Ir ao conteúdo

Placa-mãe ATX AM5 custo-benefício até R$1.600 para Ryzen 7 7800X3D

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, yankaue15 disse:

@1lokos Interessante essa gambiarra. Vou salvar inclusive pra caso eu pegue uma sem nenhuma Luz encontrar algum cara que entenda dessas coisas pela minha região pra fazer. 

Se abrir vai perder a garantia. Consulte as políticas de cada empresa antes de qualquer coisa.
Acho mais válido passar a fita de led pelo lado de fora mesmo.

Postado

@Crixus Champion Beleza. Você tem algum Watter Cooler pra indicar? de 360mm com display personalizável com melhor custo beneficio, na cor preta. Vi uns caras que compram primeiro o watter cooler normal, depois compram uma telinha LCD no Aliexpress que pode ser personalizavel pra colocar. To pensando em pegar esse aqui e futuramente colocar uma telinha personalizavel (Mas vou ver se consigo alguma promo dele), sabem se ele é bom?

Postado
Em 14/09/2025 às 00:50, yankaue15 disse:

... pegar esse aqui...

Esse DeepCool L360 V2 é um WC antigo, note que ainda usa o obsoleto LED RGB (12V, 4 pinos), se quer "frils", compre com LED ARGB (5V, 3 pinos), que é o padrão moderno, com mais cores e efeitos mais elaborados. Já a marca é recomendada, dá 3 anos de garantia para os modelos básicos e 5 anos para os "high end" - não sei como funciona aqui na "Bananias".

O WCGigabyte Gaming 360 ARGB é modelo de entrada, mas para o 7800X3D é adequado. Esta por R$ 410,00 na K'bum (aumentou). Tem 3 anos de garantia.

Se quer um modelo performance, o Arctic Liquid Freezer 360 III, que não tem versão com telinha no bloco, tem um fan acoplado no bloco, para resfriar o VRM, tem versão com e sem LED ARGB.cCusta o dobro ou mais.

Nenhum destes modelos tem telinha de LCD, que do ponto de vista prático é uma grande futilidade, acrescentam uns $20-30 (USD) no preço do cooler, usam uma das conexões de USB interna da placa-mãe, dependem de um software (provavelmente bloatware) que será mais um layer em background no Windows, consumindo ciclos do CPU e memória.

E às vezes mostram temperaturas defasadas, coisa que pode ver na barra de tarefas do Windows com um software mais útil como o Fan Control. Em alguns modelos de WC "genérico" (OEM) a tela corre o risco de "brickar" quando o usuário tenta colocar algum GIF animado. Mas, como diria o "velho deitado"; gosto não se discute. 😜  

Mas tem modelos da ASUS, Gigabyte... com a telinha LCD, é só escolher um que caiba no bolso. Atente-se para a garantia, pegue com pelo menos 3 anos. 

• Curtir 2
Postado

@1lokos Você é 10 meu amigo, obrigado pela dica! Dei até uma estudada ontem sobre os parâmetros do WC em relação a Fluxo de Ar, Pressão Estática, materiais que são feitos, RPM, Rolamento, Barulho... é bem interessante

• mês depois...
Postado

Aproveitando o tópico aqui, estou  dilema comprei um R7 7700X e estou em busca da placa-mãe. Mas são diversas opções, a única que descartei totalmente foi a ASRock por conta dos problemas de morte nos processadores. Eu tenho um orçamento de R$1500 reais para comprar. Estou na dúvida se compro B650 ou faço um investimento em B850. Qual seria a placa mais indicada e com segurança? Trabalho com engenharia, renderização de maquete 3D, modelagem de estruturas metálicas e vídeos de maquete. Minha intenção e comprar um a placa de vídeo Intel ARC B580 que está com preços bons e com as últimas atualizações se tornou bem atrativa. Eu consigo fazer importação de placas num preço mais em conta. 

Me ajudem aí 

Postado
4 horas atrás, MEGA-MORPHEU disse:

Estou na dúvida se compro B650 ou faço um investimento em B850

Todas ASUS da linha TUF Gaming são muito seguras.
A B650 mais barata da linha TUF é a ASUS TUF GAMING B650M-E, ou ASUS TUF GAMING B650M-E WIFI (em sua versão WIFI)
O preço costuma ser de 1.100 a 1.300 em ambos modelos, portanto a versão WIFI se torna mais atraente devido ao wifi, bluetooth integrado e acabamento traseiro mais bonito por ter espelho embutido.
Acima de 1.300 acho abusivo, visto que nos grupos de ofertas anda pintando por 1.100.

Acima tem a ASUS TUF GAMING B650M-PLUS (ASUS TUF GAMING B650M-PLUS WIFI na versão WIFI)
Essa anda difícil de ser encontrada nas principais lojas de hardware do Brasil, e quando em fartura custava o preço do modelo acima.
Possui VRM com mais fases em relação ao modelo acima, embora as 2 tankaram o teste de stress do hardware unboxed com Ryzen 9 7950x em temperaturas de 66 e 67 graus de VRM. Possui também dissipador nos 2 slots M.2, enquanto o modelo acima penas em um deles. 
Há outras diferenças na configuração dos slots pcie, sugiro ler a descrição de cada uma no site.

Nenhuma possui pcie 5.0 no pcie x16 (slot da placa de vídeo) se faz questão, mas sim somente em um dos slots M.2.

Eu tentaria pegar a ASUS TUF GAMING B650M-E WIFI por 1.100 assim que pintasse em oferta, e certamente irá.

Se preferir B850 pode ir sem mesmo nos modelos TUF.

E se quiser arriscar um modelo B850 da marca Colorful, que é excelente no papel, porém sem reviews, a loja Terabyte vende a ColorFire B850M-A MEOW WiFi Orange por 1.049 reais.

• Curtir 2
Postado

20 horas atrás, Crixus Champion disse:

A B650 mais barata da linha TUF é a ASUS TUF GAMING B650M-E, ou ASUS TUF GAMING B650M-E WIFI (em sua versão WIFI)
O preço costuma ser de 1.100 a 1.300 em ambos modelos, portanto a versão WIFI se torna mais atraente devido ao wifi, bluetooth integrado e acabamento traseiro mais bonito por ter espelho embutido.
Acima de 1.300 acho abusivo, visto que nos grupos de ofertas anda pintando por 1.100.

Acima tem a ASUS TUF GAMING B650M-PLUS (ASUS TUF GAMING B650M-PLUS WIFI na versão WIFI)
Essa anda difícil de ser encontrada nas principais lojas de hardware do Brasil, e quando em fartura custava o preço do modelo acima.
Possui VRM com mais fases em relação ao modelo acima, embora as 2 tankaram o teste de stress do hardware unboxed com Ryzen 9 7950x em temperaturas de 66 e 67 graus de VRM. Possui também dissipador nos 2 slots M.2, enquanto o modelo acima penas em um deles. 
Há outras diferenças na configuração dos slots pcie, sugiro ler a descrição de cada uma no site.

Nenhuma possui pcie 5.0 no pcie x16 (slot da placa de vídeo) se faz questão, mas sim somente em um dos slots M.2.

Eu tentaria pegar a ASUS TUF GAMING B650M-E WIFI por 1.100 assim que pintasse em oferta, e certamente irá.

E se quiser arriscar um modelo B850 da marca Colorful, que é excelente no papel, porém sem reviews, a loja Terabyte vende a ColorFire B850M-A MEOW WiFi Orange por 1.049 reais.

20 horas atrás, Crixus Champion disse:

Obrigado pelas dicas. Eu tinha visto essa da colorfull, mas fiquei com medo por não ver os testes em nenhum lugar. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...