Ir ao conteúdo

Erro no VirtualBox Linux: não consigo criar máquina virtual (erro VMX root mode)

Ir à solução Resolvido por kaca,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu instalei o Virtualbox, mas eu não consigo criar nenhuma máquina virtual, ao iniciar a máquina virtual ocorre o erro em anexo. Se vocês pudessem me ajudar com essa situação eu agradeço.

Captura de tela de 2025-09-21 23-38-16.png

Postado

Pesquisei um pouco sobre e pelo visto esse erro ocorre quando o KVM está rodando no seu sistema, aparentemente KVM e Virtualbox conflitam se estão rodando ao mesmo tempo, eu presumo que você não tenha nada relacionado ao KVM rodando de propósito certo? se você estiver, terá que desativar o KVM para que o Virtualbox funcione

Aqui segue uma possível solução que encontrei pela internet:

Pra verificar se os modulos do KVM estão rodando você pode verificar o resultado do comando:

lsmod | grep kvm

Se o resultado incluir algo como o seguinte significa que sim, o kvm esta rodando, se não, o problema é outro e essa solução não deve se aplicar:

kvm_amd               241664  0
kvm                  1392640  1 kvm_amd

(note que esse texto eu peguei da saída do comando do meu sistema, que roda numa CPU amd, se o seu computador tem uma cpu intel vai estar escrito kvm_intel.
os numeros podem ser diferentes, mas o que importa são os nomes)

se o kvm estiver sim rodando, você pode usar um comando do modprobe para fecha-lo, esse comando varia dependendo se no passo anterior você recebeu "kvm_amd" ou "kvm_intel":
para intel o comando é:

sudo modprobe -r kvm_intel

E para amd:

sudo modprobe -r kvm_amd

bem obvio, mas quis deixar mais detalhado.

aqui tu já pode tentar rodar sua vm, se agora funcionar, isso prova que isso realmente era o problema, mas a correção ainda não está completa, já que os processos do KVM vão iniciar de novo na próxima inicialização do sistema, pra tornar a correção permanente você pode criar um arquivo .conf no diretório /etc/modprobe.d/

(Se eu fui muito vago em como criar o arquivo, o seguinte comando deve abrir um editor de texto no seu termianal já criando um arquivo no respectivo local (esse nome de arquivo não é obrigatório, só precisa ser .conf :

sudo nano /etc/modprobe.d/blacklist-kvm.conf

se você não tiver a ferramenta nano instalada esse comando vai dar erro, você pode instalar ela pelo seu terminal normalmente, com apt install ou qualquer outro que sua distro sua distro use, ou mudar a parte do nano ali com o seu editor de texto de escolha, para salvar um arquivo no nano as teclas são CTRL+O depois confirma o nome com enter, por sinal)

o conteúdo do arquivo tem de ser o seguinte:
intel:

blacklist kvm
blacklist kvm_intel

amd:

blacklist kvm
blacklist kvm_amd

Depois você pode rodar um sudo update-initramfs -u que deve atualizar o seu initramfs (basicamente uma "coisa do kernel") e garantir que esteja tudo aplicado, recomendo que dê um reboot e teste se está tudo funcionando

Reforçando que, depois disso o KVM vai ficar desativado no seu sistema, então qualquer coisa que dependa dele não vai funcionar, esteja ciente disso se for usar alguma ferramenta que use esse modulo no futuro, para reverter a mudança você pode apagar o arquivo que criou em "/etc/modprobe.d/", (que no caso do nome usado ali em cima o caminho exato seria: /etc/modprobe.d/blacklist-kvm.conf ) e repetir o update-initramfs do final ali
(no caso apague apenas especificamente esse arquivo que criamos nesse processo nunca a pasta inteira ou qualquer outro arquivo nela que não seja esse, dizendo só pra confirmar)

E é isso, espero que seu caso seja esse (digo no sentido de não ser nada mais difícil de resolver) e que esse post ajude, está tarde no momento então só vou poder responder qualquer coisa amanhã caso responda por agora (por isso até já tentei responder o máximo de possíveis perguntas que consegui pensar já nesse post)

• KairanD alterou o título para Erro no VirtualBox Linux: não consigo criar máquina virtual (erro VMX root mode)
  • Solução
Postado

Boa noite, deu certo sim, mas eu estava pensando em não desativar o KVM no sistema, e toda vez que você preciso utilizar o virtualbox eu vou utilizar o comando para fechar o KVM. Desde já agradeço por toda a ajuda dispensada.

Postado
3 minutos atrás, kaca disse:

Boa noite, deu certo sim, mas eu estava pensando em não desativar o KVM no sistema, e toda vez que você preciso utilizar o virtualbox eu vou utilizar o comando para fechar o KVM. Desde já agradeço por toda a ajuda dispensada.

Ah sim, se você usa o kvm ou prefere manter ele, usar apenas o modprobe -r quando necessário é uma boa ideia sim! mencionei a parte de como desativar de vês só caso você não visse utilidade nenhuma no KVM, bom saber que seu problema esta resolvido

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...