Ir ao conteúdo

Sugestão de teclado layout ABNT2 100% para CS2 e trabalho até R$ 600,00

Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

Postado

Possuo o teclado Logitech K120 há 6 anos e sempre me atendeu muito bem, para jogar e trabalhar. Adorei o seu custo-benefício.

Agora a tecla do Espaço afundou e preciso trocar. Estou com algumas dúvidas:

Como nunca usei teclado mecânico ou high end, ele faz muita diferença para jogar CS2 com relação aos de membrana? Sinto que mouse, headset e monitor são MUITO mais interferentes na gameplay do que o teclado.

Preciso que o teclado seja Full ABNT2, pois também trabalho e estudo nele.

Opção 1: Comprar novamente o Logitech K120 por 70 reais (estou muito na desvantagem? sou lv 18 gc)

Opção 2: Fallen Eco Pantera - 129 reais

Opção 3: Fallen Pantera Switch Azul - 429 reais

Opção 4: Logitech G413 SE - 510 reais

Gurizada baluda do Fórum, passem a call do teclado bom pra dar um tiro honesto e que não seja o olho da cara, gostaria de um bom custo-benefício. Obrigado!

Postado

@Arthcevada Fala amigao, beleza?

o que você acha de barulho em um geral? te atrapalha ou gosta do tec tec?

para jogos teclado mecânico é bom, porém os top de linha agora são a linha de teclados magnéticos, tem ajustes de "sensibilidade" e tempo de resposta perfeitos.

Se você tem uma grana pra investir, tipo algo entre 300 e 600, os magnéticos vão te atender melhor.

estética te agrada muito, ou o funcional já basta?

Postado

Em periféricos para jogar, sempre priorizei Mouse, Mousepad, Headset e o Monitor.

Teclado pra mim sempre foi o "patinho feio" dos periféricos, nunca investi e nem sei o que estou perdendo por não ter um top.

Estou super inclinado a pegar novamente um K120 de membrana, pois me atendeu muito bem.

Até porque meu Headset está dando sinais de que está estragando e aí sim pretendo investir algo em torno de 500-600 reais num novo.

O barulho TecTec me incomoda sim. Existe algum mecânico bom e relativamente silencioso por até 300 reais? Ou nessa faixa vale a pena investir mais 100-200 reais e pegar um brabo?

Postado

@Arthcevada vai de mecânico por algo entre 150 e 250 ou magnético por 290 a 400.

de coração, vai no magnético, em resumo é 10x melhor que o de membrana kkk.

Como escolher um SWITCH? veja aqui

Entenda todos os tipos de switch e como escolher o seu teclado aqui

minha sugestão nacional é o teclado Redragon Kurama PRO que hoje está em uma promoção boa por R$280 no Link

só antes de comprar, confirme se o switch brown vai te agradar ( eu acho que sim )

tem infinidades de teclados diferentes,

tamanho, peso, estética, ergonomia ou não, tipo de switch, tipo de tecnologia, marca e etc...

mas na boa. Mecânico e Magnético vai te atender em 99% dos casos.

pra maioria das pessoas, o de membrana já virou obsoleto, sendo só um "funcional" pra ter na sua padaria, no seu mercado, na sua empresa para seus funcionarios, ou para a atendente da claro saca?

comprar um pra você jogar, trabalhar e estudar com qualidade confia nas novas tecnologias.

• Curtir 1
Postado

Cara eu comprei um k60 pro da corsair compatível com o icue, e falar para você meu desempenho no cs melhorou 200% melhor aquisição que eu fiz !

• Curtir 1
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Sugestão de teclado layout ABNT2 100% para CS2 e trabalho até R$ 600,00
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Arthcevada, boa tarde!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!

6 anos é muito pouco para um teclado. Até R$ 600,00, pessoalmente optaria por fabricantes com bom tempo de mercado que mantém boa reputação, como Ducky Channel, Akko/Monsgeek (os switches são ruins, mas podem ser trocados e a base é boa), Cooler Master, Corsair e etc. Recomendo evitar Redragon e teclados ópticos/magnéticos baratos pois placa de circuito impresso geralmente é o maior gargalo na vida de um teclado depois dos switches e se ela for mal feita como é nesses modelos de baixo custo, vai durar menos que um bom teclado de membrana. Como o mercado está lotado de lixo hoje em dia, eu diria que a opção mais segura dentro de mecânicos que atende todos os critérios seria o Logitech G413 SE, que utiliza switches GX fabricados pela Kailh, possui construção decente. Não consegui encontrar imagens internas do Alloy Core, infelizmente, mas a construção da Hyperx costumava ser pouca coisa diferente da Logitech, apenas não garantiria qualidade dos switches.

2 horas atrás, Arthcevada disse:

Teclado pra mim sempre foi o "patinho feio" dos periféricos, nunca investi e nem sei o que estou perdendo por não ter um top.

Durabilidade, estética e sensação ao digitar apenas. Caso precise de alguma função específica como iluminação, macros e etc, também. Qualquer outra coisa não passa de efeito placebo ou puro gosto pessoal. É um dispositivo muito antigo, muito bem conhecido, e praticamente todas as variações modernas já existem há ao menos 30 anos, mas só se tornaram viáveis agora pelo menor custo de fabricação dos componentes. O que teclados têm de realmente novo hoje são métodos de construção que alteram sensação ao digitar e funções na controladora que não alteram muito a funcionalidade fora alguns que possuem detecção de níveis de pressão analógica, coisa que já existe há mais de 30 anos, mas hoje é implementado de forma que os jogos e programas conseguem enxergar isso.

Recomendo leitura dos meus tópico sobre o assunto:

Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Obrigado pela explicação. Poderia me passar também artigo/resumo sobre os diferentes tipos de switches? Eu sou um ogro usando mouse e teclado, meus mouses arrebentam em 2-3 anos geralmente porque eu clico muito forte e ou ele dá double click ou solta o clique.

Isso possivelmente aconteceu com o K120 também, a tecla Espaço afundou porque acredito que o pulo no jogo eu devo forçar bem mais do que o usual em digitação.

Acabei comprando outro Logitech K120, em promoção na Amazon por 65,90 com frete grátis, barbada, apenas para substituir o estragado enquanto eu estudo mais sobre um futuro modelo de teclado mais robusto. São muitas opções e como tu disse que praticamente não faz tanta diferença (era o que eu suspeitava, empiricamente), não quero me precipitar gastando uma grana boa, que poderá ser destinada pra outro tipo de periférico que influencie mais no desempenho (como um headset, pra ouvir passos com maior nitidez e precisão).

A marca Akko é nova pra mim, entrou no meu radar também. Como é o suporte com produtos que venham a ter defeitos dentro da garantia?

Logitech eu fui muito bem atendido pelo suporte e sempre terá minha preferência.

Vou dar o tópico como resolvido, porém sigo aceitando Dicas de bons teclados custo-benefício, embora esteja inclinado a posteriormente adquirir o G413 SE mesmo...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Arthcevada disse:

Poderia me passar também artigo/resumo sobre os diferentes tipos de switches?

Switch é parâmetro muito pessoal. Qualquer switch decente vai aguentar pancada mesmo se você for ogro. Teclado de membrana talvez aguente um pouco menos, mas mesmo assim, ambos os tipos se bem feitos podem exceder os 30 anos de funcionamento. Minha recomendação é ver a prioridade, se quiser silêncio ou não, preferência, se quiser algo mais pesado ou leve, tátil ou linear, e caso não esteja satisfeito com uma escolha arbitrária, testar pessoalmente. Nenhum tipo de switch vai dar qualquer vantagem ou desvantagem em jogos, e as únicas vantagens reais que vi foi o teclado da Razer imitando teclado de membrana (desativando a tecla assim que começa a levantar ela), e da Wooting (desativando assim que começa a subir uma enquanto abaixa a outra) e que foram banidas dos jogos. Uma ressalva são os com click tanto pra cima quanto pra baixo, com barra pesada como os Box Jade e Box Navy, pois eles podem demorar mais pra terminar de subir, mas é caso bem específico. Isso dentro de mecânico, Há outras tecnologias que discuti em um dos tópicos acima. Em minha experiência com vários teclados, por algum motivo os táteis e os clickies aumentaram a velocidade da minha digitação mesmo com molas mais pesadas.

As fabricantes que eu confio no geral são: Cherry, Gateron, Kailh. Há outras como a JWK mas elas não fabricam pra teclados que já vem prontos.

Eu sou um ogro usando mouse e teclado, meus mouses arrebentam em 2-3 anos geralmente porque eu clico muito forte e ou ele dá double click ou solta o clique.

Fique tranquilo porque é norma mouse moderno dar duplo-clique mesmo com uso tranquilo. É a qualidade dos switches novos, os originais do meu G303 demoraram 5 anos pra gastar os secundários, e os primários ainda estavam funcionando legal, troquei todos pra não precisar abrir o mouse de novo tão cedo e em 3 anos os Huano Blue white-dot já deram duplo clique nos principais.

Isso possivelmente aconteceu com o K120 também, a tecla Espaço afundou porque acredito que o pulo no jogo eu devo forçar bem mais do que o usual em digitação.

Em um teclado mecânico decente isso não vai acontecer. Também, um de membrana de projeto melhor como um Lenovo Preferred Pro 2 não permitiria isso ocorrer tão facilmente, o plástico do K120 é bem fino e macio e ele não tem reforço de metal por trás da membrana. Fuja de teclados com chassi de plástico nesse caso, eles podem vir a durar menos.

Acabei comprando outro Logitech K120, em promoção na Amazon por 65,90 com frete grátis, barbada, apenas para substituir o estragado enquanto eu estudo mais sobre um futuro modelo de teclado mais robusto. São muitas opções e como tu disse que praticamente não faz tanta diferença (era o que eu suspeitava, empiricamente), não quero me precipitar gastando uma grana boa, que poderá ser destinada pra outro tipo de periférico que influencie mais no desempenho (como um headset, pra ouvir passos com maior nitidez e precisão).

Eu creio que vais perceber uma queda de qualidade, pois a Logitech a reduziu, e talvez os mesmos jogos encontrem teclas que são bloqueadas pelo barateamento e simplificação da matriz. Ouvi diversos relatos disso, porém nunca testei em primeira mão, o K120 que tenho aqui desde 2017 ainda é da época em que não se ouvia falar disso.

Mouse, monitor e headset fazem muito mais diferença que teclado em jogos FPS, então considero uma escolha sensata focar neles. O teclado eu apenas investiria caso queira uma experiência melhor com um dispositivo melhor construído, ainda mais hoje com escassez de boas opções no mercado em ABNT2 e fullsize.

A marca Akko é nova pra mim, entrou no meu radar também. Como é o suporte com produtos que venham a ter defeitos dentro da garantia?

Infelizmente não conheço o suporte, fico devendo essa, eu olho principalmente pela qualidade do produto, e eu tive muitos teclados e no geral presenciei defeitos pouquíssimas vezes, incluindo as unidades de 1991, 1993, 1995 e 1996, e 2001 que tive.

Logitech eu fui muito bem atendido pelo suporte e sempre terá minha preferência.

Logitech desde 2017 sempre teve primariamente produtos medíocres e garantia topo de linha. É raro achar um produto realmente de alto nível deles depois dessa época quando ainda dominavam, mas a garantia é e sempre foi a melhor que existe em todo o mercado. Eu não pensaria duas vezes em preferir ela quando é equivalente aos concorrentes.

Vou dar o tópico como resolvido, porém sigo aceitando Dicas de bons teclados custo-benefício, embora esteja inclinado a posteriormente adquirir o G413 SE mesmo...

O G413 SE é minha recomendação pois a versão antiga dele sofria unicamente com problemas de falha nos switches e keycaps pelos horrorosos Romer G desenvolvidos em parceria com a Omron, eu nunca vi, ao menos não lembro, de nenhum outro problema. Como a Logitech mudou a fabricante pra Kailh e o padrão do switch para MX, e hoje se as teclas tiverem defeitos é possível adquirir um jogo Redragon A108, que é de qualidade decente, resolveu os únicos problemas que tinha e por isso minha recomendação.

Um teclado de membrana muito legal que não sei se vai dar certo para jogos é o Lenovo Preferred Pro 2. A minha experiência de digitação nele é muito agradável, só não sei como funciona a matriz dele em jogos que requerem muitas combinações de teclas, no CS deve ser OK. O G213 é um bom teclado também, eu só me preocupo com desgaste no pigmento das teclas por serem gravadas a laser, há quem passe quase uma década sem elas gastarem, há quem passe 3 anos e já comece a ver borrões nas letras onde saiu a tinta.

A Corsair tinha alguns modelos mas parece que estão sendo abandonados aos poucos, justo quando voltaram a um padrão de teclas que pode ser trocado posteriormente por modelos do mercado, ao contrário dos antigos em que só a Corsair tinha as teclas para eles. A Cooler Master também parece ter dado uma sumida também. Hyperx, honestamente, nunca gostei. Não são todos os teclados deles que são bons, mas boa parte é muito boa. Akko é legal, base de boa qualidade, mas os switches estão dando muito defeito. Há também os Fallen Pantera, que são bem decentes em construção, talvez melhor que os Logitech, e só lembrei agora.

No mais, o mercado hoje está muito escasso em boas opções e cheio de lixo eletrônico em potencial. É uma época ruim, que sucede uma época que foi muitíssimo boa. Recomendo manter nas opções tradicionais por enquanto, até que o mercado volte a ter opções realmente mais interessantes, e esteja disposto a pagar um premium por um produto com uma experiência de uso diferenciada. Não vai te dar vantagens, mas uma experiência melhor realmente faz diferença, e é justo isso que muitos confundem como o produto sendo melhor e começam a querer justificar como se fosse uma necessidade comprar algo caro, ao invés de admitir que é um luxo que deve ser comprado para agradar a si mesmo e apreciado como tal.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Opa @Mikhail Kosevich Volkov  beleza?

Preciso voltar aqui para te passar um review, já que tu entende muito de periféricos (tema do post).

Tu estava certo, o novo Logitech K120 possui qualidade inferior ao meu antigo. Possui ghosting onde não havia (shift + w + 1) e veio com duas teclas do teclado numérico "grudadas" (tecla 9 e tecla +). Precisei girar a tecla + e assim parar de encostar uma na outra, bizarro o downgrade que a Logitech fez no K120.

Aí fui na recomendação do colega, um Redragon Kumara Pro V2 Magnético Switch Brown. Teclado muito bom, gostei bastante. No entando, o produto veio com COIL WHINE. Depois que eu comecei a ouvir o ruído, não consegui parar de ouvir mais. Para tarefas que exigem concentração, ele estava sempre lá me atrapalhando. Desligar o RGB melhorou o ruído em 50%, mas ainda estava lá... Além de ser TKL e eu queria um Full Size. Solução: devolvi

Encomendei hoje o G413 SE e espero que ele me atenda, pois gostaria que servisse tanto para jogar CS e games em geral, quanto para trabalho e estudo. Acho interessante os 2 anos de garantia da Logitech também. Deseje-me sorte, tô zikado com teclados kkkk

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...