Ir ao conteúdo

ASUS vivobook 15 em promo para uso profissional(programação), compensa?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Quero comprar um notebook mas não gostaria de gastar muito mais que 3000 reais, encontrei na promoção por 3265 um da ASUS vivobook 15 com um processador amd Ryzen 7730U 16gb de ram, 512gb SSD NVMe, 15,6 polegadas e tela full HD. Quero usar para programar, estudar e talvez algum jogo plataforma/2d/indie muito leve. Mas o foco principal são os estudos e a programação, word, excel e arquivos grandes. É uma compra ideal ou tem alguma outra recomendação por esse preço ou mais abaixo um pouco, caso seja “demais” para o que eu quero.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para ASUS vivobook 15 em promo para uso profissional(programação), compensa?
  • Membro VIP
Postado
Em 08/07/2025 às 18:00, Zeze1072 disse:

Quero comprar um notebook mas não gostaria de gastar muito mais que 3000 reais, encontrei na promoção por 3265 um da ASUS vivobook 15 com um processador amd Ryzen 7730U 16gb de ram, 512gb SSD NVMe, 15,6 polegadas e tela full HD. Quero usar para programar, estudar e talvez algum jogo plataforma/2d/indie muito leve. Mas o foco principal são os estudos e a programação, word, excel e arquivos grandes. É uma compra ideal ou tem alguma outra recomendação por esse preço ou mais abaixo um pouco, caso seja “demais” para o que eu quero.

Boa noite.

Será difícil encontrar algum processador mais forte do que um Ryzen 7 7730U, nessa faixa de preço, e acompanhado de 16GB RAM ou mais. Em outras palavras, nesse preço, essa é uma excelente compra (e você conseguirá rodar bem mais do que jogos indie ou 2D com isso).

No entanto, esse notebook possui tela TN (antirreflexo), que distorce as cores dependendo do ângulo de visão. Acima de 2.500 reais, eu considero essa tela inaceitável num notebook. Você pode gostar muito mais de uma tela IPS. Assim, recomendo os seguintes modelos:

1. Acer Aspire 5 (Ryzen 7 + 12GB RAM);

2. Lenovo IdeaPad Slim (Core i5 + 16GB RAM);

3. Vaio FE16 (Ryzen 7 + 16GB RAM)*

*O diferencial aqui é a tela.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Compensaria eu pegar uma versão com o Ryzen 7 5825U? muda muita coisa pro 7730U? Além disso, compensaria mais um de 8gb para um upgrade posterior em Memória? Sairia mais barato?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 09/07/2025 às 07:31, Zeze1072 disse:

@Gabriel U Compensaria eu pegar uma versão com o Ryzen 7 5825U? muda muita coisa pro 7730U? Além disso, compensaria mais um de 8gb para um upgrade posterior em Memória? Sairia mais barato?

São boas perguntas.

Na comparação entre os processadores, usando modelos de notebook ASUS como referência:

Notebook com Ryzen 7 7730U = 8 núcleos, 16 threads, 4.5GHz (frequência máxima), custando R$ 3.791,00 (Magazine Luiza);

Notebook com Ryzen 7 5825U = 8 núcleos, 16 threads, 4.5GHz (frequência máxima), custando R$ 3.099,00 (Kabum).

Observação: o Ryzen 7 7730U é duas gerações mais novo, e usa arquitetura de processador mais recente. Por isso, a eficiência e performance devem ser um pouquinho mais altos. Além disso, o vídeo integrado dos dois processadores é o mesmo: a excelente Radeon RX Vega 8.

Veredito de comparação custo-benefício: cerca 1% de diferença em performance, por quase 20% a mais no preço. Logo, Ryzen 7 5825U compensa mais.

Agora, na comparação entre opções de memória RAM:

Ainda considerando o mesmo processador (e em notebooks ASUS):

Notebook com Ryzen 5 5825U + 8GB RAM:   R$ 2.909,00 (Magazine Luiza)
Notebook com Ryzen 5 5825U + 16GB RAM: R$ 3.099,00 (Kabum)

Veredito: modelo com 16GB RAM ainda compensa mais. Afinal, é o dobro de RAM por menos de 10% a mais no preço.

Observação geral: Ainda assim, permanece, nos notebooks ASUS, o defeito da tela TN (que eu não recomendo). No entanto, se o objetivo é usar o notebook numa bancada fixa, com telas adicionais por exemplo, aí compensa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...