Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente eu adquiri um kit novo, eu sai de um i7 12700k DDR4 - MB ASUS TUF B760M, para um Ryzen 5 9600x DDR5 - MB ASUS A620M PLUS.

Nesse kit, coloquei 2x 8 GB da XPG - Lancer Blade  5600 MTs.

Padrão jedec na MB, é 4800 MHz, então eu já ativei o EXPO para subir a 5600 MHz, até ai tudo ok, não tive problemas nenhum.

Ao fazer teste de bench de memória no Aida64, percebi as velocidades de Read e Write, e comparei com um vídeo no YT, onde mostrava velocidades acima de 70GBs em memórias DDR5 de 4800 MHz (i5 ultra) então logo percebi que tinha algo errado

porque as minhas estava na casa dos 50 e poucos GBs entre Read e Write.

Pesquisando com chatgpt, cheguei a conclusão que o "Mem Controller frequency" no CPU-Z, estava entre os 1400 MHz, então tive que subir manualmente o "infinity fabric" para 2000 MHz, ai então subiu a frequência da controladora para 2800 MHz.

E mesmo assim, nos testes eu ganhei praticamente uns 6 a 7 GBs, nem perto dos 70 e poucos GBs de uma 4800 MHz.

A pergunta é, está tudo certo ? intel tem mais vantagem com memórias ? minha MB não da conta dessas minhas memórias ?  o problema ta no processador (limitação) ?

Captura de tela 2025-10-23 093720.png

Captura de tela 2025-10-23 093737.png

• Rio McCloud alterou o título para Taxa de leitura e escrita das memórias XPG Lancer Blade abaixo do esperado
Postado

O problema pode dever-se ao facto de os processadores Ryzen terem limitações de memória diferentes das da Intel. Verifique as definições da sua BIOS ou atualize o firmware.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...