Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O que tá acontecendo é o seguinte:

Carregando de 0% a 15%: Taxa de carregamento de ~16W
Entre 15% e 16%: para de carregar por alguns segundos (0W)
Após 15%: exatamente 8,74W (às vezes variando para 8,75W) até 100%

O problema é que isso é muito lento. Meu notebook dura cerca de 1 hora e 20 minutos no Fedora, com um vídeo em Full HD, para ir de 100% a 0% (desligar), e leva o mesmo tempo depois disso para carregar até apenas 70%. Então, tudo depois disso é tempo perdido, já que não rende nenhum retorno em quase nenhum momento, o que é algo em torno de ~40 minutos para ir de 70% a 100%. (Raramente faço algo muito mais leve do que o consumo de energia de um vídeo do YouTube.)
Eu só queria pelo menos manter a taxa de carregamento em 16W. Não é o ideal considerando a potência nominal que o carregador deve fornecer (aproximadamente 90 W), mas é MUITO melhor do que 8,74 W constantes. Se fosse constante em 16 W, pelo menos significaria que está demorando um pouco menos para carregar do que para descarregar...

Suspeito que tenha algo a ver com circuitos integrados, EC, firmware ou BIOS, mas não entendo muito sobre isso. Testei sem a bateria, mas não obtive grande resultado... talvez seja porque estou usando o Fedora Linux ou simplesmente não tenho conhecimento suficiente. O melhor que consegui encontrar foi (PL1: 17 W e PL2: 21 W), no carregador.
Também não queria arriscar às cegas tentar vários procedimentos, como modificação de BIOS ou outros... Então, se alguém que entenda de laptops puder me ajudar, ficaria muito agradecido.

Problema (resumidamente):
Antes de 15%: aproximadamente +15% a cada 10 min (~16W)
Após 15%: aproximadamente +8% a cada 10 min (8,74W)

Informações adicionais:
Carregador: 19,5V — 4,7A (Original)
Modelo do laptop: SVF15213CBW
Status da bateria: ~57% de vida útil restante

Sistemas operacionais testados:
Ubuntu, Fedora, Mint Cinnamon, Mint XFCE, Kubuntu, Nobara, PopOS.
Windows 11, Windows 10, Windows 8.1

(Pode ser só impressão minha, mas acho que o Windows 11 e o Mint Cinnamon parecem carregar a bateria um pouco mais rápido em certos casos, mas ainda muito lentamente.)

• GabrielLV alterou o título para Sony Vaio SVF15213CBW limita carga a 8,74W após 15%, demora muito para carregar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...