Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa Memória é boa?

https://www.kabum.com.br/produto/548590

Marca é confiavel? sera que dura anos?

Eu tenho uma Memória vengance 2400mhz 16gb, to perdido no que fazer se uso ela junto pra ativar dual channel ou se vendo a que tenho e compro uma boa dupla tipo uma 32(2x16)gb da kingston fury, alguém poderia me ajudar? aumentaram muito o preço das Memórias pra fazer as promoções fake da black, mas essa lexar ta muito abaixo do mercado

Postado

O ponto negativo é a latência CL22, o que é alto, enquanto que as melhores DDR4 das lojas costumam ser CL16 e 3200mhz. Você encontrará algumas CL14 também, mas são raras nas lojas do Brasil, além de caríssimas.

Não podemos prever quando tempo irá durar essa opção da Lexar, mas a garantia é de 3 anos. Corsair, Kingston e XPG dão 10 anos.
Comecei a ver a Lexar há menos de 2 anos, e ela vem trazendo alguns produtos de entrada honestos, mas cada item deve ser avaliado individualmente.

Se utilizar a memória que pretende comprar junto com a sua atual, a frequência que irá prevalecer é a menor, ou seja, os 2400mhz da Vengeance.

Flex mode é o nome dado ao dual channel de memórias de tamanho diferentes, e nesse caso, a sua de 16gb faria dual channel com somente  os primeiros 16gb do pente de 32gb, enquanto que os 16gb restantes continuariam em single.
E uma vez que o dual channel 2x16gb tiver seu uso excedido, o sistema trabalhará em single channel.

Atualmente, em um PC para jogos, 2x16gb são mais do que suficientes. 
Como deve ter notado, o preço da DDR4, que até outro dia era baratinho, foi parar nas alturas, e isso se deve ao encerramento da produção de DDR4, sendo que algumas empresas já encerraram, e outras estão indo para o mesmo caminho, o que resulta em escassez e preços altíssimos nos pentes DDR4, tão caros quanto DDR5.

• Curtir 1
  • Zalgo alterou o título para Memória Lexar 32GB 3200MHZ CLL22 é boa?
Postado

Entendi, no meu caso vale a pena comprar então comprar mais um pente de 16gb independente da frequência e usar junto com o que eu já tenho, ou vender e comprar dois pentes de 16 de 3200? o ganho de desemepenho é expressivo? cpu é um 5700x e placa-mãe uma TUF b550m

Postado

Olá

Só de ativar o dual channel já vai ter um grande ganho de desempenho

Minha sugestão é primeiro comprar um pente de 16gb 3200mhz DDR4 Cl16, instalar nos slots corretos para ativar o dual channel e ver se o resultado vai te satisfazer com ambas a 2400 MHz. Como tu está somente com 1 pente, vai gostar bastante do resultado e não vai gastar tanto.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

O problema não é o desempenho em si, mas sim que 16gb, seja 1x16gb ou 2x8gb, está ficando pouco, pois há games consumindo quase 16gb, e outros até passando disso.

Se o ganho será expressivo ou não subindo para 3200mhz, vai depender do game. Há jogos em que ganhará poucos fps a mais, e jogos que terão um bom aumento de performance 
Veja esse comparativo LINK

O ideal são 2 pentes de 16gb, com as frequências mais altas possíveis e a latência (CL) o mais baixo possível.
3200mhz CL16 é uma boa opção, ou então 3600mhz com CL17 ou 18 (existe 3600mhz CL16, mas o valor é abusivo)

O preço está inaceitável, quase dobrou em relação há alguns meses, nem mesmo as marcas sinistras da China estão baratas
Se quiser os melhores preços, precisará seguir grupos de ofertas do Telegram. Canais de hardware do Youtube como Guiga Tech Games, TJ Gaming, Peperaio Hardware e T-Rocha Hard Tec eu recomendo, basta ir até o último vídeo de cada um e procurar na descrição pelo link de ofertas do Telegram.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Matheus41 Boa pergunta, também não sei se presta. É uma marca chinesa.

Marcas consolidadas de memória RAM: XPG, Corsair, Crucial, TeamGroup, G.Skill, Geil, Lexar... Essas dá pra recomendar

Marcas chinesas: Asgard, Juhor, Netac, Hiksemi, CUSU... Costumam funcionar bem, porém é difícil recomendar. Eu arrisquei em um kit 2x16GB DDR4 3200 MHz CUSU no Ali e estou usando por 1 ano sem nenhum problema, parece que dei sorte.

Em resumo: são boas, mais baratas, a Terabyte fornece 12 meses de garantia, pode ser uma boa. Mas recomendo aguardar a black fraude e pegar uma das marcas boas que citei 

• Curtir 2
Postado
Em 09/11/2025 às 11:22, Matheus41 disse:

Bom dia, @Crixus Champion, @Arthcevada, essa Memória presta?https://www.terabyteshop.com.br/produto/36746/Memória-DDR4-hiksemi-armor-16gb-3600mhz-preto-hsc416u36d2-16g

Ou é melhor esperar a BF?

Hiksemi é uma marca da empresa Hikvision.
Na internet há a informação de que a Hikvision é uma empresa chinesa líder em equipamentos de vigilância de excelente qualidade.
Mas ainda não tem nada a respeito da qualidade de seus produtos de informática.

Notei que os primeiros itens a aparecerem no Brasil tinham o nome Hikvision estampado, mas agora estão aparecendo com o nome Hiksemi. Talvez a intenção seja separar diferentes tipos de equipamentos.

Em relação a essa memória em que está interessado, acho estranho que não é informada sua latência em nenhum lugar, nem mesmo no manual do fabricante.
A Pichau, que também tinha a linha Armor em estoque, informava que era CL18 para a versão 3200mhz, o que não é bom. Mas infelizmente não estou encontrando nenhuma de 3600mhz na Pichau para eu pegar como referência, embora CL18 estaria ok para 3600mhz.

• Curtir 1
Postado

Boa Noite,

Aproveitando o tópico, eu gostaria de sanar um dúvida.

Atualmente eu tenho dois módulos da Corsair Dominator Platinum RGB CMT16GX4M2E3200C16 - 16-18-18-36

Eu quero adicionar mais dois pentes. Eu encontrei a mesma memória Corsair Dominator Platinum RGB CMT16GX4M2E3200C16 - 16-20-20-38

As especificações das duas são iguais, porém a latência tem essa variada, posso fazer essa mistura ?

Agradeço desde já.

Postado

@EDG Olá. Vai funcionar tudo bem, porém com as latências de todas memórias em 16-20-20-38. Quanto ao desempenho, só sentirá melhora do desempenho em aplicações que utilizam mais que os teus 32gb atuais, o que é bem difícil, então não verá ganhos de desempenho, apenas a questão estética mesmo de ver os 4 slots ocupados por luzes RGB.

Postado
Em 07/11/2025 às 20:08, Crixus Champion disse:

O preço está inaceitável, quase dobrou em relação há alguns meses, nem mesmo as marcas sinistras da China estão baratas

A indústria reajustou os preços dos chips RAM (e NAND Flash), só em Agosto subiu até 50%, já acumula 172%. Efeito colateral das IA.

https://www.techpowerup.com/342660/dram-prices-surge-172-yoy-with-no-signs-of-slowing-down

• Curtir 1
Postado
Em 11/11/2025 às 08:30, 1lokos disse:

A indústria reajustou os preços dos chips RAM (e NAND Flash), só em Agosto subiu até 50%, já acumula 172%. Efeito colateral das IA.

https://www.techpowerup.com/342660/dram-prices-surge-172-yoy-with-no-signs-of-slowing-down

Complicado. Pra conseguir 300 reais em um pente DDR4 16gb precisa ter muita sorte, e escolher entre marcas de segunda divisão.
Já as marcas tradicionais querem de 250 a 350 em uma droga de 8gb DDR4, e de 400 a 500 em pentes de 16gb.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...