Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, meu provedor utiliza essa ont, uma intelbras 1200r, ela está no modo roteador, fazendo a discagem pppoe. Acho uma ont bem ruim, pois costuma travar muito, principalmente se mantiver a parte wifi ativa, esquenta bastante caso use junto, tanto que costumo manter desligado o wifi dela, isso o ex511 se responsabiliza, pois é até mais atual, wifi 6.

Há uns meses atrás, o usuário @arfneto tinha me passado algumas dicas para ter o melhor desempenho em uma situação similar: a ont como distribuía a internet, o roteador ligado a ela jamais deveria ter nada conectado na porta WAN, mas sim apenas em alguma porta LAN, assim eu teria apenas uma rede, pois quem ia gerenciar seria a ont.

Nesse caso ela tinha recomendado o seguinte: que fosse mudado o ip da ont para algo diferente de 192.168.1.1/192.168.0.1, pois as onu/ont e roteadores costumavam usar esses ip's e poderia dar algum conflito. Indicou um exemplo, alterar o ip da ont para 192.168.88.1. Depois de alterador o ip dela, na parte dhcp, eu deixaria livre os 4 primeiros ip's, o dhcp começaria a partir do 5 em diante, assim ficaria entre 5 -254, do 2 ao 4 ficariam livres para conectar outros dispositivos na ont, como outros roteadores, por exemplo. Isso era o básico para configurar na ont, quem era a responsável pela distribuição da internet.

Já no roteador, eu deveria desabilitar o dhcp e escolher entre um dos ip's que ficaram fora do range dhcp da ont, teria que escolher um entre os ip's 2, 3 e 4, assim por exemplo, eu iria escolher o .2, o roteador ficaria com o ip 192.168.88.2, assim sempre que precisasse acessar o roteador, seria com esse ip, também com esse modo de configuração eu teria acesso a ont, usando o ip dela, que seria o 192.168.88.1.

De acordo com ele, essa é a melhor configuração para que precisa adicionar outros roteadores ao aparelho principal, que distribui a internet, assim sempre teria o máximo da conexão, pois não teria risco de ter nat duplo e afins. O cabo de rede que viria de uma das portas da ont deveria ser conectado em qualquer porta LAN do roteador, jamais na WAN, mas sempre tive dúvida em como configurar o roteador depois.

Como a parte WAN do roteador não seria mais utilizada, o que deveria fazer, desligar ela? No ex511 da pra fazer isso, até excluir a configuração na aba wan, deixando ela em branco, essa é a forma ideal, desativar a wan, para evitar algum problema? As outras opções, como a função upnp no roteador, posso também manter elas desativadas, pois o responsável pelo gerenciamento de portas seria o aparelho distribuidor da internet, no caso a ont, correto?

Basicamente seria apenas essas minhas dúvidas, agradeceria se pudesse me auxiliar nisso, no momento não tenho como arcar com equipamentos melhores, só me resta essa opção. Tenho acesso admin a ont, o provedor me passou, consigo acessar as configurações dela sem problemas, caso seja necessário alguma configuração extra. Também tenho ip fixo público, o provedor me forneceu sem custo algum, assim não tenho problemas com cgnat, para efeito de informação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...