Ir ao conteúdo

Upgrade de RAM de 8GB para 16GB aumenta o FPS em jogos?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá tenho um pc bem humilde com as seguintes peças : Ryzen 3 5300g, a520m a pro, fonte msi 600w, 8gb ram. Queria saber se eu colocar mais uma Memória de 8gb totalizando 16gb iria melhorar meu fps no CS2.

• Solução
Postado

@Du-Whellz Sim, pois memórias em dois canais fazem a iGPU do Ryzen 3 5300G (Vega 6) ter bem mais performance.

Um exemplo, é este - com outro processador, mas é parecido com o Ryzen 3 5300G.

• guilherme_dr alterou o título para Upgrade de RAM de 8GB para 16GB aumenta o FPS em jogos?
Postado

Se você tem apenas 1 pente de memória, deve colocar mais 1 para ativar o dual channel, especialmente se usa o vídeo integrado do CPU, vai ter melhora no desempenho.

Já o fato de aumentar a memória de 8 para 16 GB em si não vai "dar mais FPS", até porque os jogos que exigem mais de 8GB de RAM e tem o rendimento prejudicado só com 8GB nem rodam com o vídeo integrado de um Ryzen 3200G.

• Membro VIP
Postado
Em 27/07/2025 às 15:29, Du-Whellz disse:

Olá tenho um pc bem humilde com as seguintes peças : Ryzen 3 5300g, a520m a pro, fonte msi 600w, 8gb ram. Queria saber se eu colocar mais uma Memória de 8gb totalizando 16gb iria melhorar meu fps no CS2.

Bom dia a todos.

Contribuindo com um pouco mais de detalhes:

1. Impactos na velocidade de transferência de informações para o processador:
No uso em Single Channel, a largura de banda passa por apenas um caminho de dados, e isso cria gargalos na transferência de dados, sob alta demanda. Sua memória DDR4, operando em 3200mhz, aguenta cerca de 25,6GB/s de dados em um único pente.

Ao usar dois pentes, o limite dobra para 51,2GB/s.

2. Impacto na troca de informações entre processador (com vídeo integrado) e RAM:

Em Single Channel, a controladora terá que enfileirar as requisições de acesso à memória com mais frequência. Isso aumenta a latência, e a CPU terá que esperar mais tempo para receber os dados, ficando ociosa. Em jogos, isso significa FPS mais baixo, embora o uso de CPU e iGPU permaneça baixo.

Em Dual Channel, o processador vai conseguir paralelizar o atendimento de solicitações. Assim, enquanto um pente atende à solicitação de leitura, por exemplo, o outro consegue processar a escrita de novos dados de forma independente, e isso agiliza o carregamento e atualização das novas informações, que precisarão ser acessadas depois. Esse aumento de eficiência afeta os dois processadores envolvidos no uso, embora os efeitos sejam maiores na iGPU (até 30% mais eficiência), cujo processamento de dados não é tão linear quanto o do processador principal (5-10% de aumento na eficiência).

3. Aumento do limite de detalhes gráficos.

Com o Dual Channel, texturas em alta resolução são carregadas em velocidade maior, então, não causam tanto stuttering quanto causariam em Single Channel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...