Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo do momento que você estiver lendo isso. 

Há quase 30 dias atrás comprei uma memória RAM na Amazon de 16gb DDR5 para notebook e, assim que chegou, instalei.

A princípio não tive nenhum problema com ela e pude usufruir dos 16gb de maneira muito satisfatória, conseguindo jogar jogos como The last of Us sem problemas (apesar que comprei um pouco antes da memória RAM, então estou bem no início).

No entanto, depois de 1 ou 2 semanas de uso, meu notebook começou a simplesmente congelar por completo. Vale ressaltar que teclas como capslock e num lock não acendiam a pequena luz indicadora ao serem pressionadas com o notebook congelado, além do som parar e tal. A única coisa que ainda funcionava mesmo após o congelamento era a retroiluminaçao do teclado, podendo alterar a intensidade da mesma como se tudo estivesse normal. No fim, era necessário reiniciar o notebook pressionando o botão Power por poucos segundos.

Por causa disso tudo e, principalmente, levando em consideração que os congelamentos vieram a acontecer somente após o upgrade de RAM, levei em consideração que fosse ela. Por isso, fiz alguns testes do próprio windows e também rodei o memtest86, porém nenhum deles identificou falhas na memória RAM. Os congelamentos só vieram a parar após colocar a ram original que veio com o notebook, mas mesmo assim, no lugar deles, começou a ter, de forma tão aleatória quanto os congelamentos, stuttering. Posso pedir reembolso até dia 10 e realmente estou planejando isso, mas gostaria antes de compartilhar meu caso, apenas para que pessoas mais experientes possam julgar e talvez me mostrar algo que eu não saiba ou que eu possa fazer. Sou bem novo no mundo dos computadores e toda ajuda é sempre bem vinda.

Enfim, fiquem com o link da memória RAM da Amazon e das prints do memtest86.

memória RAM Crucial Notebook DDR5 16gb 4800Mhz Cl40 vendida e entregue pela amazon.com.br: https://a.co/d/e2YPMjp

Imagens do resultado do memtest86 anexadas.

Notas que gostaria de comentar: fico com uma pulga atrás da orelha que, pô, é a Amazon tlgdd? Vendido e entregue pela Amazon, enfim. Além disso, como da pra ver nas imagens, a ram atingiu uma máxima de mais de 70°C no memtest86. Isso é normal?? Digo, 70+ graus é bastante coisa, eu acho...

iloveimg-compressed.zip

Nota que esqueci de comentar: digo que é de forma aleatória pois já chegou a congelar na ***** área de trabalho. Eu tinha acabado de ligar ele, coloquei a senha, foi pra área de trabalho e GG, congelou. 

Os únicos programas que eu coloquei pra iniciar junto com o windows (tirando os que já iniciam normalmente com ele) são rainmeter, translucent tb e wallpaper engine com um wallpaper de cerca de 10Mb. Não sei se isso é importante, mas tá aí.

Outra nota que esqueci de comentar, meu Deus: o notebook em questão é um Lenovo LOQ-E RTX 3050 8gb DDR5 Core i5 12450Hx 512Gb

Vale ressaltar também que paguei cerca de 250-260 reais na memória RAM de 16gb na Amazon, tava em promo pra membro prime.

O congelamento acontecia cerca de uma vez por dia, no mínimo 

• Membro VIP
Postado
Em 07/10/2025 às 00:39, S A disse:

Bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo do momento que você estiver lendo isso. 

Há quase 30 dias atrás comprei uma memória RAM na Amazon de 16gb DDR5 para notebook e, assim que chegou, instalei.

A princípio não tive nenhum problema com ela e pude usufruir dos 16gb de maneira muito satisfatória, conseguindo jogar jogos como The last of Us sem problemas (apesar que comprei um pouco antes da memória RAM, então estou bem no início).

No entanto, depois de 1 ou 2 semanas de uso, meu notebook começou a simplesmente congelar por completo. Vale ressaltar que teclas como capslock e num lock não acendiam a pequena luz indicadora ao serem pressionadas com o notebook congelado, além do som parar e tal. A única coisa que ainda funcionava mesmo após o congelamento era a retroiluminaçao do teclado, podendo alterar a intensidade da mesma como se tudo estivesse normal. No fim, era necessário reiniciar o notebook pressionando o botão Power por poucos segundos.

Por causa disso tudo e, principalmente, levando em consideração que os congelamentos vieram a acontecer somente após o upgrade de RAM, levei em consideração que fosse ela. Por isso, fiz alguns testes do próprio windows e também rodei o memtest86, porém nenhum deles identificou falhas na memória RAM. Os congelamentos só vieram a parar após colocar a ram original que veio com o notebook, mas mesmo assim, no lugar deles, começou a ter, de forma tão aleatória quanto os congelamentos, stuttering. Posso pedir reembolso até dia 10 e realmente estou planejando isso, mas gostaria antes de compartilhar meu caso, apenas para que pessoas mais experientes possam julgar e talvez me mostrar algo que eu não saiba ou que eu possa fazer. Sou bem novo no mundo dos computadores e toda ajuda é sempre bem vinda.

Enfim, fiquem com o link da memória RAM da Amazon e das prints do memtest86.

memória RAM Crucial Notebook DDR5 16gb 4800Mhz Cl40 vendida e entregue pela amazon.com.br: https://a.co/d/e2YPMjp

Imagens do resultado do memtest86 anexadas.

Notas que gostaria de comentar: fico com uma pulga atrás da orelha que, pô, é a Amazon tlgdd? Vendido e entregue pela Amazon, enfim. Além disso, como da pra ver nas imagens, a ram atingiu uma máxima de mais de 70°C no memtest86. Isso é normal?? Digo, 70+ graus é bastante coisa, eu acho...

iloveimg-compressed.zip 654.39 kB · 2 downloads

Nota que esqueci de comentar: digo que é de forma aleatória pois já chegou a congelar na ***** área de trabalho. Eu tinha acabado de ligar ele, coloquei a senha, foi pra área de trabalho e GG, congelou. 

Os únicos programas que eu coloquei pra iniciar junto com o windows (tirando os que já iniciam normalmente com ele) são rainmeter, translucent tb e wallpaper engine com um wallpaper de cerca de 10Mb. Não sei se isso é importante, mas tá aí.

Outra nota que esqueci de comentar, meu Deus: o notebook em questão é um Lenovo LOQ-E RTX 3050 8gb DDR5 Core i5 12450Hx 512Gb

Vale ressaltar também que paguei cerca de 250-260 reais na memória RAM de 16gb na Amazon, tava em promo pra membro prime.

O congelamento acontecia cerca de uma vez por dia, no mínimo 

Bom dia.

Vou presumir que você esteja usando o Windows 11. Na minha opinião, você não precisa se preocupar em devolver a memória no momento porque, se você testes com (Memtest x86, ainda por cima) e sem ela, e identificou stutterings ou instabilidades na performance de alguma forma, pode descartar a RAM como sendo a culpada.

Eu sugiro que você faça outras verificações em nível de software:

1. Verifique se o seu Windows instalou muitas atualizações recentes, quando os problemas começaram;

2. Verifique se os seus drivers estão todos em suas versões mais atuais;

3. Verifique a integridade do Windows, usando os comandos DISM e SFC no CMD como Admin;

4. Verifique se o seu modelo de notebook não tem atualizações importantes para fazer na BIOS;

5. Faça testes de estresse no seu processador, e verifique as temperaturas dele.

Postado

pode ser e não ser a ram, mas como você disse que esta acontecendo com as Memórias originais.

eu devolveria a de 16Gb e continuaria os testes, qualquer coisa so comprar nvoamente.

veja no event viewer se existe algo registrado.

veja se houve alguma atualizacao no primeiro dia que começou a travar ou instale todos os updates.

executa o sfc e dism tbem

• Batata Defumada alterou o título para Notebook Lenovo LOQ-E RTX 3050 8gb DDR5 i5 12450Hx congelando de forma aleatória
Postado
4 horas atrás, Gabriel U disse:

1. Verifique se o seu Windows instalou muitas atualizações recentes, quando os problemas começaram;

2. Verifique se os seus drivers estão todos em suas versões mais atuais;

3. Verifique a integridade do Windows, usando os comandos DISM e SFC no CMD como Admin;

4. Verifique se o seu modelo de notebook não tem atualizações importantes para fazer na BIOS;

5. Faça testes de estresse no seu processador, e verifique as temperaturas dele.

@Gabriel U
1. olha, sempre que vejo que tem atualização nova, seja windows, BIOS (através do lenovo vantage) ou driver, eu atualizo na hora. falando sobre o windows em especial, me lembro sim de um pouco antes dos problemas começarem, tinha saido uma ou duas att novas, com um certo intervalo de tempo entre elas (no caso das duas), e eu cliquei em atualizar sem pensar muito sobre. 
2. como dito na resposta "1.", to sempre de olho em atualizações, através do lenovo vantage e NVidia app
3. como? não faço ideia de como fazer isso...
4. Lenovo Vantage, ta tudo certo ao que tudo indica
5. Novamente, zero ideia de como fazer...

3 horas atrás, thiago.jj disse:

eu devolveria a de 16Gb e continuaria os testes, qualquer coisa so comprar nvoamente.

veja no event viewer se existe algo registrado.

veja se houve alguma atualizacao no primeiro dia que começou a travar ou instale todos os updates.

executa o sfc e dism tbem

@thiago.jj

ok, vamos por partes.

1. o que é event viewer e como eu acesso/vejo/sla ele?

2. como dito na minha resposta para o comentário do Gabriel U, sempre que sai att do windows, BIOS ou Driver, eu baixo. no caso do windows, me lembro de ter saído 1 ou 2 atualizações antes dos problemas começarem.

3. sfc? dism? não faço ideia do que é isso ou de como fazer.

4. por fim, to realmente pensando em devolver, mas antes quero ver com vcs.

@thiago.jj @Gabriel U

PS: vi aq o windows e saiu uma atualização de inteligência de segurança. devo atualizar?

Postado

@S A clique com o botao direito sobre o icone da janela(menu inicar) e escolhe visualizador de eventos.

na tela que abrir veja log do windows e depois sistemas, aplicativo.

comandos

abra o cmd como administrador

sfc /scannow (aguarde terminar)

reinicie caso necessario

abra o cmd como administrador

dism /online /cleanup-image /scanhealth (não lembro a mensagem, caso apareca nada a fazer ok, mas é algo assim "esta elegivel para reparo" use o comando abaixo.

dependendo do reparo e da velocidade da sua internet pode demorar/travar em certa %
dism /online /cleanup-image /restorehealth

sobre o windows update, eu so faco me ultimo caso, costumo deixar parado inclusive para não instala nada... so instalo em ultimo caso.

Postado

@thiago.jj

ok, eu executei o comando sfc e apareceu alguma coisa sobre reparar, mas dps apareceu que foi reparado com exito, o que quer q tenha sido.

já sobre o dism, usei o primeiro comando e apareceu que o repositório é reparável, algo assim. usei o segundo comando e está travado em 62,3%, como você disse kk.

enfim, assim que acabar aqui, vou começar a usar. se der certo e parar de congelar, eu aviso.

Postado
22 horas atrás, thiago.jj disse:

@S A clique com o botao direito sobre o icone da janela(menu inicar) e escolhe visualizador de eventos.

na tela que abrir veja log do windows e depois sistemas, aplicativo.

sobre o windows update, eu so faco me ultimo caso, costumo deixar parado inclusive para não instala nada... so instalo em ultimo caso.

@thiago.jj então, vamos lá!
eu fiz tudo q c me disse, como dito na mensagem acima, e cerca de 10 minutos após conclusão dos comandos, o notebook deu tela preta, travou tudo (de forma que só a retroiluminação do teclado ainda funcionava, a luz do caps e num lock não) e, como eu tava vendo um Vídeo na hora, o áudio também apresentou problemas/travou/sla, enfim.
ao abrir o visualizador de eventos, a seguinte mensagem aparece como mais recente:

'6062 - LSO waas triggered'

(nota: abrir o visualizador de eventos foi uma das, se não a, primeira coisa que fiz após ligar o notebook novamente, então o aviso que apareceu deve ter alguma coisa a ver com o congelamento que, dessa vez ao invés de travar a tela, deixou ela preta).
além disso alguns varios outros avisos aparecerem em seguida, mas não sei re tem alguma coisa a ver com o congelamento, pois se passou um tempo até eles aparecerem (não muito tempo, mas um pouco). se quiser, acho que posso mandar print deles, sla. 
enfim, enquanto tentava entender o que raios é LSO, me deparei com uma postagem em inglês no fórum da microsoft.
o titulo? "LSO keeps triggering causes my computer to freeze, requiring manual shutdown.", ou "LSO continua ativando(triggering, n sei se ta correto) causando o congelamento do meu computador, sendo necessário desligamento manual."
o resto da postagem eu não entendi bem, pois tá em inglês, mas o problema dele pode ser o mesmo do meu, não?
enfim sei lá, só sei que o problema do congelamento parece sumir com a Memória ram de fabrica, mas ainda assim sttutering vem tomar o lugar.
o que acha disso tudo?

1 minuto atrás, S A disse:

([...] dessa vez ao invés de travar a tela, deixou ela preta).

tecnicamente travou né, mas enfim

• Membro VIP
Postado
Em 07/10/2025 às 13:17, S A disse:

@Gabriel U
1. olha, sempre que vejo que tem atualização nova, seja windows, BIOS (através do lenovo vantage) ou driver, eu atualizo na hora. falando sobre o windows em especial, me lembro sim de um pouco antes dos problemas começarem, tinha saido uma ou duas att novas, com um certo intervalo de tempo entre elas (no caso das duas), e eu cliquei em atualizar sem pensar muito sobre. 
2. como dito na resposta "1.", to sempre de olho em atualizações, através do lenovo vantage e NVidia app
3. como? não faço ideia de como fazer isso...
4. Lenovo Vantage, ta tudo certo ao que tudo indica
5. Novamente, zero ideia de como fazer...

3. Creio que o colega @thiago.jj te ensinou os comandos.

Perdão pela demora. Minhas únicas ressalvas são as seguintes:

3.1. Os comandos DISM e SFC precisam ser executados em ordem invertida.

DISM primeiro, e SFC em seguida. Isso porque o DISM baixa os arquivos que o SFC vai usar para reparar o sistema.

3.2. Tão nocivo quanto manter o sistema atualizado, é atualizar seus componentes sem saber o que exatamente está sendo mudado.

Em outras palavras, verifique se as suas atualizações (especialmente de BIOS e drivers) adicionam componentes de segurança. Caso não, evite atualizá-los sempre de forma imediata. Se houver problemas a serem descobertos nesses dois componentes sensíveis, você vai ser o beta tester (ou seja, se tiver que dar dor de cabeça a alguém, vai ser a você primeiro).

Postado

@Gabriel U ok... Acho que faz sentido. Mas, no meu caso, já atualizei tudo, não tem muito o que fazer certo?

De qualquer forma, vou tentar rodar de novo, dessa vez na ordem trocada, aí volto para avisar o que deu.

ps: a cerca de 5 minutos congelou dnv, F :(, mas vou usar os comandos agr

ok, refiz os comandos, mas em ordem trocada, e os comandos relacionados ao dism não encontraram nenhum ´problema, mas o sfc /scannow escontrou e reparou com exito. uma coisa que eu não sei se é normal, mas aconteceu, é que após o resultado do sfc constar q encontrou problemas, mas foram resolvidos, resolvi usar o comando novamente e, de forma um pouco contraintuitiva, deu que encontrou problemas, mas que foram reparados com exitos. resumindo, usei o comando duas vezes seguidas e nas duas deu q tinha algo errado, mas foi corrigido. achei engraçado porque, plmns na lógica minha, a segunda vez deveria constar que não tem problemas, não?
enfim, não to confiante, mas vou continuar os testes até amanhã. amanhã, se der erro e ninguém tiver mais nenhuma ideia, terei de pedir reembolso... ou acionar a garantia, mas não sei se tenho como provar que é a ram, a unica coisa que entrega ela é que ao troccar para a que veio no note, o congelamento some, enfim.
vamos ver se agora vai, mas gostaria de perguntar, alguém tem mais uma ideia?

@thiago.jj @Gabriel U @Flávio Pedroza 

desde já, obrigado por tentarem ajudar.
a propósito, esqueci de responder o flávio, mas sim, a memória RAM está bem encaixada.

@Gabriel U

Em 07/10/2025 às 09:21, Gabriel U disse:

essa opção eu ainda não testei, nem sei como fazer, ainda vale a pena?

digo, sla.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, S A disse:

ok, refiz os comandos, mas em ordem trocada, e os comandos relacionados ao dism não encontraram nenhum ´problema, mas o sfc /scannow escontrou e reparou com exito. uma coisa que eu não sei se é normal, mas aconteceu, é que após o resultado do sfc constar q encontrou problemas, mas foram resolvidos, resolvi usar o comando novamente e, de forma um pouco contraintuitiva, deu que encontrou problemas, mas que foram reparados com exitos. resumindo, usei o comando duas vezes seguidas e nas duas deu q tinha algo errado, mas foi corrigido. achei engraçado porque, plmns na lógica minha, a segunda vez deveria constar que não tem problemas, não?

vamos ver se agora vai, mas gostaria de perguntar, alguém tem mais uma ideia?

@Gabriel U

essa opção eu ainda não testei, nem sei como fazer, ainda vale a pena?

digo, sla.

No caso do Windows 11, não é incomum aparecerem problemas de uma verificação para outra.

O que você pode fazer agora é instalar o CPU-Z, e executar o benchmark de CPU dele. Sabe fazer isso?

Postado

9 minutos atrás, Gabriel U disse:

O que você pode fazer agora é instalar o CPU-Z, e executar o benchmark de CPU dele. Sabe fazer isso?

zero ideia

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, S A disse:

zero ideia

Ok. Faz o seguinte:
1. Pressiona Windows + X e seleciona Terminal (Administrador);

2. Copia e cola esse código lá e depois pressione Enter (instala o Chocolatey no seu sistema);

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://community.chocolatey.org/install.ps1'))

3. Depois que a instalação terminar (o texto vai parar de se mexer sozinho), fecha essa janela.

4. Pressiona o botão do Windows (abre o Menu Iniciar);

5. Digita CMD e seleciona a opção de Executar como Administrador;

6. Copia e cola o seguinte: choco install cpu-z gpu-z -y

Postado

@Gabriel U ok, fiz o que você pediu, e agora?
nota: eu já tinha o cpu-z, baixei ele antes apenas para confirmar a memória RAM, se era veridica e tal

@thiago.jj incompatibilidade? como assim?
digo, não é só marca? tipo GPU, muda uma coisa ou outra, overclock e tal de uma gpu de uma marca para outra, mas no fim é a mesma coisa.
explica aí, achei que só de ter lá: memória RAM para notebookDDR5 4800mhz no nome já estaria tudo ok...

Postado

Vou rodar o memtest86 de novo, sei lá, vai que 🤷. Sinceramente 0 ideia do q fazer, deve ser ram defeituosa mesmo. Mas po, sla, vendido e entregue pela amz.

Kkkkkkkkkkkkk, enquanto eu escrevia essa msg, o note congelou dnv. Acho que essa é a 4 vez em menos de 2 horas de uso (tava tentando alguns testes simples, sla)

Postado
9 horas atrás, S A disse:

@thiago.jj incompatibilidade? como assim?
digo, não é só marca? tipo GPU, muda uma coisa ou outra, overclock e tal de uma gpu de uma marca para outra, mas no fim é a mesma coisa.
explica aí, achei que só de ter lá: memória RAM para notebookDDR5 4800mhz no nome já estaria tudo ok...

não vou saber falar tecnicamente com detalhes, mas em alguns notebooks não é so comprar o mesmo modelo/barramento que vai funcionar 100%, em alguns casos o note vai dar tela azul, trava e outras coisas....

por isso, se a Memória original fica ok devolve essa a nova e ve algum modelo exato indicado pelo fabricante.

outra coisa, por mais que tenha instalado tudo do update... va em iniciar, executar e digita msinfo32 e veja a versão da BIOS e compare com a versão disponivel no site do fabricante.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, S A disse:

@Gabriel U ok, fiz o que você pediu, e agora?
nota: eu já tinha o cpu-z, baixei ele antes apenas para confirmar a memória RAM, se era veridica e tal

No CPU-Z, vá para a tela Bench.

Clique em Bench CPU, e abra o Gerenciador de Tarefas. Veja se a CPU fica em 100% e quanto de pontuação você consegue no CPU-Z.

Postado

@Gabriel U não vi ela chegar em 100% não mn. Ela ficou entre 70-90%, geralmente na casa dos 85% e, de forma bem rápida, chegou a 99%, mas caiu dnv.

Sobre a pontuação, não sei ver, mas vou considerar que é o número da barra azul.

Em single thread, deu 491.3

Em multi thread deu 2558.1

@thiago.jj

Wow, eu realmente não fazia ideia disso. 

Bom, vou procurar lá assim que tirar a memória RAM do note, tá chata já. Enfim, obrigado pela informação, vou procurar lá depois os modelos compatíveis.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, S A disse:

@Gabriel U não vi ela chegar em 100% não mn. Ela ficou entre 70-90%, geralmente na casa dos 85% e, de forma bem rápida, chegou a 99%, mas caiu dnv.

Sobre a pontuação, não sei ver, mas vou considerar que é o número da barra azul.

Em single thread, deu 491.3

Em multi thread deu 2558.1

Se essa é sua pontuação atual, está baixo.

O Intel Core i5-12450HX tem média de 660 pontos em single thread e 4600 em multi.

Postado

@Gabriel U hmmmmmm, entendo. Mas, não existe diferença de Pc pra note? Digo, a minha 3050, se comparada a uma 3050 de Pc, deve ficar uns 50% para trás (algo perto disso, eu acho. Lembro de ter pesquisado no passado). Processador pode ser a mesma coisa? Ou não, processador de Pc e de note não muda?

De qualquer forma, o que eu faço com essa informação? ?-?

Calma kkk, descobri o que tava acontecendo. Tava na bateria ksksksks, n percebi na hora. 

Agora, no carregador, deu 4324.4 em multi e 630.5 em single.

Mals ksksks

Ah, dessa vez bateu 100% 

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, S A disse:

@Gabriel UProcessador pode ser a mesma coisa? Ou não, processador de Pc e de note não muda?

De qualquer forma, o que eu faço com essa informação? ?-?

Não estou comparando o 12450HX com o 12700K, por exemplo.

Mas falando da média geral de pontuações desse modelo específico. Se sua pontuação de processador está baixa, você pode verificar se ele não está com problemas de aquecimento, ou no sistema. O diagnóstico de cada uma dessas variáveis, no entanto, é um pouquinho demorado. Você sabe monitorar as temperaturas no seu computador?

Postado

note tava fora do carregador pô. coloquei dnv e deu perto doq c disse. deu 630.5 em single e 4324.4 em multi. 
sobre temperatura, lembro de ter baixado um software para isso. acho que era temp core, core temp, sla.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...