Ir ao conteúdo

Queda de FPS em jogos, HD em estado de alerta no CrystalDiskInfo

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

O programa CrystalDisckInfo está acusando meu HD de estar com problema, o status de saúde está em "alerta". E meus jogos estão com quedas de FPS bruscas, acontece mais ou menos de 10 em 10 min... Sera que o problema pode ser que os jogos estão todos no HD? Mas tem outro problema relacionado, o próprio windows trava as vezes, e o windows está no SSD, mas meu SSD é da kingston de 480gb, é um bom SSD? Alguém pode me dar uma luz sobre porque meus jogos e meu Pc tá travando? Lembrando que monitores com MSI é apenas aparece que os FPS cai e o uso da GPU vai pra 1%. Questão de temperatura está tudo nos conformes entre 60 a 70%.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Diogo werly disse:

O programa CrystalDisckInfo está acusando meu HD de estar com problema, o status de saúde está em "alerta". E meus jogos estão com quedas de FPS bruscas, acontece mais ou menos de 10 em 10 min... Sera que o problema pode ser que os jogos estão todos no HD? Mas tem outro problema relacionado, o próprio windows trava as vezes, e o windows está no SSD, mas meu SSD é da kingston de 480gb, é um bom SSD? Alguém pode me dar uma luz sobre porque meus jogos e meu Pc tá travando? Lembrando que monitores com MSI é apenas aparece que os FPS cai e o uso da GPU vai pra 1%. Questão de temperatura está tudo nos conformes entre 60 a 70%.

Bom dia.
Está usando Windows 11?

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Diogo werly disse:

@Gabriel U sim, windows 11, inclusive tem uma atualização que não tá baixando de jeito nenhum, já tentei de tudo mas sempre dá erro

Certo. Ainda falando sobre sua configuração...
Que processador você usa?

• Membro VIP
Postado
Em 14/11/2025 às 14:07, Diogo werly disse:

@Gabriel U a configuração do meu Pc é 

Rx6600

Ryzen 51600

placa-mãe a520m

SSD Kingston

O uso de Windows 11 com Ryzen de série 1000 costuma ser uma experiência instável.
Eu recomendo fortemente que você faça o downgrade pro Windows 10. Mas, se tratando do seu disco, você sabe usar o comando do CHKDSK?

Postado

@Gabriel U não sei mano, mas pra falar a verdade desde o windows 10 já dava umas travadinhas, meu Pc sempre teve esse problema, acho seriamente que seja a marca do SSD... Mas me explica como fazer esse comando e pra que serve? 

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Diogo werly disse:

@Gabriel U não sei mano, mas pra falar a verdade desde o windows 10 já dava umas travadinhas, meu Pc sempre teve esse problema, acho seriamente que seja a marca do SSD... Mas me explica como fazer esse comando e pra que serve? 

Abra o CMD como Administrador.

Depois, digita CHKDSK /F /R /X. Daí, confirma com S e Enter e reinicia o computador. Ele vai verificar seu disco inteiro por erros, e tentar consertar os setores defeituosos. Pode levar algum tempo.

Postado

@Gabriel U Fiz o comando e continua o travamento. To pensando em trocar o HD que era usado e um amigo meu que me deu, talvez ele veio com defeito mesmo. Minha duvida é se eu compro um novo HD de 500gb somente pra jogos ou se compro um SSD de uma vez... E independente de qual eu comprar, consigo mover tudo pra esse novo HD ou SSD sem perder nada ne? Tem risco de vir algum arquivo corrompido e dar o mesmo problema no HD/SSD novo?

CORREÇÃO: Meu SSD é RISE MODE GAMER LINE 480GB

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 15/11/2025 às 16:41, Diogo werly disse:

@Gabriel U Fiz o comando e continua o travamento. [...] E independente de qual eu comprar, consigo mover tudo pra esse novo HD ou SSD sem perder nada ne? Tem risco de vir algum arquivo corrompido e dar o mesmo problema no HD/SSD novo?

CORREÇÃO: Meu SSD é RISE MODE GAMER LINE 480GB

Não conheço os produtos dessa linha.
Dependendo de qual seja a contagem de setores defeituosos no Crystal Disk Info, as chances de algum arquivo seu se corromper durante a transferência para uma unidade nova são mínimas. Você pode comprar e transferir sem maiores preocupações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...