Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, vou ser direto gostaria de saber se tem como fazer oc nessa cpu com (coolerbox), o motivo do oc é para rodar melhor alguns jogos meus cpu bound como bf 2042 e cs go. Config: do meu pc

Ryzen 5 1600 / rx 6600 / 16gb ram 3000hz / placa-mãe A320M-HD R4.0 / Fonte CX 500 corsair obs: essa fonte tem uns 10 anos comigo ou mais.. / Win11. :D

• Haha 1
  • Zalgo alterou o título para É possível fazer overclock no Ryzen 5 1600?
Postado

@DGame Mesmo que consiga é provável que a diferença seja pequena..

Esses processadores Ryzen, até onde sei, permitem OC, mas acredito que seja possível em placas mães da série B..

Postado

O Ryzen 1600 tem multiplicador de clock desbloqueado (como todos os Ryzen), então ele suporta OC sem problemas.

Mas sua placa-mãe tem um chipset que não tem esta função habilitada. Teria que ser, pelo menos, uma B350 para ter esta opção. São raríssimas as placas série A que permitem. De cabeça, me lembro apenas da Gigabyte A520M Auros Elite, que vendeu muito pouco (custava quase o preço de uma B550M Aorus Elite). 

• Curtir 1
Postado

@Ziraldo Entendi. Eu queria fazer pelo menos para uns 3.8ghz, o padrão dele é 3.2ghz.. será que não tem um ganho em fps considerável? o meu medo caso minha placa-mãe "suporte" não correria risco de queimar! ou processador esquentar muito, porque não pretendo comprar outro cooler ou placa-mãe agora.

9 horas atrás, DGame disse:

Olá, vou ser direto gostaria de saber se tem como fazer oc nessa cpu com (coolerbox), o motivo do oc é para rodar melhor alguns jogos meus cpu bound como bf 2042 e cs go. Config: do meu pc

Ryzen 5 1600 / rx 6600 / 16gb ram 3000hz / placa-mãe A320M-HD R4.0 / Fonte CX 500 corsair obs: essa fonte tem uns 10 anos comigo ou mais.. / Win11. 😄

@Kleber Peters Agora fiquei triste porque não pretendo fazer nenhum tipo de upgrade por agora 😕 só queria mesmo ter pouco de ganho de fps nesses jogos citados, bf 2042 por exemplo cpu fica toda ora em 100% de uso e cs go tem constante quedas de fps mesmo o processador nem chegando perto dos 100% de uso

Postado

Bom, você já está na resolução ideal da sua GPU. Não adiantaria aumentar a resolução pra jogar carga de trabalho pra ela pois seu 1600 está segurando o desempenho.

Você está numa situação que não o que fazer sem gastar. Os caminhos possíveis seriam trocar a placa-mãe por uma que permita overclock; trocar o processador por um 5500/5600, que seria a minha recomendação (ambas as soluções gastando na faixa de 500,00 dinheiros) ou segurar as pontas como está, juntar a grana e partir para um upgrade geral de CPU+placa-mãe+RAM (e ai o céu é o limite em dinheiros). 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...