Ir ao conteúdo

XMP não aparece na BIOS da MSI B550M com Ryzen 5 5600 e RAMs novas da HyperX

Ir à solução Resolvido por CMV216,

Posts recomendados

Postado

Comprei 2x16 DDR4 3200hz de memória RAM da HyperX Fury, instalei bonitinho coloquei na frequência certa o pc ligou e reconheceu tudo certo tanto a quantidade de ram quanto a frequência. Entretanto não consigo ativar o xmp, a opção para ativar o xmp fica apagada no menu fácil e no menu avançado ela não aparece, tenho um Ryzen 5 5600, MSI B550M PRO VDH WIFI, RX6600, MSI MAG A650WBN e 1tb sdd NVMe.

Entrei em contato com o suporte técnico da msi e já atualizei a BIOS, resetei a bateria cmos e apliquei as configurações recomendadas (apertando F6), e testei cada pente individualmente em cada soquete, e ainda assim o xmp continuou indisponível, o suporte recomendou testar em outro computador as memórias e assim o fiz, testei numa gigabyte a520m ds3h (com BIOS atualizada) com um Ryzen 5 5600x que coincidentemente também tinha memórias kingstom que eu não consegui ativar o xmp, testei as minhas no computador e o xmp continuou indisponível.

Após isso o suporte da MSI recomendou que eu entre em contato com o suporte da memória RAM (kingstom e hyperx) o que eu estou fazendo atualmente. Abaixo seguem anexados prints provando que o xmp não está disponível nas duas BIOS, prints dos dados dos pentes e fotos deles. Conseguem oferecer alguma solução? 

30006a76a415616b937a5099844ba0b0.thumb.jpg.bbc3599795089f83dedeb0afc4c6d06d.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-07-16 à(s) 20.57.15_777b1f36.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-07-16 à(s) 20.57.14_581f10f1.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-07-16 à(s) 20.57.14_baa0341e.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-07-16 à(s) 20.57.14_c397e528.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-07-16 à(s) 20.57.15_32b1c293.jpg

Captura de tela 2025-07-11 201230.png

Captura de tela 2025-07-11 201247.png

MSI_SnapShot_00.jpg

MSI_SnapShot.jpg

IMG-20250710-WA0020.jpg

IMG-20250710-WA0021.jpg

Postado

Pelo que mostra no CPU-Z esta memória não tem perfil XMP, só JEDEC.

Captura de tela 2025-07-11 201230.png

CPU-Z de uma Kingston 3200 quem tem, a diferença (para o JEDEC # 14) é o CAS menor (20.0).

kingston-cpuz-spd1.png

Segundo a IA do Google:

Citação

Kingston HyperX memory modules are generally XMP (Extreme Memory Profile) ready, but not all modules have XMP profilesIf a HyperX module doesn't have an XMP profile, it will typically run at its default JEDEC (Joint Electron Device Engineering Council) speed, which is usually lower than the advertised speed. 

Mas esta tela diz que a memória está operando a 3200 MHz. Deve estar no que a Kingston chama de 

" Kingston FURY Plug N Play will auto-overclock itself up to the maximum speed allowed by the BIOS."

MSI_SnapShot_00.jpg

Tenta a opção de overclock manual,  setando os timings manualmente no BIOS.

Curioso é que o modelo da etiqueta KF32... não bate com o que o CPU-Z identifica: KHX32...

Use o software Thaiphoon Burner para tirar a dúvida se tem ou não o perfil XMP.

No Reddit tem caso semelhante.

Postado

@1lokos

2 horas atrás, 1lokos disse:

Mas esta tela diz que a memória está operando a 3200 MHz. Deve estar no que a Kingston chama de 

" Kingston FURY Plug N Play will auto-overclock itself up to the maximum speed allowed by the BIOS."

Eu que coloquei a memória nessa frequência.

2 horas atrás, 1lokos disse:

Tenta a opção de overclock manual,  setando os timings manualmente no BIOS.

Curioso é que o modelo da etiqueta KF32... não bate com o que o CPU-Z identifica: KHX32...

Use o software Thaiphoon Burner para tirar a dúvida se tem ou não o perfil XMP.

Tem alguma recomendação de material para eu seguir para fazer um overclock manual na ram? Esse overclock manual vai ter o mesmo resultado que ativar o xmp?

Algumas pessoas me falaram isso (postei no adrenaline e reddit também), comprei na shopee de uma boa loja e outros marketplace maiores ainda vendem bastante esse modelo, sendo falsificado/antigo ou não, se o pc está identificando como 2x16gb DDR4 3200hz tem problema em manter as memórias? Não queria ter que devolve-las.

Usei o thaiphoon e esse foi o resultado:

Snap1707202563439PM.png.0c2cee3116a3856e3538ee0fd3504be1.pngSnap1707202563448PM.png.d6afaebcb1012cb4b43ab54e72550396.png

Postado

No perfil JEDEC # 13 é 3200 MHz.

No overclock manual pode atingir os resultados de um perfil XMP, mas depende da memória suportar, aí é tentativa e erro, ajustando tensão, testando para ver se fica estável...

O XMP significa que a memória foi testada e certificada num perfil de "overclock".

Testa com os timings que esta na imagem do CPZ acima, da memória que tem perfil XMP, de diferente é o CAS.

Pois essa não tem:

XMP CERTIFIED - Not programmed.

Naquele tópico gringo do Redit acham é scam (golpe), alguém re-etiqueta memórias Kingston ValueRam (básicas) e vendem como Fury.

Postado

@1lokos

Vou tentar o overclock manual e te retorno com os resultados, mas perguntando de novo, sendo scam ou não, vale a pena manter?

Já que a memória apresenta os dados certos e só não tem o xmp, tem problema em mantê-las? 

Postado

Não sei se dizer se vale a pena ou não... se pagou preço de memória genérica do AliExpress, OK, não se pode exigir muito.

Mas repare que sequer o fabricante do chip é identificado, o "Dram Manuf." que, em geral, é Micron, SK Hinix, ChangXin, indicando que é produto "white label" de baixa qualidade, não dever ser Kingston original.

No exemplo de Kingston com XMP  o Dram Manuf. identificado.

kingston-cpuz-spd1.png

Postado

@1lokos

Paguei 400 na shopee (cada um por 200) + um bom desconto de 50 reais ficando 350. As avaliações são boas e parece não apresentar problemas vou fazer o overclock e se tudo der certo vou manter as memórias, no pior dos cenários caso o overclock não funcione eu tento devolver/vender e compro pentes mais caros só que com uma procedência melhor.

• GabrielLV alterou o título para XMP não aparece na BIOS da MSI B550M com Ryzen 5 5600 e RAMs novas da HyperX
  • 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

No final, comprei novas memórias e devolvi essas. Eu estava ok com elas não tendo xmp de fábrica, eu poderia fazer um overclock ainda tranquilo, mas o CL22 ao invés do CL16 me desanimou. No final achei memórias originais da kingstom por 400 reais e troquei e deu tudo certo. 

valeu @1lokos pela ajuda, a qualquer um que tenha o mesmo problema fiquem atentos a essas memórias, pra mim não foi incompatibilidade ou algo do gênero, puro produto falso mesmo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...