Ir ao conteúdo

PC dando bootloop e reiniciando aleatoriamente com dois pentes de RAM juntos

Ir à solução Resolvido por quartez,

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Estou enfrentando um problema no meu PC que está reiniciando aleatoriamente.

O problema está acontecendo, tipo um loop no boot, não entrando no Windows, e causando Reinícios Súbitos e Aleatórios. Aconteceu no passado também um travamento total com ruído de áudio estourado quando eu estava escutando YouTube.

Eu já tentei ver se as memórias estão ruins. Testei elas em Single Channel, pois umas 3 semanas atrás, quando testei ambas em Dual Channel, o PC reiniciou no meio do teste.

Testei ambos os pentes separadamente no MemTest86 (4/4 passes completos). O resultado para ambos foi 0 erros. A memória está 100% funcional.ImagemdoWhatsAppde2025-11-20(s)09_15.35_99725c39.thumb.jpg.0248e50ff53d545fc239a0ba468755d3.jpgImagemdoWhatsAppde2025-11-20(s)09_15.35_99725c39.thumb.jpg.0248e50ff53d545fc239a0ba468755d3.jpg

O PC só apresenta reinícios e travamentos quando uso ambos os pentes juntos (Dual Channel). Se tiro um, o PC roda normalmente. Eu já tentei de tudo: tirei o XMP e resetei a BIOS para as configurações normais.
https://files.catbox.moe/nsp4tn.mp4

Configuração do PC.

Placa-Mãe: Maxsun B450M

Processador: AMD Ryzen 5 4600G with Radeon Graphics

memória RAM: 16 GB (2×8 GB) Hiksemi Armor DDR4 (Rodando em 2400 MT/s — XMP desativado).

Fonte: Duex DX 500FSE++

Armazenamento: Adata SU650 480 GB (SSD)

Sistema Operacional: Windows 10 IoT Enter prise LTSC 21H2

Com a certeza de que a RAM está boa, só não sei por que o Dual Channel dá esse problema. Qual é a melhor maneira de resolver isso e tirar o computador desse loop?

Imagem do WhatsApp de 2025-11-20 à(s) 09.15.35_7f8edad1.jpg

Postado
9 minutos atrás, ArturGC disse:

@quartez Essa fonte é de baixa qualidade, convém testar com uma melhor

Foi uma má escolha quando fui fazer minha primeira compra no terabyte nunca tive um PC gamer então foi o que tinha quando fui escolhendo as peças. Vou trocar ela quando eu conseguir dinheiro disponível

3 minutos atrás, Cydro Anemo disse:

Você pode monitorar as tensões com um multimetro e olhando as tensões adequadas pelo diagrama da placa-mãe, caso não tem um multímetro, pode usar o hwinfo ou hwmonitor.

Posso tentar ver isso, outra coisa que esqueci de falar e que olhei aqui é que a BIOS ta desatualizada ela tá na 2.2g segundo o Site oficial da maxsun devo atualizar-lá?

• Batata Defumada alterou o título para PC dando bootloop e reiniciando aleatoriamente com dois pentes de RAM juntos
Postado

@quartez Poxa, se o problema acontece com as memórias, é capaz de alguma ter defeito relacionado a elas e não a fonte. Ignore meu comentário sobre a fonte, apesar de ela ser de qualidade duvidosa

Ah, o memtest não é 100% preciso, você testou cada Memória indivudalmente e em slots diferentes da placa-mãe? Se não, teste

-

Pode ser alguma outra coisa relacionada a placa-mãe ou ao processador

Postado

@ArturGC As memórias não reiniciam dentro da BIOS.

Mas quando eu saio da BIOS com as duas memórias em Dual Channel, o loop de boot inicia tudo de novo. Eu já testei as duas memórias RAM em Single Channel, em cada um dos slots, e o computador funciona normalmente. É só o Dual Channel que causa o problema.

Será que o problema está na BIOS e eu preciso atualizar? Minha versão atual é a 2.2 (10/08/2023), e já existe a versão 3.0g (30/10/2025) no site da Maxsun.

Postado

@quartez

49 minutos atrás, quartez disse:

@ArturGC Será que o problema está na BIOS e eu preciso atualizar? Minha versão atual é a 2.2 (10/08/2023), e já existe a versão 3.0g (30/10/2025) no site da Maxsun.

Atualize e veja.

É capaz de serem configurações relacionadas às tensões e frequências das memórias ou ao XMP/DOCP que causam isso, tente diminuir a frequência ou a tensão

• Solução
Postado

@ArturGC Fala mano!

Então, trago a solução definitiva e ela é inacreditável. Não precisei nem atualizar a BIOS ou mexer nas tensões

Após bater cabeça, descobri que o problema era FÍSICO / MONTAGEM

Ao abrir a tampa traseira do gabinete, percebi que o chicote de cabos da fonte (que são grossos) estava passando e ficando prensado e esmagado exatamente atrás da placa-mãe, bem na altura dos pinos de solda dos slots de memória RAM

Essa pressão mecânica estava empurrando a placa-mãe para frente (empenando levemente o PCB) ou causando contatos fantasmas nos pinos de solda expostos. Por isso o PC funcionava às vezes e reiniciava, falhando no Dual Channel por instabilidade física.

Refiz a organização dos cabos, tirei aquele bolo de trás do PCB/placa-mãe e o sistema voltou a estabilizar na hora.
O burrão aqui não pensou isso e quase deu *****, foi um milagre de isso não ter dado algum circuito.

Imagem do WhatsApp de 2025-11-22 à(s) 13.32.12_3717e36a.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-11-22 à(s) 13.32.12_fa92f434.jpg

Postado

pergunta porque você passou esses cabos nesse espaco minusculo entre placa-mãe/tampa?
esses cabos costumam ficar na frente mesmo organizados essa vão costuma ficar vazio...

so se mudou algo na montagem de pc rs

as vezes é bom fucar mesmo rs, uma vez o microondas ficava desarmando disjuntor de forma aleatoria, ia ate levar na assistência

ate que lembrei que meses atras eu tinha aberto para trocar uma lampada, quando abri um fio que ja estava solto, mas preso em uma guia estava totalmente solto e encostando na lataria do microondas causando

parabens, mas se possível mantenha a BIOS atualizada pelo ao menos é a recomendação de todo fabricante.

so tenha certeza que a BIOS que fez download é propria para a sua placa-mãe ou veja se fica disponivel pelo windows update mesmo.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...