o processador mais forte pudesse mostrar seu potencial total.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB eu uso windows modificado mesmo que ele temos a mesma memória RAM e mesma placa de vídeo porém warzone dele bate 200-220 FPS e o meu 240 por ai ambos tudo no baixo com frame generation

@FoxBlack então vou investir no 7600 mas qual placa-mãe indicaria 

@FoxBlack e eu tava pensando antes em pegar um Ryzen 5 9600x mas daria gargalo ne?

Postado
6 minutos atrás, Adelmo Junior disse:

eu uso windows modificado mesmo que ele temos a mesma memória RAM e mesma placa de vídeo porém warzone dele bate 200-220 FPS e o meu 240 por ai ambos tudo no baixo com frame generation

Windows modificado não é confiável, e pode afetar o desempenho da máquina até de forma negativa, mas aí é escolha sua. E usar frame generation em jogo competitivo é algo que não faz o mínimo sentido, você está adicionando um belo input lag no seu gameplay.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Adelmo Junior disse:

e eu tava pensando antes em pegar um Ryzen 5 9600x mas daria gargalo ne?

Nesse caso, terias que investir em outra placa de vídeo para equilibrar a situação. As opções seriam:

Citação

NVIDIA:

RTX 4060 Ti: Ótima para 1080p em altas taxas de quadros e boa para 1440p.

RTX 4070 / RTX 4070 Super: Excelentes opções para 1440p e começam a se aventurar em 4K.

RTX 4070 Ti Super: Perfeita para 1440p no máximo e já com bom desempenho em 4K.

RTX 4080 Super / RTX 4090: As melhores opções para 4K, onde a GPU será quase sempre o fator limitante.

AMD:

RX 7700 XT: Bom desempenho em 1080p e 1440p.

RX 7800 XT: Uma das melhores em custo-benefício para 1440p.

RX 7900 GRE / RX 7900 XT: Fortes concorrentes para 1440p de alto desempenho e bons para 4K.

RX 7900 XTX: A melhor da AMD, excelente para 4K.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...