Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal

Estou em busca de um laptop com preço em torno de 3 mil que tenha tela IPS. Nas minhas pesquisas encontrei as seguintes opções na faixa de preço citada:

1. Notebook Acer Aspire 5 AMD Ryzen7-5700U, 16GB RAM DDR4, SSD 512GB NVMe GEN3, 15.6" FHD IPS

2. Notebook Lenovo IdeaPad Slim 3 15IRH10 Intel Core i5-13420H 16GB RAM DDR5 512GB SSD NVMe GEN4, IPS 15.3" Wuxga

3. Notebook Vaio Fe16 Amd® Ryzen 7-5825u 16gb RAM DDR4 512gb SSD NVMe GEN3 16" IPS Wuxga Antirreflexo

Qual deles vocês consideram melhor em termos de poder de processamento e qualidade de construção, e por quê?

Obrigado desde já.

Postado

Eu iria de Acer, a construção geralmente é boa e de fácil manutenção. O Lenovo tem uma tecnologia mais recente DDR5, mas não sei dizer se tem uma construção boa. O Vaio tem uma assistência um pouco limitada por não ser tão popular. 

• Curtir 1
Postado

Uma dica: Evite VAIO principalmente os mais baratos, também evitando positivo. Podem ter  até hardware legal mas qualidade de construção mais baixa e a longo prazo pode trazer problemas com a manutenção - por diversos fatores 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Seu M4drug4 disse:

Olá, pessoal

Estou em busca de um laptop com preço em torno de 3 mil que tenha tela IPS. Nas minhas pesquisas encontrei as seguintes opções na faixa de preço citada:

1. Notebook Acer Aspire 5 AMD Ryzen7-5700U, 16GB RAM DDR4, SSD 512GB NVMe GEN3, 15.6" FHD IPS

2. Notebook Lenovo IdeaPad Slim 3 15IRH10 Intel Core i5-13420H 16GB RAM DDR5 512GB SSD NVMe GEN4, IPS 15.3" Wuxga

3. Notebook Vaio Fe16 Amd® Ryzen 7-5825u 16gb RAM DDR4 512gb SSD NVMe GEN3 16" IPS Wuxga Antirreflexo

Qual deles vocês consideram melhor em termos de poder de processamento e qualidade de construção, e por quê?

Obrigado desde já.

Boa noite a todos.

Os modelos 1 e 2 estão praticamente empatados. Ambos são muito bons (se a diferença de preço entre eles for inferior a 300 reais). O terceiro é o único dos três que é white label, embora se saia muito bem nas críticas. Em resumo, uma concorrência muito boa, mas priorize 1 e 2.

• Curtir 1
Postado

Obrigado aos demais amigos.

Tô dando uma olhada em sites de comparação de cpu aqui.

Acho estranho que o i5 do lenovo é dado como melhor que o Ryzen 5825u mesmo tendo 6 threads a menos.

A coisa que eu menos gostei nas especificações do lenovo é que ele não tem rede cabeada.

Mas o lenovo tem uma resolução de tela melhor, 1920x1200 contra 1920x1080 do Acer.

No resto, realmente são bem parecidos. Espero que algum canal de hardware brasileiro faça um vídeo sobre o lenovo em breve.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Seu M4drug4 disse:

Obrigado aos demais amigos.

Tô dando uma olhada em sites de comparação de cpu aqui.

Acho estranho que o i5 do lenovo é dado como melhor que o Ryzen 5825u mesmo tendo 6 threads a menos.

A coisa que eu menos gostei nas especificações do lenovo é que ele não tem rede cabeada.

Mas o lenovo tem uma resolução de tela melhor, 1920x1200 contra 1920x1080 do Acer.

No resto, realmente são bem parecidos. Espero que algum canal de hardware brasileiro faça um vídeo sobre o lenovo em breve.

O Core i5 do Lenovo é de 13ª Geração (Raptor Lake).

Ele usa, portanto, uma versão melhorada da arquitetura híbrida de núcleos dos Alder Lake (12ª Geração). Em desempenho de CPU, ele concorre com os Ryzen 7000, enquanto que os Ryzen 5000, dos outros dois modelos, concorrem com os Intel de 11ª Geração.

Além do mais, prestei melhor atenção nas especificações, e ele usa DDR5, além do NVMe ser Gen5. A performance será realmente muito superior aos outros dois, e embora eu tenha o exato modelo Acer 1, o Lenovo é melhor.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Gabriel U disse:

O Core i5 do Lenovo é de 13ª Geração (Raptor Lake).

Ele usa, portanto, uma versão melhorada da arquitetura híbrida de núcleos dos Alder Lake (12ª Geração). Em desempenho de CPU, ele concorre com os Ryzen 7000, enquanto que os Ryzen 5000, dos outros dois modelos, concorrem com os Intel de 11ª Geração.

Além do mais, prestei melhor atenção nas especificações, e ele usa DDR5, além do NVMe ser Gen5. A performance será realmente muito superior aos outros dois, e embora eu tenha o exato modelo Acer 1, o Lenovo é melhor.

O seu Acer chegou a apresentar aquele bug de reiniciar sozinho que alguns relatam pela internet?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Seu M4drug4 disse:

O seu Acer chegou a apresentar aquele bug de reiniciar sozinho que alguns relatam pela internet?

Não. Eu comprei antes de saber desse defeito recorrente dele.

Logo depois disso, pesquisando sobre o modelo, também descobri o defeito de fabricação da linha, mas ele não aconteceu comigo.

• Curtir 1
Postado

Acabei de comprar o lenovo com 16 gb de memo no site da lenovo, com dois cupons, totalizando 350 pila de desconto. O preço final ficou 2995, pagando por pix. Agora é esperar chegar pra saber se valeu a pena.

• Curtir 1
Postado

O lenovo chegou hoje. A cpu é extremamnente capada. Nas especificações da intel diz que a frequência máxima é 4,6 GHz, mas mal passa de 3 GHz sob stress.

Depois de poucos minutos cai pra 2,5 GHz por causa da alta temperatura. Ou seja, cpu throttling escandaloso (fora o barulho bem alto da ventoinha durante stress). A cpu é o problema mais sério que percebi até agora. A tela, apesar de ser ips, tem cores meio desbotadas. A carcaça de plástico não é lá essas coisas. O teclado afunda um pouco quando digito com um pouco mais de força. A tampa também afunda um pouco, mesmo com pouca pressão. Pelo menos é muito melhor que a carcaça de um lenovo g400s touch que usei por uns 10 anos, que começou a literalmente se desmanchar depois de alguns anos, e quebrou nas duas dobradiças. Logo vi que o preço estava meio estranho pra um laptop com a cpu que ele tem e 16 gb de DDR5. Na prática é como comprar um laptop com outra cpu muito mais fraca que a i5 13420h.

Postado

Eu posso estar enganado, mas as CPUs de notebooks são mais fracas mesmo, raramente vai se ver um notebook pegando 4.6 GHz de clock na bateria, sem falar que se ele ficasse nessa frequência por 3 a 5 horas, eu não acho que você conseguiria usar ele, provavelmente ficar muito quente.

Outra coisa, infelizmente os notebooks costumam ser mais fracos mesmo, principalmente nessa faixa de preço de 3k. Pra você ter um bom desempenho em um notebook desses você precisaria pelo menos pegar uma Acer Nitro, Lenovo Legion, ASUS A15 ou um Dell G15. Infelizmente tecnologia portátil é cara pra caramba até os dias de hoje.

Mas eu entendo o seu ponto, é frustante, mas entre essas opções que você mandou, era a melhor opção, pelo menos a mais sensata.

• Curtir 1
Postado

Sim, olhando melhor no software que usei pra stressar a cpu, os performance-cores (chamados p-cores no software), até atingem 4,6 GHz, mas por poucos segundos. É só a temperatura aumentar e eles caem pra 2,5 GHz, como citei antes. Todos os testes que fiz agora e antes da minha postagem anterior são com o laptop conectado na rede elétrica. Na bateria a situação deve ser muito pior. Eu já sabia que certos hardwares precisam ser "capados" por causa de limitações elétricas  e de refrigeração dos laptops, mas pensei que a essa altura já houvesse alguma forma de não capar tanto (de 4,6 GHz para 2,5 GHz no caso da cpu desse lenovo). Mas acho que o amigo aí em cima tem razão. Esse laptop ainda é a melhor opção entre as outras que citei na mesma faixa de preço.

Seria melhor a lenovo colocar nesse laptop uma cpu cujo clock máximo já é 2,5 GHz em vez de frustar compradores colocando uma que na teoria é uma coisa mas na prática se torna outra bem inferior.

• Membro VIP
Postado
Em 07/07/2025 às 13:29, Seu M4drug4 disse:

Acabei de comprar o lenovo com 16 gb de memo no site da lenovo, com dois cupons, totalizando 350 pila de desconto. O preço final ficou 2995, pagando por pix. Agora é esperar chegar pra saber se valeu a pena.

Olá de novo.

Essas condições de compra foram excelentes. Num cenário de preços por performance de notebooks como o do mercado brasileiro, você realmente fez um negócio de dar inveja...

Em 13/07/2025 às 17:54, Seu M4drug4 disse:

O lenovo chegou hoje. A cpu é extremamnente capada. Nas especificações da intel diz que a frequência máxima é 4,6 GHz, mas mal passa de 3 GHz sob stress.

Depois de poucos minutos cai pra 2,5 GHz por causa da alta temperatura. Ou seja, cpu throttling escandaloso (fora o barulho bem alto da ventoinha durante stress). A cpu é o problema mais sério que percebi até agora. A tela, apesar de ser ips, tem cores meio desbotadas. A carcaça de plástico não é lá essas coisas. O teclado afunda um pouco quando digito com um pouco mais de força. A tampa também afunda um pouco, mesmo com pouca pressão. Pelo menos é muito melhor que a carcaça de um lenovo g400s touch que usei por uns 10 anos, que começou a literalmente se desmanchar depois de alguns anos, e quebrou nas duas dobradiças. Logo vi que o preço estava meio estranho pra um laptop com a cpu que ele tem e 16 gb de DDR5. Na prática é como comprar um laptop com outra cpu muito mais fraca que a i5 13420h.

Isso tudo é esperado, mas numa escala aceitável, pelo menos.

Há algumas dicotomias interessantes nesse modelo Lenovo que você comprou, e é bom considerar isso na avaliação dele:

Você comprou, essencialmente, um notebook cujos componentes principais são gamer, mas a construção não é.

Isso quer dizer que você deve esperar que carcaça, tela, teclado e demais componentes de acabamento sejam mais baratos, e de níveis aquém do hardware principal.

Além disso, a montagem do seu modelo provavelmente não é a mais indicada para comportar a performance de uma CPU tão poderosa quanto um Core i5-13420H, mas há medidas que você pode adotar para mitigar um pouco essas limitações.

Em 13/07/2025 às 18:53, Seu M4drug4 disse:

Sim, olhando melhor no software que usei pra stressar a cpu, os performance-cores (chamados p-cores no software), até atingem 4,6 GHz, mas por poucos segundos. É só a temperatura aumentar e eles caem pra 2,5 GHz, como citei antes. Todos os testes que fiz agora e antes da minha postagem anterior são com o laptop conectado na rede elétrica. Na bateria a situação deve ser muito pior. Eu já sabia que certos hardwares precisam ser "capados" por causa de limitações elétricas  e de refrigeração dos laptops, mas pensei que a essa altura já houvesse alguma forma de não capar tanto (de 4,6 GHz para 2,5 GHz no caso da cpu desse lenovo). Mas acho que o amigo aí em cima tem razão. Esse laptop ainda é a melhor opção entre as outras que citei na mesma faixa de preço.

Seria melhor a lenovo colocar nesse laptop uma cpu cujo clock máximo já é 2,5 GHz em vez de frustar compradores colocando uma que na teoria é uma coisa mas na prática se torna outra bem inferior.

Se quiser, pode fazer um teste preliminar com o gerenciamento de energia do Windows.

1. Coloque seu laptop sobre uma mesa, apoiado em algo que o mantenha levemente elevado sobre a superfície (de modo a manter livres as saídas de ar). Pode ser um livro pequeno, ou suportes improvisados abaixo das dobradiças da tela;

2. No Windows, abra o seu Terminal como Administrador (pressione Windows + X e selecione a opção correspondente);

3. Digite este código no terminal, e clique Enter para executar: irm christitus.com /win | iex.

Você está acessando uma ferramenta customizada chamada de WinUtil ou Windows Toolbox ("Caixa de Ferramentas do Windows", em inglês). Uso essa ferramenta para automatizar opções de configuração nos sistemas Windows nos quais faço manutenção. Não vou te ensinar a usar tudo, apenas a criar um novo plano de gerenciamento de energia, e ver se isso altera a performance do seu processador em alguma medida, num primeiro momento.

4. Depois de acessar, vá para a tela Tweaks (clique no botão na parte de cima);

5. Rolando um pouco mais para baixo, se necessário, ache o botão Add and Activate Ultimate Performance Profile (no canto inferior direito da tela);

6. Pode fechar tudo, depois disso, e então pesquise por Editar plano de energia, no Menu Iniciar;

7. Veja se o plano de energia atual é o ChrisTitus - Ultimate Power Plan;

8. Reinicie o computador e faça outro benchmark de CPU.

• Curtir 1
Postado

Obtive esse resultado ao tentar executar o seu comando num terminal em modo administrador:

Invoke-RestMethod : Não é possível localizar um parâmetro posicional que aceite o argumento '/win'.
No linha:1 caractere:1
+ irm christitus.com /win | iex
+ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : InvalidArgument: (:) [Invoke-RestMethod], ParameterBindingException
    + FullyQualifiedErrorId : PositionalParameterNotFound,Microsoft.PowerShell.Commands.InvokeRestMethodCommand

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

Obtive esse resultado ao tentar executar o seu comando num terminal em modo administrador:

Invoke-RestMethod : Não é possível localizar um parâmetro posicional que aceite o argumento '/win'.
No linha:1 caractere:1
+ irm christitus.com /win | iex
+ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : InvalidArgument: (:) [Invoke-RestMethod], ParameterBindingException
    + FullyQualifiedErrorId : PositionalParameterNotFound,Microsoft.PowerShell.Commands.InvokeRestMethodCommand

Ah sim, eu inseri um espaço onde não deveria.

O comando é irm christitus.com/win | iex

(sem espaço antes do /win)

• Curtir 1
Postado

Mais algumas observações, que talvez possam interessar a quem está cogitando comprar esse lenovo:

Instalei dois linux nele (Arch e neon unstable) e mantive o Win11. O hardware é totalmente compatível com linux. A única coisa que ainda não pude testar é o leitor de cartão sd, pois não tenho nenhum cartão desse tipo. Ah, usb-c também não testei, não tenho nenhum monitor display port. Trackpad, teclas especiais do teclado, webcam e microfone funcionam como devem. O wi-fi tem chip intel ax203. Isso é importante, já que chips wi-fi intel têm boa compatibilidade com linux e o laptop não tem rede cabeada. Até este momento o wi-fi não desconectou nenhuma vez. Aqui vai o resultado de um teste de velocidade:

spacer.png

Achei os alto-falantes ruins, mas isso já é de se esperar. Alto-falantes pequenos nunca produzem sons com boa qualidade.

SSD NVMe bem rápido. A diferença em relação aos SSDs sata que já usei é bem perceptível ao usar o laptop. Aí vai um teste dele:

spacer.png

Quanto à tela, melhorei um pouco aumentando a saturação no software de configuração instalado junto com o driver do vídeo integrado da intel para Win11. Agora quero ver se consigo gerar um perfil de cores icc dos ajustes, pra poder usar nos linuxes.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Infelizmente terei que acionar a garantia da lenovo.

Logo que recebi o laptop eu testei as duas portas usb-a conectando um pendrive e executando testes de velocidade.
Aparentemente estava tudo bem. Mas, pelo fato de eu não usar pendrive com muita frequência, somente hoje percebi que a porta do lado 
direito está falhando. Quando um pendrive está conectado nela, o sistema operacional frequentemente desconecta e reconecta o dispositivo 
sozinho. Se tento copiar algum arquivo grande para o pendrive, ocorre falha. No caso dos dois linuxes que tenho instalados, o log do kernel 
reporta erros de entrada/saída quando acesso o pendrive e durante a cópia de dados para ele. No Win11 o Explorador de Arquivos fica
travando enquanto o SO desconecta e reconecta o pendrive sozinho, e também ocorre falha na cópia de dados. Não ocorre nenhum problema 
quando a porta usb-a da esquerda é usada.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Seu M4drug4 disse:

Infelizmente terei que acionar a garantia da lenovo.

Logo que recebi o laptop eu testei as duas portas usb-a conectando um pendrive e executando testes de velocidade.
Aparentemente estava tudo bem. Mas, pelo fato de eu não usar pendrive com muita frequência, somente hoje percebi que a porta do lado 
direito está falhando. Quando um pendrive está conectado nela, o sistema operacional frequentemente desconecta e reconecta o dispositivo 
sozinho. Se tento copiar algum arquivo grande para o pendrive, ocorre falha. No caso dos dois linuxes que tenho instalados, o log do kernel 
reporta erros de entrada/saída quando acesso o pendrive e durante a cópia de dados para ele. No Win11 o Explorador de Arquivos fica
travando enquanto o SO desconecta e reconecta o pendrive sozinho, e também ocorre falha na cópia de dados. Não ocorre nenhum problema 
quando a porta usb-a da esquerda é usada.

Uma pena, realmente.

E obrigado por nos manter atualizados com o relatório.

• Curtir 1
Postado

Esquisito que a porta da direita funciona sem falhas com teclado e mouse.

E mesmo com o pendrive ela não falha sempre. De cada 10 vezes que o pendrive é conectado, umas 2 vezes a porta funciona corretamente. Se eu tiver que mandar o laptop pra outra cidade e o frete ficar caro, acho que nem vou acionar a garantia ainda. Só se a porta começar a falhar com teclado e mouse também, aí sim. Porque ficar somente com uma porta usb-a funcionando 100% é dureza.

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Seu M4drug4 disse:

Esquisito que a porta da direita funciona sem falhas com teclado e mouse.

E mesmo com o pendrive ela não falha sempre. De cada 10 vezes que o pendrive é conectado, umas 2 vezes a porta funciona corretamente. Se eu tiver que mandar o laptop pra outra cidade e o frete ficar caro, acho que nem vou acionar a garantia ainda. Só se a porta começar a falhar com teclado e mouse também, aí sim. Porque ficar somente com uma porta usb-a funcionando 100% é dureza.

Já verificou a possibilidade de o pendrive ser o problema?

É a primeira coisa que me vem à cabeça ao ler sua descrição do problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...