Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

(iniciante) Fiz um overclock no meu processador amd na bio e queria saber se ta seguro

setup:

AMD Ryzen 7 5700X
ASUS TUF Gaming B550-Plus
ASRockRX 9060 XT 16GB

Troquei os seguintes valores e senti uma pequena melhora nos jogos (o suficiente pra mim no momento)

PBO Scalar - 4x
Platform Thermal Throttle Limit - cravei em 90 °C
Max CPU Boost Clock Override - +100 MHz
Curve Optimizer - Negative, all cores, -15

Acho que foi bem leve mas como não entendo muito tenho um certo receio... o que acham?

• Zalgo alterou o título para Esse overclock que fiz no Ryzen 5700X é seguro?
Postado

Dificilmente você terá enormes problemas. As tufs são placas mãe de boa estrutura, o 5700X até onde sei aguenta um OC de forma legal e etc. o que você deveria dar uma verificada são duas coisas:

*Em quanto o consumo da sua CPU aumentou e como isso pode afetar sua fonte;

*Quão bem resfriado seu sistema está, em especial a CPU com Overclock em questão. Seu cooler tem margem para resfriar BEM essa CPU? Eis a questão;

Não penso muito quanto a degradação da sua CPU devido a não ser um fator preocupante tão grande nessas configurações aí e sob a presunção de baixas temperaturas.

Então, se possível, mande por favor o modelo da sua fonte e o do seu cooler.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Overclock com -15 no curve optimizer em Ryzen 7 5700X é seguro?
  • 2 semanas depois...
Postado

Em 05/07/2025 às 20:37, NStão disse:

Dificilmente você terá enormes problemas. As tufs são placas mãe de boa estrutura, o 5700X até onde sei aguenta um OC de forma legal e etc. o que você deveria dar uma verificada são duas coisas:

*Em quanto o consumo da sua CPU aumentou e como isso pode afetar sua fonte;

*Quão bem resfriado seu sistema está, em especial a CPU com Overclock em questão. Seu cooler tem margem para resfriar BEM essa CPU? Eis a questão;

Não penso muito quanto a degradação da sua CPU devido a não ser um fator preocupante tão grande nessas configurações aí e sob a presunção de baixas temperaturas.

Então, se possível, mande por favor o modelo da sua fonte e o do seu cooler.

Opa, desculpa pela demora... no caso o processador que comprei vem com o cooler integrado
testei as temperaturas em estresse, não parece estar muito altas não... minha fonte é uma Gamdias Cyclops M1-550B, 550W

https://www.amazon.com.br/Processador-AMD-Ryzen-5700-Threads/dp/B0CQ4HPJYV/ref=asc_df_B0CQ4HPJYV?mcid=0a3d047f071a31dcae11848471eca31a&tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=709884378235&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=14533069782184145510&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9196892&hvtargid=pla-2283893266784&psc=1&language=pt_BR&gad_source=1

O processador é tipo esse!

Postado
3 horas atrás, Callzone disse:

setup:

AMD Ryzen 7 5700X

... no caso o processador que comprei vem com o cooler integrado

Ryzen 5700X não vem com cooler:

Solução Térmica (PIB) Não incluído

Por acaso não comprou o "capado" Ryzen 5700, que é um Ryzen 5700G com vídeo integrado desabilitado (provavelmente por defeito)?

Esse vem com o "cooler box" AMD mais fraco, o Stealth, não é adequado para overclock.

Solução Térmica (PIB) AMD Wraith Stealth

61MXXjImGQL._SX522_.jpg

https://www.amd.com/en/products/processors/ecosystem/cpu-cooler-solutions.html

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...