Ir ao conteúdo

Fonte Duex 600w como funcionaria a garantia? e por que pode vender essas fontes?

Ir à solução Resolvido por Goob,

Posts recomendados

Postado

Olá boa tarde, tudo bom com vocês? primeiramente, eu não tenho essa fonte e a seguir vou escrever apenas uma suposição ok.
Na Terabyte essa fonte Duex 600w está sendo vendida por 100 reais, como nós aqui sabemos, ela não entrega os 600 watts como está no anuncio, então vamos supor que eu compre essa fonte e tente extrair os 600 watts dela com um PC gamer e tal... ela vai desligar, queimar... talvez até estrague outros componentes do PC.. mas o suporte vai ter que me dar outra igual né? aí eu vou queimar ela de novo e ficará nesse ciclo infinito né (até a garantia acabar), é isso mesmo? pode isso? ninguém processa a Duex e outras marcas por fazerem essas fontes bombas? porque?

• Solução
Postado

@CaioLCamargo Sua dúvida faz todo sentido, e infelizmente, sim, esse “ciclo” de queimar fonte ruim, trocar na garantia e queimar de novo é uma realidade. Fontes como essa Duex 600W são vendidas com especificações que não correspondem à entrega real. Elas anunciam 600W, mas internamente são fontes que mal sustentam 250 ou 300W com estabilidade. E o pior é que, legalmente, essas empresas se protegem. Colocam “600W” na etiqueta, mas se forem cobradas, alegam que é 600W de pico, não contínuo, ou dizem que o teste foi feito em “laboratório próprio”. Como não existe fiscalização técnica séria no Brasil sobre fonte de alimentação, elas seguem vendendo assim.

Quando você coloca uma dessas fontes num PC gamer real, que exige de verdade potência, ela simplesmente não aguenta. E como quase sempre não tem proteções decentes (como contra sobrecarga, curto-circuito, sobretensão, etc.), ela pode simplesmente explodir ou queimar, e com isso já levar junto placa de vídeo, placa-mãe, SSD. Aí começa o ciclo, o consumidor manda a fonte queimada para a garantia, eles mandam outra idêntica, que também não aguenta, e isso se repete até o cliente desistir ou o prazo da garantia acabar. E o mais grave, se sua placa de vídeo queimar por culpa da fonte, eles não cobrem. A garantia cobre só a fonte em si, e geralmente alegam que o problema foi a rede elétrica, o uso indevido ou o próprio PC.

Quanto a pergunta “por que ninguém processa essas marcas?”, até existem ações no Procon ou processos pequenos, mas na prática é muito difícil provar que foi a fonte que causou o dano. Além disso, essas marcas geralmente são pequenas importadoras, sem representação oficial sólida no país, e as pessoas acabam desistindo porque o valor envolvido não compensa os gastos jurídicos. Então essas empresas seguem vendendo, sabendo que o risco de punição é baixíssimo.

O mais triste é que até lojas grandes como Terabyte, Kabum, Amazon e outras revendem essas fontes genéricas. E como o consumidor médio não tem obrigação de saber sobre topologia de fonte ou certificações, acaba comprando achando que está tudo certo. Mas o risco é real. No caso dessas fontes genéricas mesmo, não estou falando de fontes como a MSI MAG ou Redragon RGPS, por exemplo. Essas entregam o que prometem e cumprem seu papel. Não é porque estão no Tier C dessas listas de nerd high-end que são bombas. Existe uma margem enorme entre essas genéricas ruins e as fontes de entrada decentes. Sempre digo isso, muitos crucificam essas fontes de entrada, mas elas são um ótimo custo-benefício para justamente setups de entrada e até intermediária.

Então sim, a Duex e outras parecidas vendem fontes que não entregam o que prometem. E sim, elas vão queimar com uso maior do que conseguem aguentar, com risco de danificar o seu PC. A troca na garantia acontece, mas o prejuízo em outras peças é seu. Infelizmente é assim, e essas empresas estão protegidas, já que as regulamentações e leis do Brasil são cheia de brechas.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

Que tristeza né kkkkkk como eu queria ter muito dinheiro e muito tempo livre só pra ficar fazendo esse ciclo infinito da garantia com todas as lojas possíveis, em todos os anúncios possíveis de fontes BOMBAS, e contratar uns advogados bons aí só para ter a chance de ver o nosso mercado sem essas bombas, ou pelo menos ver eles trocando a etiqueta delas de "600w" para 250w.... mas ta bom... kkkkk obrigado aí pelas respostas 🙂

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...