Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou pensando em fazer esse upgrade, só não sei vale a pena pelo ganho de fps... e também o gasto se vai compensar $$ 

Atualmente tenho um pc bem simples Ryzen 5 1600 / rx 6600 / 16gb ram / placa-mãe ASRock a320m-HD r4.0 / SSD 1T kingston / Win11

• Zalgo alterou o título para Vale a pena upgrade no Ryzen 5 1600 para um Ryzen 5 3600?
  • Membro VIP
Postado
Em 05/10/2025 às 21:34, DGame disse:

Olá, estou pensando em fazer esse upgrade, só não sei vale a pena pelo ganho de fps... e também o gasto se vai compensar $$ 

Atualmente tenho um pc bem simples Ryzen 5 1600 / rx 6600 / 16gb ram / placa-mãe ASRock a320m-HD r4.0 / SSD 1T kingston / Win11

O Ryzen 5 3600 é muito mais rápido que o 1600, então eu trocaria se tivesse num preço próximo do 5500 que costuma ser levemente mais rápido mas tem a desvantagem de oferecer suporte apenas à PCIE 3.0(pra sua placa-mãe não faz diferença, mas se você pretende trocar ela é algo a se considerar)

Se atente também que o 3600 costuma ser um pouco mais exigente do VRM que o 5500.

Só não vale a pena em jogos se a sua GPU já for o gargalo ou se o seu CPU já entrega fluidez o suficiente pra você.

Postado

@343 Não pretendo trocar placa-mãe por agora. Em jogos cpu bound como cs go e bf 2042 tenho muitas quedas abaixo dos 60 fps! minha placa-mãe não consegue levar um Ryzen 5 3600?

Postado

@DGame  Opa mano Bom dia !

Pelo que vi comentando seria um bom upgrade pra você pra ter tanto mais FPS e pouca oscilação no frametime. Porém como o colega falou anteriormente talvez o Ryzen 5 5500 faça mais sentido mesmo sendo PCI 3.0 por ter uma estrutura melhor do AM4 e pelo seu preço que promoção boa pode chegar aos 480 à 540 reais, normalmente ele fica entre 550 a 580 reais em promoções padrão(faz tempo que eu não vejo os preços, possa está mais barato).

Tanto o 5 3600 quanto 5 5500 vai te entregar desempenho melhor do que o seu CPU atual. Então recomendo você ir por preço se quiser economizar mais.

Caso diferença for pouca pega 5 5500 que como CPU é superior ao 3600 por temperaturas mais baixas e também pela placa-mães simples não ter problema de VRM com ele. (Tentar checar se a BIOS da sua placa-mãe é compatível com ambos os processadores)

• Curtir 2
Postado

@DGame   Os CPUs 3600 e 5500 são bem semelhantes então é muito por preço mesmo. O bom é que 3600 ainda tem PCI 4.0 pra se utilizar sem ter perda de desempenho em GPUs recentes, diferente do 5500. O chato é que essa vantagem boa pra 3600, fica meio obsoleta por causa da sua placa-mãe PCI 3.0 mas nada que cause perca desempenho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 07/10/2025 às 09:04, 1lokos disse:

E com o Ryzen 3600 você pode usar GPUs capadas no PCI, como RX 7600, RTX 5060 8GB, que são x8, com menor perda de FPS do que ocorre no PCI 3.0 (do 5500).

É mesmo, mas como o colega pretende manter a A320 isso não é muito relevante

Em 06/10/2025 às 01:52, DGame disse:

@343 Não pretendo trocar placa-mãe por agora. Em jogos cpu bound como cs go e bf 2042 tenho muitas quedas abaixo dos 60 fps! minha placa-mãe não consegue levar um Ryzen 5 3600?

Creio que não vá ter problemas críticos ao ponto de dar Throttling, mas se tiver por um preço parecido esse diferenci do 5500 é relevante no caso da sua placa-mãe

Postado

Valeu a todos ai pelas dicas! acabei obtendo o Ryzen 5 3600 por 300 reais! achei alguns Ryzen 5 5500 com diferença de 150-200 reais mais caro.. então resolvir pegar mesmo o em conta 😄. Só que agora estou enfrente um problema bem chato; o pc não liga de jeito nenhum com 2 pente de Memória ram 😕 Já tentei trocar os pentes, resetar a BIOS, só que nada funciona!

• Curtir 2
Postado

@DGame  Recomendo você fazer um novo tópico!

Esse problema é um assunto diferente do tópico anterior que era sobre 3600. O pessoal vai ver título anterior e não essa nova questão que você está relatando, então recomendo você fazer um novo tópico pra esse novo problema. 

Verificou o que falei sobre a BIOS ser compatível com novo CPU ? Caso não esteja atualizada, volta com CPU anterior e atualizar ela. Sobre essas outras coisas não sei muito, então recomendo fazer o que disse no início do comentário iniciar um novo tópico.

• Curtir 2
Postado
Em 05/10/2025 às 21:34, DGame disse:

ASRock a320m-HD r4.0 

Esta placa-mãe suporta o Ryzen 5500 desde o BIOS 7.40 de 14/11/2022 (o Ryzen 3600 deste o BIOS inicial, o 4.0 de 2021.

Se precisar atualizar e estiver na versão 4.0, primeiro precisa atualizar para a versão 7.0, para depois atualizar para a 7.40 - a última final; ou a mais recente, que é Beta (em testes) 10.41 de 09/09/2025 - inclui suporte para o Ryzen 5500X3D.

https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD R4.0/index.br.asp#BIOS

• Curtir 1
Postado

@1lokosTipo eu peguei essa placa-mãe já estava na BIOS 7.40, com isso não sei se o rapaz com quem comprei atualizou versão 7.0. Essas BIOS beta eu tenho medo de atualizar! você acha que o ideal seria atualizar para versão 7.0? não da nenhum problema?? porque já tentei de quase tudo.. desmontei o pc por completo tirando a bateria e nada fez funcionar ligando com as duas Memórias 😕 com meu outro Ryzen 5 1600 que vendi ligada sem problemas, lembrando que são duas Memórias iguais da marca GLOWY de 3000mhz

Postado

Olá, conseguir desvendar o problema com um amigo. Depois de realizar diversos testes.. acabamos de ter certeza que Infelizmente essa placa-mãe não suporta o Ryzen 5 3600 em dual channel. Vou precisar comprar outra placa-mãe melhor, ou precisar usar outro processador mais fraco de 1° geração se eu quiser jogar em dual channel rsrs

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Vale a pena upgrade no AMD Ryzen 5 1600 para um AMD Ryzen 5 3600?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...