Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um notebook Dell Inspiron 3421, acredito que seja esse modelo, pois não consegui encontrar mais nada sobre ela, as marcações na carcaça do notebook estão apagadas, o problema e que, esse notebook estava ligado na tomada durante uma tempestade, e eu estava no quarto usando ele normalmente, eu quase não ouvia o barulho da tempestade, mas ate que deu um raio e me assustei, isso já faz mais de 4 anos, quando deu o raio, eu estava usando fone e mouse, e eu senti um choque na mão e na cabeça, não foi nada muito forte, mas foi um choque "considerado", os aparelhos que estavam ligados não sofreram nenhum problema, geladeira, maquina de lavar, bomba de agua, lâmpadas, ar condicionado etc, mas o carregador do celular explodiu, e o roteador wifi também explodiu, junto com a antena de internet. dito isso, Posso prosseguir com o problema, o notebook liga normalmente sem nenhum problema, liga os leds, a ventoinha gira, tudo normal como deve ser, a fonte do notebook não foi afetada, e eu já testei com um multímetro, e também testei outra fonte no notebook, o problema é que as portas USB estão com problema, o notebook tem saída HDMI, e j testei em 2 monitores diferentes, o vídeo sai normalmente sem problemas, o som do notebook é normal, apenas as portas USB que estão "bugadas", posso ligar o notebook normalmente mas não tenho como acessar o Windows pois o teclado do notebook não funciona, e nem o teclado externo via USB, mouse também não funciona, e não consigo bootar via pendrive, o notebook tinha um HD, que ainda está funcionando normalmente, o único problema é esse das portas USB que não funcionam, o teclado e mouse touchpad do notebook também não funcionam, minha suspeita é sobre o chipset da placa-mãe, o que vocês acham? e quanto custaria uma troca?

Postado

De acordo com seu relato, fica bem evidente o dano na Placa-Mãe do seu Notebook.

De maneira simplificada, se as portas USB, HDMI e teclado embutido não estão funcionando então os circuitos que fazem com que esses itens funcionem foram danificados (ou não estão sendo alimentados corretamente).

Caso tenha algum conhecimento em eletrônica, um multímetro e um kit de ferramentas, sugiro que tente abrir o aparelho e fazer uma análise cuidadosa em busca de componentes carbonizados/queimados e presença de curto-circuito. Do contrário, melhor levar o aparelho numa assistência técnica de sua confiança.

Postado
2 horas atrás, Ítalo Bandeira disse:

Caso tenha algum conhecimento em eletrônica, um multímetro e um kit de ferramentas, sugiro que tente abrir o aparelho e fazer uma análise cuidadosa em busca de componentes carbonizados/queimados e presença de curto-circuito. Do contrário, melhor levar o aparelho numa assistência técnica de sua confiança.

eu ja fiz isso, vi um vídeo no youtube ensinando a testar, mas não encontrei alguma evidencia, acredito que deve ser avaliado por um profissional pois eu não tenho experiência nessa área e não posso argumentar muito, também não encontrei nenhum componente queimado

2 horas atrás, Ítalo Bandeira disse:

se as portas USB, HDMI e teclado embutido não estão funcionando

apenas os USB e teclado embutido e mouse não estão funcionando, mas a porta HDMI manda vídeo e som normalmente, e a tela do notebook também funciona

• Membro VIP
Postado
Em 02/08/2025 às 15:22, Mascote01 disse:

Tenho um notebook Dell Inspiron 3421, acredito que seja esse modelo, pois não consegui encontrar mais nada sobre ela, as marcações na carcaça do notebook estão apagadas, o problema e que, esse notebook estava ligado na tomada durante uma tempestade, e eu estava no quarto usando ele normalmente, eu quase não ouvia o barulho da tempestade, mas ate que deu um raio e me assustei, isso já faz mais de 4 anos, quando deu o raio, eu estava usando fone e mouse, e eu senti um choque na mão e na cabeça, não foi nada muito forte, mas foi um choque "considerado", os aparelhos que estavam ligados não sofreram nenhum problema, geladeira, maquina de lavar, bomba de agua, lâmpadas, ar condicionado etc, mas o carregador do celular explodiu, e o roteador wifi também explodiu, junto com a antena de internet.

Bom dia a todos no tópico.

Primeiramente, amigo, eu sou cristão e graças a Deus por você estar vivo e bem. Se essa bateria de notebook explode bem perto de você, meu amigo, isso seria um problema dos bem grandes.

Segundo, pelo seu relato, é bem provável que os capacitores da placa-mãe possam ter sofrido alguma sobrecarga com a flutuação elétrica (aliás, impressiona ela ainda estar funcionando, pelo menos em parte), quando outros aparelhos mais resistentes do que ela simplesmente fritaram, dada a sensibilidade da placa-mãe de um computador.

Se você souber como avaliar os circuitos de placa-mãe, um por um, para ver se algum deles não está com tensão maior do que a necessária, essa é minha primeira sugestão.

A segunda sugestão é desmontar seu notebook inteiro, retirando todas as conexões importantes da placa (bateria, RAM, bateria CMOS, tela), pressionando o power por alguns segundos e depois reconectando tudo com cuidado de novo. 

A terceira, infelizmente, envolve gastos adicionais (que não apenas de tempo): levar a um técnico especializado em eletrônica, que consiga fazer uma avaliação mais profunda, e te diga quais partes da sua placa-mãe estão permanentemente danificadas ou não.

Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

A terceira, infelizmente, envolve gastos adicionais (que não apenas de tempo): levar a um técnico especializado em eletrônica, que consiga fazer uma avaliação mais profunda, e te diga quais partes da sua placa-mãe estão permanentemente danificadas ou não.

vou fazer isso, você teria ideia de quanto custaria esse reparo?

• Membro VIP
Postado
agora, Mascote01 disse:

vou fazer isso, você teria ideia de quanto custaria esse reparo?

Depende muito.

Na minha cidade, os técnicos não costumam cobrar pelo diagnóstico, isto é, simplesmente descobrir qual dos circuitos da placa-mãe está sobrecarregado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...